Gostaria de ter uma em sua Igreja?
Aqui estão as Informações!
Gostaria de trazer nova vida e entusiasmo à sua experiência de fazer o culto com as crianças? Se é assim, a Igreja das Crianças pode ser a resposta certa. Isto o ajudará a crescer espiritualmente e a treinar os pequeninos para que participem ativamente nas diferentes lideranças como: música, oratória, atividade missionária e outras.
Uma Necessidade
Na primavera de 1990, os pais da igreja de Medford, Oregon, sentiram a necessidade de prover um serviço de culto para seus filhos. Depois de vários debates, apresentaram algumas metas. Queriam que cada igreja ajudasse a cada criança a crescer espiritualmente, vendo a Deus como um Amigo perceptível em seu nível de entendimento. Isto poderia ocorrer através de lições objetivas e a participação ativa nos cultos. Foi decidido que poderia ser apresentado o programa uma vez por mês com a participação das crianças de 5 a 8 anos.
Depois de um período de seis meses de prova, nossa Igreja das Crianças teve tanto êxito que decidimos continuar. Deus não somente abençoou nossa igreja, como a transformou em um campo missionário para os pais que encontraram um motivo para ir à igreja, além do desejo de compartilhar seus talentos. As
crianças sempre estavam ansiosas para assistir à programação e perguntavam se podiam ajudar na reunião seguinte. Realmente, a assistência à igreja nas semanas que se realizavam nossa Igreja das Crianças, foi bem maior. O pastor amou a idéia!
Algumas Preocupações
Uns poucos pais tiveram observações quanto à divisão da família durante o serviço do culto. Eles foram convidados a unir-se conosco e ver a razão do entusiasmo das crianças. Não tardaram compreender que seus filhos estavam em um serviço de culto com grande significado para eles. As crianças oravam em grupo, oravam umas pelas outras e por seus familiares. Também estavam dispostas a compartilhar seus talentos musicais. Estavam aprendendo a ser filhos de Deus de uma forma alegre e a ver o plano que o Senhor tem para suas vidas. Uma vez que os pais entenderam que a Igreja das Crianças seguia o modelo básico do culto dos adultos, porém em um nível apropriado para suas idades, estávamos livres para continuar com nosso programa.
Como Iniciar
Para aqueles que estão pensando em começar uma Igreja das Crianças, tenham em mente que se faz necessário contar com um planejamento, não importa quão simples você deseja fazê-lo. Aqui há alguns aspectos que devem ser considerados para se começar:
1. Ore para que Deus abençoe seu programa e alcance o coração das pessoas que ajudarão.
2. Escolha uma equipe que seja entusiasta no trabalho com as crianças.
3. Decida o que você gostaria de que a Igreja das Crianças represente para seus filhos.
4. Determine sua meta e como será cumprida.
5. Decida quão freqüente a Igreja das Crianças se reunirá, quando e onde o farão.
6. Determine um lugar para guardar seus materiais, vestuários e outros.
7. Escolha as datas que o programa deve ser avaliado para futuras recomendações.
8. Tenha um orçamento para seu programa.
Quando você fizer isto, procure apresentar o programa a seu pastor e à comissão da igreja. Mantenha-os informados sobre os programas, para que eles possam oferecer-lhe apoio.
Currículo
Cada mês, o líder deve preparar um roteiro dos programas a serem apresentados. Os temas podem ser apresentados pelos adultos, porém, uma ou duas vezes ao mês, podem ser dramatizados pelas crianças, pela necessidade de estarem mais envolvidas. Os menores podem perfeitamente participar com os maiores, já que eles são treinados como líderes, atores e modelos nas representações. As Histórias Bíblicas do ciclo de três anos do Manual do Professor do jogo da Bíblia em feltro, um currículo excelente com 156 lições, começando com "A Terra foi feita Maravilhosa" (Gênesis) até "Um Novo Mundo Maravilhoso" (Apocalipse).
No final deste capítulo, há uma relação detalhada de temas com os textos bíblicos.
Programa
Música - É sempre bonito começar um programa com música, obtendo a atenção e participação das crianças. Elas amam unir-se aos líderes do canto e aos que tocam instrumentos musicais. Isto lhes dá um verdadeiro sentido de que estão realmente no serviço de culto com seu tipo de música. A música conduz as
crianças a Deus e à adoração.
