JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Curiosidade : Rã - australiana

A admiravel Rã-australiana, talvez já esteja extinta.A ultima Rheobatrachus Silus, do sul, foi vista em 1981, e a ultima R.Vitellinus,do Norte, em 1985. Estranhamente, a espécie do norte era encontrada com certa facilidade até Março de 1985, mas três meses mais tarde desapareceu e desde então não foi mais vista. A extinção desta rã representa uma perda terrível-não apenas de duas espécies extraordinarias, mas também porque são os únicos animais conhecidos no mundo capazes de incubar seus ovos e criar seus filhotes no interior do estômago materno.

A fêmea literalmente engole os seus ovos fertilizados, que se trasformam em girinos e depois em pequenas rãs dentro de seu estômago. As secreçôes digestivas deixam de ser produzidas e ela não come durante as 6-7 semanas do período de gestação até dar a luz pela boca, quando uma duas rãs inteiramente formadas são expelidas para o mundo exterior.

Em ambas as espécies, o tamanho da ninhada oscilava entre 20 e 25 filhotes, e a duração do parto era de aproximadamente um dia e meio. Depois de quatro dias, o trato digestivo voltava ao normal ea fêmea voltava a se alimentar.A verdadeira causa da extinção dessas rãs ainda não foi esclarecida, mas acredita-se que o desmatamento tenha sido um dos fatores determinantes.

Colaborador: Daniel Santos