1909
Sonora Louise Smart Dodd, inspirada no Dia das Mães e querendo homenagear seu pai - que havia criado 6 filhos sozinho após a morte da esposa - sugeriu que se comemorasse o dia dos pais em junho, mês de nascimento do seu pai.
1910
Primeiro Dia dos Pais, EUA, foi comemorado no dia 19 de junho de 1910 em Spokane, Washington.
Década de 1920
O Presidente Calvin Coolidge demonstrou apoio à idéia de tornar o Dia dos Pais um feriado oficial.
O presidente do Lions Clube de Chicago, Harry C. Meek, também fez diversas palestras por todo o país incentivando a criação de um dia para homenagear os pais. Em 1920 o Lions Clube da América deu a ele um relógio de ouro com a inscrição "Criador do Dia dos Pais".
1953
No Brasil, a data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
1966
Proclamação do Dia dos Pais como feriado, EUA
O Presidente Lyndon Johnson proclamou oficialmente o Dia dos Pais como uma data nacional a ser celebrada no terceiro domingo de junho.
1972
Lei do Dia dos Pais, EUA, o Richard Nixon passou uma lei proclamando o terceiro domingo de junho como uma data permanente para a comemoração do dia dos pais nos EUA
Datas no Mundo:
23 de fevereiro Rússia (não é propriamente o dia dos pais, mas o Dia do Defensor da Pátria)
19 de março (dia de S José) Portugal e Itália
3o Domingo de junho Reino Unido (Inglaterra), EUA, Argentina, Peru, Paraguai
junho 17 - Canadá; 21 - Grécia
2o domingo de agosto Brasil, África do Sul
2o domingo de setembro Austrália
|