Boas-vindas - Após calorosa recepção de boas-vindas às crianças, apresente neste período, os anúncios e repasse as normas da Igreja das Crianças que são as seguintes:
1. Conservar as mãos e os pés em reverência.
2. Falar apenas quando seu nome é mencionado.
3. Não ir à frente sem ser convidado.
Música ou Experiência Especial - Deixe que as crianças compartilhem seus talentos musicais ou apresente uma experiência especial que tenha ocorrido em sua vida. Também pode cantar um hino com todos.
Oração - A oração de abertura dá às crianças a oportunidade de fazerem uma oração a Deus diante de seus amigos e companheiros. Os pequenos grupos de oração deverão ser dirigidos por um adulto ou um membro juvenil, que ajudará as crianças a louvar, a agradecer e a fazer seus pedidos de oração.
Jogos Bíblicos - Isto provê um caminho para envolver a todos os pequeninos em pouco tempo. As crianças novas também poderão participar, gastando assim, seu excesso de energias, de tal maneira que poderão sentar-se tranqüilamente e ouvir o sermão. A participação estará baseada nas respostas corretas às
perguntas das lições anteriores.
Tempo do Sermão - Deve começar com a lição de introdução, a qual estabelece o passo e convida as crianças a concentrarem-se na mensagem. Uma lição objetiva ou um simples pensamento ou perguntas conduzirão as crianças à verdade principal da lição, e em seguida, o verso áureo.
Lição Bíblica - Deve ser apresentada de diversas formas e com criatividade. Diálogos ou dramas são as formas mais populares que as crianças apreciam. Isto provê a elas o desejo de atuar e participar; para aqueles que não gostam de falar, podem fazer parte como integrante do povo ou parte de grupos apenas
representativos. As crianças maiores devem tomar as partes de memorização, atuação e como pessoal de reforço.
Lição Objetiva - Seguida da lição bíblica, a lição objetiva traz à mente o ponto principal do ensino. Deixe os líderes mais criativos atuarem livremente nesta parte que aviva realmente o programa. Apenas assegure-se de que o ensino coincida com a crença religiosa. A lição objetiva geralmente requer de várias crianças, o que, na realidade, vai ser apresentado.
Opcional
A vida da história está na aplicação prática de hoje, que, muitas vezes, pode ser apresentada com a lição objetiva, em vez de finalizar a lição bíblica. Também, não recomendamos apresentar vídeos ou outro material que possam servir melhor para outros momentos do sábado do que para o Culto Divino. Oração
O pastor ou pregador, sempre deve fazer um apelo antes de encerrar com a oração.
Resumo
É muito importante que você critique e avalie seu programa, buscando recursos que o ajudarão a melhorá-lo.
A Igreja das Crianças é uma bênção para as crianças e para os adultos. Envolva o programa com oração e deixe que Deus trabalhe maravilhosamente através de você e de sua equipe.
------------------------
Carolyn Kier Houghton é diretora da Igreja das Crianças na Igreja de Medford,
Oregon, USA.
Ela também tem trabalhado com as diferentes divisões de crianças de sua igreja.
