JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Curiosidade : Diversas

Porque é que devemos pegar nos CDs pelas bordas, sem tocar no miolo?

Os CDs são bastante resistentes e mesmo alguns arranhões não alteram a qualidade de som. No entanto, certos cuidados ajudam mais a preservar a constituição física do seu equipamento de som do que o CD propriamente dito. Tocar na parte debaixo do CD, que é lida pelo aparelho, propicia o acúmulo de pó e gordura, o que pode prejudicar o leitor a laser e o motor do equipamento.



Porque é que o sabão limpa?

Para perceber como funciona o sabão (ou sabonete), é necessário olhar para uma molécula individual do sabão, composta por carbono, hidrogénio e oxigénio. Tem uma “cabeça” que atrai a água e uma cauda de hidrocarbono que é hidrofóbica (tem “medo” da água) mas adora a gordura e os óleos.



A cabeça da molécula de sabão é atraída pela água, enquando que a cauda é atraída pela gordura do corpo.



Quando entramos no banho, a água não penetra bem na pele. Isto acontece porque a tensão de superfície da água não permite que ela se entranhe na pele.

Quando usamos o sabão, a ponta hidrofóbica da molécula do sabão tenta fugir o mais que pode da água, enquando que a outra ponta é atraída pela água. O resultado é uma película que quebra a tensão de superfície da água, permitindo que ela se entranhe na pele.



Agora que a água e o sabão conseguem chegar à pele, as moléculas entram na fase 2 do processo de limpeza. Os poros da pele segregam óleos que criam uma barreira que nos protegem do meio exterior. Esta camada de gordura agarra o pó, sujidade, e outras matérias que nos fazem sentir “sujos". Quando a cauda da molécula de sabão (que adora a gordura e os óleos) entra em contacto com a pele, ela agarra-se à camada oleosa que contém as impurezas. Quando passamos água por cima, a cabeça da molécula agarra-se à água e puxa literalmente a sujidade da pele, deixando-nos limpos.



Por isso, não se pde dizer que é a água que limpa a gordura, as sim as moléculas de sabão, já que estas estão entre a pele e a água.



Porque é que os aviões a jacto deixam marcas no céu?

Porque é que os aviões a jacto deixam marcas no céu?

Por causa do rápido arrefecimento dos gases provenientes da combustão dos motores. O vapor de água desses gases transforma-se rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.



Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?

Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?

Oskar Barnark criou a câmara Leica, que tinha capacidade máxima de 36 fotografias e a Kodak adoptou o padrão dessa câmara para o comprimento do rolo. A empresa lançou ainda o rolo de 18 fotos. Aumentou para 20 e depois para 24 fotografias. Este aumento foi feito devido à preferência do consumidor, assim como o lançamento do rolo com 12 fotos. Apesar de mais caro, este número acabava com a inconveniência de ter que tirar mais fotos que o necessário só para acabar como filme.



Porque é que os pneus são pretos?

Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.



Porque é que os sapatos não vêm com os atacadores colocados quando os experimentamos nas lojas?

Porque é que os sapatos não vêm com os atacadores colocados quando os experimentamos nas lojas?

Por vários motivos. Primeiro, dá trabalho encaixar os atacadores e isso tem que ser feito manualmente, aumentando o custo da produção. Os clientes também têm preferências na forma de colocar o cordão e dessa forma eles podem deixar como quiserem. A ausência dos atacadores facilita a colocação do calçado e qualquer dificuldade pode indicar que a numeração não é a correcta. E por último, uma explicação psicológica: sem atacadores, o sapato é considerado “novinho em folha", e isso estimula a compra.



Qual é a diferença entre a milha náutica e a milha terrestre?

O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros. Já a milha náutica é o tamanho da linha do Equador -40 mil quilómetros - dividida por 360º - a superfície da Terra - e depois por 60 - já que cada grau corresponde a 60 segundos. O resultado arredondado é 1.852 metros.



Porque é que existe a Coreia do Norte e a Coreia do Sul?

No século I da Era Cristã, a península Coreana era dividida em três reinos. O reino de Silla unifica a região em 668. Em 935 é fundada a dinastia Koryo, que dá origem ao nome ocidental do país, Coreia. Nos séculos seguintes, o território é disputado por chineses, mongóis, japoneses e russos. Em 1910, o Japão anexa o território após uma guerra prolongada em que derrota os chineses e os russos. Durante a II Guerra Mundial, milhares de coreanos são levados para trabalhos forçados no Japão e em países sob ocupação japonesa. A resistência dentro da Coreia é esmagada, mas os grupos antijaponeses actuam no exílio, com destaque para o Partido Comunista Coreano (PCC), apoiado pela URSS. Com a rendição Japonesa em 1945, a península Coreana é dividida em duas zonas de ocupação - uma norte-americana, no sul, e outra soviética, no norte -, correspondendo ao antagonismo da Guerra Fria. Os dirigentes do PCC assumem posições de comando na zona soviética. As negociações para unificação das Coreias fracassaram, e, em 1948, são criados dois Estados distintos: Coreia do Norte e Coreia do Sul.



De onde vem o som de um trovão?

Os cientistas acreditam que a causa para os trovões é a rápida expansão do ar que se aquece devido ao relâmpago.

A enorme energia do raio aquece um estreito canal de ar a temperaturas superiores a 50.000ºC. Isto acontece tão rapidamente - em alguns milésimos de segundo - que o canal de ar quente não tem tempo de se expandir enquanto aquece. Isto produz uma grande pressão dentro do canal, que pode ultrapassar as 100 atmosferas. A elevada pressão gera uma perturbação sonora que é percebida como o som de um trovão.



Porque é que o mar é salgado?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas dos esgotos despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação , que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.



Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?

O relâmpago é a luminosidade produzida quando a electricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilómetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.



Porque é que um livro de mapas é chamado de Atlas?

O termo vem do nome de uma personagem da mitologia grega. Como punição por lutar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre nos ombros. Esta cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como Atlas.



Porque é que um objecto que cai na água forma ondas em círculos?

Porque, ao cair, o objecto transmite à água parte da energia do seu movimento. Esse ponto retransmite a energia recebida para pontos vizinho por meio de vibrações, que geram as ondulações que vemos. E a energia provocada pelo choque vai espalhando-se em circunferências cada vez maiores.



Porque é que apenas a superfície dos rios e dos lagos congela?

A superfície dos rios e lagos congela pelo contacto com o ar frio da superfície. Quando a temperatura atinge valores inferiores a 4°C, a água dilata, tornando-se menos densa à medida que se solidifica. Isso faz com que a parte mais fria permaneça acima da mais quente, congelando apenas o topo. Como a densidade da água é máxima a 4°C, é nessa temperatura que ela se mantém nas profundidades.



Como é que funciona o eco?

Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflecte-se, voltando para o local de onde veio. Desta forma nasce o eco. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até ao obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.



Como é que o vento se movimenta?

Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes expande-se e eleva-se. Quando isso acontece, o ar dos locais mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.



Como é que se forma a geada?

Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor de água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.



Como é que se forma a neve?

A neve é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isto é comum em grandes altitudes, mas nem toda a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e eles derretem. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.



Como é que se forma uma onda no mar?

A onda é o resultado da acção do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha recta, elas, na verdade, deslocam-se em sucessivos movimentos circulares.



Como é que se forma o arco-íris?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo - formando uma imagem conhecida pelos cientistas como espectro. O espectro é uma faixa de sete listas principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas da chuva, que funcionam como um prisma de cristal.


Colaborador: Claudio Lyzias