JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Diverso : Dicas para acampamento

1ª DICA



Nós costumamos montar uma programação que envolva a parte espiritual e também a parte social e esportiva.



Normalmente escolhemos um tema para o acampamento e convidamos pessoas para realizarem as palestras. Temos uma equipe que cuida da parte esportiva (jogos diversificados); durante todo o acampamento temos o correio da amizade onde os acampantes trocam cartinhas entre si. Seria interessante criar um concurso com premiação para quem escrever mais cartinhas e também para quem receber mais cartinhas. Determine o prazo limite para entrega das cartas. (Ex. até o penúltimo dia de acampamento) O último dia é para você entregar as cartas restantes e fazer a premiação.



Divida as responsabilidades com os demais.

Também costumamos pedir para os rapazes realizem uma programação social à noite bem como as moças (ex.: domingo o programa da noite é com os rapazes, segunda com as moças e terça moças e rapazes realizam o programa juntos. Para isso escolha uma pessoa para liderar os rapazes e outra para liderar as moças) Enfim, use a criatividade.



2ª DICA

Acampamento de Verão



PARA COMEÇAR BEM

Muita gente confunde acampamento com retiro ou vice-versa. A diferença está principalmente, no fato de que, enquanto o retiro tem uma programação essencialmente devocional, o acampamento tem uma programação diversificada, incluindo partes devocionais, estudos e recreação.

Acampamento é uma atividade especial com duração de vários dias realizada num local fora da cidade, cuja programação é planejada dentro de um objetivo, tendo em vista os interesses do grupo.



O acampamento não é Seminário Espiritual prolongado, mini olimpíada ou réplica de programas humorísticos da TV. Tampouco deve adotar a filosofia de Hotel Fazenda, onde cada um faz o que quer na hora que bem entende.

Um dos principais objetivos dos acampamentos cristãos é levar o jovem a decisões e busca de crescimento em Cristo. Uma boa programação leva o jovem a encontrar orientação para a sua vida diária. O clima de aventura, emoção, competição e reflexão facilita o reconhecimento de Cristo em todas as áreas da vida.



COMECE JA

Se você pretende realizar o acampamento no período do carnaval, não perca tempo, comece já a observar estes itens:



DATA: Verifique com o Pastor e demais líderes da igreja a data, cuidando para que não haja nenhuma programação

paralela.



LOCAL: A escolha de boas instalações físicas é fundamental.



DISTÂNCIA: Um local muito distante pode aumentar muito no custo final. Podemos afirmar que o gasto com transporte do acampamento até o local, não deve exceder o preço de uma diária, pois do contrário poderá desestimular a participação.



DEPENDÊNCIAS:Não comece a organização sem primeiro conhecer as dependências. Se as inscrições foremsuperiores a capacidade do acampamento, isso acarretará insatisfações entre os participantes.As dependências devem ser avaliadas por setores: capela para reuniões, número de cadeiras, plataforma, sistema de som, instalações elétricas, sanitários, etc..



ALIMENTAÇÃO: Ponto vital para o sucesso ou fracasso, se o preletor não atinge as expectativas o pessoal perdoa, se as dependências esportivas forem precárias, também. Mas se na hora das refeições depararem-se com um café da manhã fraco, almoço e jantar mal feitos, de aparência estranha, servidas fora do horário...

Prepare-se para correr. Prepare-se no mínimo para agradar a maioria.



ESPORTE E RECREAÇÃO: A área que você está escolhendo, o que tem a oferecer?campo, gramado? Rio adequado para banho? Piscina? Que tipo de material esportivo o acampamento vai oferecer e quem é o responsável? Tudo isso é fundamental para o sucesso.



AVALIE AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: Observe o número de chuveiros e suas condições de uso. Banheiros, água potável suficiente, a rede elétrica, se funciona e a contento.



É isso aí! Comece cedo, comece bem!



II - AS POSIÇÕES DE CADA UM NESTE JOGO

Numa atividade como esta, a equipe é fundamental, afinal de contas, o tempo de ser super líder já passou, o último pendurou as chuteiras por estafa.

Capacidade e responsabilidade são requisitos fundamentais na escolha dos elementos que vão compor a equipe. Disponibilidade para atuar nas diversas áreas antes, durante e depois, no preparo e execução de cada detalhe. A equipe precisa ter em mente três propósitos:



Trabalho: Servir é a principal função, a equipe deve trabalhar por amor e não por conveniência ou para quebrar o galho.



Envolver-se: desenvolver amizades com os acampantes que resultem em oportunidades de compartilhar os alvos de Deus para a vida do jovem.



Participar: Desfrutar do programa somente quando isto não interferir no trabalho da equipe.

Evitar ter jovens com menos de 17 anos, pois os adolescentes tem humor e comprometimentos instáveis. Não ter na equipe pessoas que tenham dado problemas na igreja.



CADA UM NO SEU LUGAR

Coordenador Geral

É responsável em selecionar a equipe, coordenar reuniões, discutir o programa, delegar funções e promover união.



Orador Convidado

Ministra os devocionais, fica a disposição para orientação e aconselhamento.

Na escolha deve-se considerar as características de sua personalidade, estilo de pregação e a área de formação, levando-se em conta as necessidades do grupo.