RELAÇÃO DOS TEMAS BÍBLICOS
PARA SEREM APRESENTADOS NO CULTO DAS CRIANÇAS
1. A Terra Foi Feita Maravilhosa Gênesis 1:1-19; João 1:1-3; Salmos 33:9
2. Novos Amigos para Jesus Gênesis 1:20-31; 2:6-25
3. O Dia Preferido de Deus Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Isaias 66:22,23; 58:13,14
4. A Primeira Promessa Gênesis 2:8-17; Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:14-17
5. As Primeiras Crianças Gênesis 4:1-16
6. A Primeira Chuva no Mundo Gênesis 6 e 7
7. O Primeiro Arco-íris Gênesis 8 e 9:1-17
8. Construindo Para as Nuvens Gênesis 11:1-9
9. Fazendo Eleições Corretas Gênesis 11:27-32; 12 e 13
10. Mostrando Amor ao Dar Gênesis 14; Levíticos 27:30-32; Malaquias 3:8-11
11. Visitantes do Céu Gênesis 17:1-8; 18
12. Um Dia Triste para Deus Gênesis 19:1-30
13. Abraão Obedece a Deus Gênesis 21:1-8; 22:1-18
14. A Noiva Rebeca Gênesis 24
15. Os Gêmeos Diferentes Gênesis 25:19-34; 27:1-40
16. Jacó Sonha com uma Escada Gênesis 27:41-45; 28
17. A Criança que Amou a Deus Gênesis 37
18. Três Anos na Prisão Gênesis 39; 40; 41:1-36
19. Os Irmãos de José Visitam o Egito Gênesis 41:37-57; 42; 43; 44:1-14
20. José Perdoa Seus Irmãos Gênesis 44:15-34; 45; 46:1-7, 26-34; 47:1-12
21. Um Bebê Escondido Êxodo 1:6-14, 22; 2:1-10
22. A Sarça que não Queimava Êxodo 2:11-25; 3
23. Moisés Aprende a Depender de Deus Êxodo 4:1-23, 27-31; 5; 6:1-13; 7:1-13
24. Como Deus Ajudou o Seu Povo Êxodo 7:14-25; 8-11
25. Um Caminho Através do Mar Êxodo 12:21-51; 13:17-22; 14
26. Alimento Cai do Céu Êxodo 16
27. Água Corre de Uma Rocha Êxodo 17
28. Os Dez Mandamentos de Deus Êxodo 19 e 20
29. Adorando um Bezerro de Ouro Êxodo 24: 12-18 e 32
30. Construindo a Casa de Deus Êxodo 25:1-9; 35:20-25; 36:3-7; 39:32-43; 40:17-38
31. Adorando no Santuário de Deus Êxodo 25-28; Levíticos 4:1-3; Hebreus 9:1-14
32. Nadabe e Abiú Desobedecem Levíticos 10:1-11; Josué 24:24; Provérbios 20:1
33. Medo de Gigantes Números 13:1-3, 17-33; 14:1-33
34. Problemas no Acampamento Números 16 e 17
35. Moisés Comete um Erro Números 20:1-13; 21:4-9; João 3:14
36. O Homem que Amava o Dinheiro Números 22-24
37. Um Caminho Através do Rio Deuteronômio 34; Josué 1:1-9; 3; 4.
38. Um Desfile para Deus Josué 5:1, 10-15; 6.
39. O Homem que Procurou Esconder-se de Deus Josué 7; 8:1-29
40. Guardando Uma Promessa Josué 9
41. O Dia que o Sol Parou Josué 10:1-14
42. Jesus Ajuda Gideão Juizes 6
43. Gideão e os Soldados Valentes Juizes 7
44. O Homem Mais Forte do Mundo Juizes 13 e 16
45. Rute Escolhe Amar a Deus Rute 1-4
46. Um Bebê Dedicado a Deus 1 Samuel 1; 2:18-21, 26
47. Jesus Fala a uma Criança 1 Samuel 3
48. Deus Cuida da Arca 1 Samuel 4 e 6
49. Parecendo com os Outros 1 Samuel 8-10
50. Um Pequeno Pastor Torna-se Rei 1 Samuel 13:5-14; 15; 16.
51. A Batalha com um Gigante 1 Samuel 17
52. Dois Bons Amigos 1 Samuel 18:1-16; 19; 20
53. Saul Vê um Anjo Mau 1 Samuel 28
54. Uma Coroa para Davi 2 Samuel 2:1-4; 6:1-15
55. Um Rei Cuida de um Amigo 1 Samuel 20:14, 15; 2 Samuel 4:4; 9:1-13
56. Um Filho Desobediente 2 Samuel 15, 18; 1Crônicas 29:26-28
57. O Rei mais Rico 1 Reis 1:32-39; 3:5-28; 4:32, 33; 1Crônicas 29:20-25
58. O Templo mais Bonito 1Crônicas 17:1-5; 22; 28:11-21; 29:1-9; 2 Crôn. 2:1-10; 5
59. Pássaros Alimentam Um Homem Faminto 1Reis 17:1-16
60. Milagre na Montanha 1 Reis 18
61. Eliseu Responde Quando Deus Chama 1 Reis 19:16, 19-21; 2 Reis 2.
