QUAL O MAIOR DINOSSAURO QUE JÁ EXISTIU?
Deve ter sido o Seismosaurus, com 36,5 m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes.
OVOS DE DINOSSAURO
Esses ovos possuíam uma casca muito dura, que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao bebê dinossauro crescer em segurança.
CONFORME O TIPO DO DINOSSAURO A VIDA PODIA SER MAIS LONGA OU MAIS CURTA?
Os dinossauros maiores provavelmente, viveram mais que os dinossauros menores. Isso porque os pequenos cresciam mais depressa e viviam num ritmo mais rápido.
ESCAMAS
Sabemos, atravéz dos fósseis que a pele dos dinossauros era escamosa quase como a pele dos répteis modernos (abaixo) porém já se encontrou certa vez fósseis de hadrossauros bicos-de-pato com vestígios fossilizados de pele com características rugosas, semelhante a do elefante.
OS DINOS VIVERAM NO MAR?
Os dinossauros não viveram todo o tempo na água, com os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distâncias com os cavalos. Mas nenhuma espécie viveu exclusivamente na água. Por isso, animais como os plesiosaurus, não eram dinossauros.
QUAL O PERIODO DE VIDA DE UM DINOSSAURO?
É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a vida de um ser humano
DEDOS PERDIDOS
Nenhum fóssil em bom estado de rabo ou dedos de um Tyrannosaurus rex foi encontrado até hoje. Os dedos com os quais o T rex é normalmente mostrado são baseados nos do Albertosaurus, que era uma espécie bem semelhante.
QUANTAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS EXISTIRAM?
Até o momento conhece-se mil espécies. As únicas provas vêm dos fósseis e muitas espécies de dinossauros provavelmente não foram preservadas. Por essa razão, não se sabe precisamente quantas espécies existiram.
A ORIGEM DO NOME
A palavra "dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis pertenciam a um grupo especial de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "lagartos terríveis" |