O convite deve incluir o que o grupo espera dele, o tempo que estará disponível, o tipo de instalações. Deixar claro que ele faz parte da equipe. Solicitar-lhe o roteiro das palestras e dos estudos devocionais com antecedência para providenciar cópias. Não convide desconhecidos e sem alguma referência.



Coordenador de Programas

Este deve descobrir as necessidades dos participantes e planificar o programa de maneira a satisfazê-los.

Provê capacitação e treinamento para a equipe. Coordena toda a programação.

Promove reuniões de treinamento e esclarecimento com a participação do orador e coordenadores do grupo.



Coordenador de Música

Seleciona os cânticos, ensaia com o instrumental, ensina novos cânticos, viabiliza participações dos componentes, providencia letras e partituras das músicas.

Auxilia a coordenação de sociabilidade.



Coordenador Social

Criatividade e ousadia são fundamentais nesta área. Coordena brincadeiras, reuniões e dinâmicas que possibilitem recreação e integração dos participantes.

Descobre e aproveita talentos do grupo, auxilia o coordenador de esportes.



Coordenador de Esportes

Responsável pela parte recreativa e competitiva através de uma equipe de colaboradores especialistas em esportes, passeios, jogos aquáticos, atletismo, incluindo salva-vidas. Promove a prática de novos esportes.



Coordenador Administrativo Financeiro

Promove a divulgação, faz o controle das inscrições por sexo, de acordo com as instalações. Efetua o recebimento das taxas de inscrição. Administra a verba

com os outros coordenadores.

Elabora o Boletim ou Jornal do Acampamento.



Coordenador de Limpeza

Cuida da manutenção e orienta as formas de preservar as instalações.



Coordenador de Grupos

Dirige os devocionais nos quartos ou barracas. Auxilia durante os estudos e dinâmicas de grupo.

Está sempre alerta para captar as oportunidades de orientação social e espiritual.



Coordenador de Saúde

Elabora a lista de medicamentos básicos, tenta conseguir doações, dá assistência durante o acampamento. De preferência, que seja um médico ou enfermeiro no exercício da profissão.

Abaixo segue uma lista da equipe de coordenação básica para que seu acampamento seja uma bênção:



Coordenação Geral;

Orador Convidado;

Coordenador de Programação;

Coordenador de Música;

Coordenador Social;

Coordenador de Esportes;

Coordenador Administrativo Financeiro;

Coordenador de Limpeza;

Coordenador de Grupos;

Coordenador de Saúde

Conselheiros;

Horários e Anúncios;

Som;

Cantina;

Escola Sabatina;

Reportagem;

Cozinha;

Departamento Infantil ;

Ordem e Segurança;

Festa da Amizade – Moças;

Festa da Amizade – Rapazes;

Decoração;

Promoção;

Secretaria.



3ª DICA

Olá. A responsabilidade está assustando?

Não se desespere! Aí vão algumas dicas:

1) organização e planejamento são essenciais. Pense no que os jovens gostariam em cada área: esportiva, recreacional, devocional, espiritual, etc. Pense bem nisso, agende com quem achar que é preciso, providencie todo o material que achar necessário, divida as responsabilidades(se achar que é preciso institua líderes para cada atividade e/ou área...

2) após isso tudo é bom que os acampantes tenham tudo isso a mão. Providencie coletâneas com os horários, atividades, nomes dos responsáveis em cada área, cânticos e tudo mais que for preciso para informar os acampantes.

3) ore muito, pois uma atividade como um retiro de verão não pode ser feito sem a benção de nosso Deus.



4ª DICA

Noite Romântica



É sempre feito na última noite, especialmente para os casais, noivos, namorados e alguém que começou a namorar no acampamento. Foi apresentada a música "meu coração não sei porque bate feliz quando te vê...), outra música pode ser: "O amor é uma fogueira é fogo que ateia a candeia do coração", e outras músicas mais que vocês conheçam e que fale do amor.



Algum jogral, poesia, etc. É sempre bom que tenha uma mensagem espiritual.

Também pode ser feita entrevista com os casais. Outra coisa bastante interessante, e é surpresa para todos, é o seguinte: combinar antes com uma pessoa que queira fazer uma declaração de amor ao marido, noivo ou namorado;

fazer com que ela/ele entre numa caixa grande e embalar com papel de presente ou somente com laço (que no improviso pode ser um lençol), isto enquanto está acontecendo o programa para que não desconfiem, e entram com este "presente" nas mãos até lá na frente, todos vão ficar curiosos.

Num determinado momento o apresentador do programa vai estar falando com a "cara metade" de quem está dentro da caixa e vai pedir para ele(a) abrir o presente/pacote dai a surpresa... a pessoa que está dentro da "embalagem" deve falar alguma coisa.



Um grupo de mulheres casadas ensaiaram uma música para os maridos, na noite seguinte aqueles maridos cantaram uma música para elas, sem que elas soubessem.

Foi bem legal ver o carinho deles.



Em outro acampamento o namorado entrou montado num cavalo chácara) e fez a declaração de amor, todo mundo aplaudiu. Outra pessoa gravou numa fita a declaração de amor para o marido e durante o programa a fita k7 foi colocada enquanto uma luz era direcionada para o local onde ela estava: Em cima de um muro muito alto. Também pode ser filmado a pessoa e apresentado num telão aquela declaração. Essas idéias surgiram no próprio acampamento. É muito legal

ver a criatividade dos enamorados...


Colaborador: Alexandre Rangel