62. Amabilidade Compensada 2 Reis 4:1-37
63. Uma Menina Missionária Ajuda um Leproso 2 Reis 5
64. A Generosidade Ganha uma Guerra 2 Reis 6:1-23
65. Os Leprosos Trazem Boas Novas 2 Reis 6:24-33; 7.
66. Um Bebê é Escondido no Templo 2 Crônicas 22:10-12; 23; 24:1-14
67. O Dia em Que o Sol Recuou 2 Reis 18:1-8, 17; 19:1-19, 35-37; 20:1-11
68. O Pequeno Rei que Amou a Deus 2 Reis 22; 23:1-24
69. Tragado por um Peixe Livro de Jonas
70. Vivendo em um País Distante por Jesus Daniel 1
71. O Estranho Sonho de um Rei Daniel 2
72. Caminhando sobre o Fogo Daniel 3
73. A Escrita na Parede Daniel 5
74. Uma Noite Entre os Leões Daniel 6
75. Uma Prova de Coragem Ester 2-4
76. Deus Salva Seu Povo Ester 5-9:20
77. Quando todos Ajudaram Neemias 1-4; 6; 8:1-6; 13:15-22
78. Uma Prova Terrível Jó 1; 2; 42:10-17
79. Um Bebê de Surpresa Lucas 1:5-23, 57-68, 76-80.
80. Um Bebê Especial Lucas 1:26-40; 2:1-7; Mateus 1:18-25
81. Os Pastores Encontram o Bebê Lucas 2:8-38
82. Presentes para o Bebê Mateus 2
83. Uma Criança Modelo Lucas 2:39-52
84. O Trabalho Especial de João Mateus 3; Marcos 1:1-11; Lucas 3:1-18
85. Jesus Disse Não a Satanás Mateus 4:1-11; Lucas 4:1-13
86. Jesus Ajuda em um Casamento João 1:35 a 2:11
87. Desordem e Barulho na Igreja João 2:13-16
88. Um Pai Pede Ajuda a Jesus João 4:46-54; Lucas 4:16-32
89. Um Sábado Feliz para um Homem Doente João 5:1-16
90. Pedro e João Seguem a Cristo Lucas 5:1-11
91. Desceu pelo Teto Marcos 2:1-12
92. Jesus Prega um Sermão Mateus 5:1-26; João 4:1-15, 39-42
93. Jesus Ensina-nos a Orar Mateus 6:1-13; Lucas 11:1-4
94. Jesus Cuida de Cada um de Nós Mateus 6:25-34; 10:29-31; João 10:1-18
95. Jesus Fala com Benevolência Mateus 7:12, 24-27
96. Curado por Jesus Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-17
97. Semeando Sementes Mateus 13:1-23
98. Jesus Dorme em um Barco Mateus 8:23-34; Marcos 4:35-5:20; Lucas 8:22-39
99. Jesus Ressuscita uma Menina Marcos 5:21-43
100. Jesus Alimenta Muitas Pessoas Mateus 14:14-21; Marcos 6:30-44; João 6:1-14
101. Pedro Quase se Afoga Mateus 14:22-33; Marcos 6:45-51; João 6:15-21
102. Jesus Ama a Todos Mateus 15:21-28; Marcos 7:24-30
103. Visitantes do Céu Mateus 17:1-9
104. Perdoando Uns aos Outros Mateus 18:21-35
105. O Homem que se Lembrou de Agradecer Lucas 17:11-19
106. Um Viajante Generoso Lucas 10:25-37
107. Jesus Visita Seus Amigos Lucas 10:38-42; 11:37-42
108. Um Convite Especial Lucas 14:7-24
109. O Perdido foi Encontrado Lucas 15:1-10
110. O Filho que Voltou Lucas 15:11-32
111. "Eu Vejo", Disse o Cego João 9
112. Lázaro Torna a Viver Lucas 11:1-46
113. Amigo dos Pequeninos Mateus 18:1-6; Lucas 18:15-17
114. O Homem Egoísta Mateus 19:16-29; Marcos 10:17-30; Lucas 18:18-34
115. O Pequeno Zaqueu Lucas 19:1-10
116. Empregados Murmuradores Mateus 20:1-16
117. Um Presente Especial para Jesus Mat. 26:6-13; Marcos 14:3-9; Lucas 7:36-50; João 12:1-8
118. As Crianças Dão as Boas-Vindas a Jesus Mat. 21:1-11; Mar. 11:1-11; Luc. 19:29-44; João 12:12-19
119. Uma Oferta de Amor para Jesus Marcos 12:28-44
120. Jesus Está Voltando Outra Vez Mat.24:1-4, 30, 31, 32; Atos 1:9-11; Apoc.1:7; 22:1,14
2 Tessalonicenses 4:16; João 14:1-3
121. Como Sabemos que Jesus Está Voltando? Mateus 24:1-39; Lucas 21:7-36; Daniel 12:4
122. Preparando-se para o Encontro com Jesus Mateus 25:1-13
123. Ajudando os Outros Mateus 25:31-46; Apocalipse 22:12
