JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Curiosidade: O ser humano

Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?



Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto".











Temperatura regula as refeições



Um adulto comum necessita em média 2.000 calorias diárias para suprir suas necessidades energéticas, porém essa regra não funciona no mundo todo. Pessoas que vivem em países temperados utilizam cerca de 3.500 calorias diárias. Já na Antártida, onde se vive com temperaturas extremamente baixas, as pessoas precisam de cerca de 5.000 calorias ao dia.











Ser humano enfrenta dificuldade em imaginar outros mundos e espécies



A grande dificuldade na busca para descobrir se não estamos sós no Universo é identificar espécies de vida diferentes das que temos na Terra. Como os peixes das profundidades dos oceanos, onde nem a luz penetra. Desprovidos de olhos, para eles seria inimaginável um mundo de luzes e de cores, como o nosso.











Falta de audição é o principal fator para mudez humana



Afora casos raros, provocados por distúrbios cerebrais, não existe mudez autêntica no ser humano. Os indivíduos que conhecemos como surdo-mudos, na verdade são apenas surdos de nascença. Como não podem ouvir o som das palavras, não aprendem a falar a não ser por métodos especiais. Quando a ciência encontrar maneira de fazer essas pessoas ouvirem, terá encontrado também a solução para o problema da chamada surdo-mudez.











Sensação de fome tem origem no esôfago



A sensação de fome provém de fibras nervosas situadas na porção superior do esôfago e não do estômago, como geralmente se supõe. Quando a região é anestesiada, a fome desaparece por completo. É a razão porque quem cheirar cocaína ou fuma "crack" não se sente fome e emagrecem muito rapidamente.



Média de sobrevivência do homem em boas condições de vida é de 70 anos



Apesar de afirmar que Matusalém viveu 969 anos, a Bíblia, mais adiante, bota o ponto nos "is". Diz que 70 é a idade do homem. Efetivamente, esta é a média de sobrevivência, com pequena variação para mais, em países com baixo índice de mortalidade infantil e elevado padrão de vida. Há exceções, mas pessoas centenárias são raras. Na faixa dos 110 anos de idade, a proporção é de uma para 2 bilhões e meio.











Tuberculose matou cerca de 7 pessoas por minuto na última década



A tuberculose, depois de praticamente controlada na década dos 40, volta a preocupar os médicos. A doença matou nos últimos 10 anos, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, ou seja, média de 7 pessoas por minuto.











Digestão torna-se mais difícil a partir dos 50 anos de idade



A partir dos 50 anos de idade, a alimentação do ser humano deve ser mais leve porque o estômago diminui a produção de suco gástrico e a digestão torna-se mais difícil. Daí a sensação de peso que os idosos sentem em seu estômago e também a freqüência com que sofrem de indigestões.











Falta de ferro no organismo pode causar distúrbios de comportamento e coordenação motora



Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos descobriram que distúrbios de comportamento e a falta de coordenação motora podem ser provocados pela deficiência de ferro no organismo. Pesquisam agora variedades de trigo mais ricas em ferro, para corrigir o problema com o pão de cada dia.











Por que sentimos cócegas?



Sentir cócegas é uma reação de pânico que o homem adquiriu para defender-se, respondendo rapidamente ao perigo. Por isso, gera sempre uma risada nervosa e desconfortável. Quando uma aranha tentava escalar as pernas de um de nossos antepassados, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho sem precisar entender exatamente o que acontecia. De certa forma, podemos dizer então que as aranhas, escorpiões e insetos em geral são os responsáveis pelos ataques de histeria que alguns de nós sentem hoje ao ser cutucados pelos outros.

» Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?





Misteriosa capacidade mental de deficientes



A ciência não consegue explicar porque alguns deficientes possuem extraordinária capacidade para realizar cálculos mentais ou memorizar sons. Na Alemanha, havia um excepcional, absolutamente incapaz de entender qualquer coisa, que gastou exatos 54 segundos para multiplicar 79 milhões 532 mil 853 por 93 milhões 757 mil 479. Outro deficiente, Tom Fuller, que vivia nos Estados Unidos, levou dois minutos para responder que havia 47 milhões e 304 mil segundos em um ano e meio.











Férias fazem bem à saúde



Se você é do tipo workaholic e não pára nunca, aqui vai um bom motivo para você não mais deixar as férias de lado. Períodos de descanso de tempos em tempos não são apenas agradáveis, como também fazem um grande bem à saúde. Estudos da Universidade de Nova Iorque feitos com 12 mil homens com tendências a problemas cardíacos durante nove anos mostraram que aqueles que tiram suas férias regularmente possuem menos risco de morte. Além disso, as férias contam como importante fator na redução do estresse, causa bem conhecida de diversas outras doenças. Suspeita-se que o principal motivo pelo qual as férias possuem esses efeitos milagrosos é o fato de disporem às pessoas mais tempo para exercícios e interação com família e amigos.











O americano Tom Blind era capaz de repetir sem erros qualquer trecho musical ou escrito que lhe fosse pronunciado



Há coisas assombrosas na deficiência mental. O americano Tom Blind jamais conseguiu aprender a falar, mas era capaz de repetir imediatamente qualquer som que ouvisse. Blind era capaz de reproduzir, sem faltar uma sílaba, extensos trechos que lhe fossem lidos, em qualquer idioma, vivo ou morto. Ou então, tocar no piano qualquer melodia, por mais difícil que fosse, sem trocar uma nota sequer.











Como assim "foi bom"?



Pesquisadores descobriram que, em determinadas circunstâncias, sexo pode causar um tipo de amnésia temporária. Eles descrevem dois casos de homens que perderam a memória após terem relações com as esposas. Imagina-se que a explicação para isso é que durante o sexo, o sistema nervoso simpático é ativado, criando alta pressão nos vasos sangüíneos e diminuindo a circulação no sistema nervoso central. Conseqüentemente isso provocaria o lapso de memória.





Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?



Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso. Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indica que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impedindo a reação.

» Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?











Sangue representa um décimo do peso do corpo humano



A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros a décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue correndo em suas artérias e veias.











Nariz e orelhas nunca param de crescer



O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.











Olhos que pensam



Boa parte da imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, apenas captando imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demandaria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel andando a 40 quilômetros por hora seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.











Daltonismo predomina entre os homens



O daltonismo é um distúrbio de visão que impede seu portador de distinguir determinadas cores. A denominação derivou do nome de John Dalton (1766 - 1844), um químico inglês portador e estudioso desse mal. A doença está ligada ao cromossomo sexual humano e, portanto, desenvolve-se muito mais seguidamente nos homens. Estima-se que haja no mundo 75 homens daltônicos para cada mulher, o que fez com que se acreditasse durante muito tempo que as mulheres eram imunes a ele.














Colaborador: Fonte: http://www.terra.com.br/curiosidades