124. Em Memória de Jesus Marcos 14:12-26; João 13:1-17
125. A Oração de Jesus por Ajuda Mateus 26:35-56; João 18:1-12
126. O Grande Erro de Pedro Mateus 26:31-45, 57-75
127. O Homem Egoísta Mateus 8:20; 26:48; 27:3-10; João 12:47; 13:2, 11, 21-30
128. O Maior Presente Mateus 27:27-56
129. Jesus Vive Outra Vez Mateus 27:57 a 28:8; Lucas 24:1-12
130. Uma Surpresa Feliz Lucas 24:13-40; João 20:19-31
131. Por Que Jesus Morreu por Nós? João 3:16; Romanos 3:23; 6:23; 1 João 1:7; Mateus 28:19
132. Jesus Provê Alimento para Seus Amigos João 21:1-22
133. Jesus Sobe aos Céus Mateus 28:16-20; Lucas 24:49-53; Atos 1
134. Muitos Aprendem a Amar a Jesus Atos 2
135. O Homem que Não Podia Andar Atos 3
136. Sem Medo dos Dirigentes Atos 4:1-33
137. Promessas Desfeitas Atos 4:34-37; 5:1-11
138. Um Visitante Noturno Atos 5:12-42
139. Ajudantes dos Discípulos Atos 6 e 7
140. O Missionário Felipe Atos 8
141. Saulo Torna-se um Obreiro de Jesus Atos 9:1-31; 22:1-13
142. Uma Bondosa Senhora Atos 9:32-43
143. Deus Ama a Todos Atos 10; 11:1-18
144. Um Anjo Abre as Portas da Prisão Atos 12:1-19
145. O Missionário Paulo Atos 11:25-30; 12:25; 13:1-3, 13; 14:1-20; 16:1-12
146. Cantando à Noite Atos 16:12-40
147. Paulo e Timóteo Trabalham para Jesus Atos 17
148. Uma Grande Fogueira Atos 19:1-20
149. Só Há Um Verdadeiro Deus Atos 19:21-41
150. Caiu da Janela Atos 20
151. Um Rei Ouve sobre o Amor de Deus Atos 21-26
152. A Coragem de Paulo em uma Tempestade Atos, 27 e 28
153. Onésimo Volta para Casa Atos 28; Filemom
154. A Obra de Jesus no Céu Atos 28:30,31; 2 Tim. 4:6-8; Malaq.3:16; Apoc.3:5; 1João 1:19
155. O Dia Que Tanto Esperamos Daniel 12:1; Apoc. 1:7; 16; Salmos 91; Atos 1:9-11;
1 Tes. 4:16,17; Mateus 24:31-34; 16:27; Isaias 25:9
156. Um Novo Mundo Maravilhoso 1 Coríntios 2:9; Isaias 35:1,2,5,6; 65:21,22,25; 11:6-9;
Apoc. 21, 22; 2 Pedro 3:13; Daniel 7:18; João 14:1-3.
NOTA: Complemente estes temas bíblicos com leituras do Espírito de Profecia, usando os livros Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações e Atos dos Apóstolos. Também As Belas Histórias da Bíblia é um excelente material auxiliar.
Um Clube de Crianças?
Por: Brenda Fenderson
Estabeleça uma nova Escola Sabatina onde as crianças e os pais de hoje possam desfrutar e ter satisfação. Realize esta mudança com eficácia e significado para torná-la alegre e desafiante, onde se compartilhe e se desenvolva a vida espiritual.
Caso suas metas sejam criar uma nova Escola Sabatina de Crianças, o que pode ser feito? Quais os elementos que devem ser incluídos? A idéia começa com a elaboração de uma nova estrutura, a qual transfere as pessoas do antigo ambiente onde estavam acostumadas, para ingressarem em classes cheias de estímulo e emoção, onde se vê eficácia na mudança de suas vidas.
A NOVA ESTRUTURA
Primeiro período: 8:45 às 9:30
Segundo período: 9:30 às 10:10
Não há nenhum problema se a Escola Sabatina de adultos não desenvolver esta estrutura, porém devo dizer-lhe que se você mudar o radicalismo da Escola Sabatina dos adultos, deve criar imediatamente uma Escola Sabatina de crianças compatível. Então, como pode essa estrutura de dois períodos abrir novas portas para a Escola Sabatina de crianças? A visão é que a nova Escola Sabatina de crianças é um clube, não um programa. Um clube define metas para os pequenos, oferece uma aprendizagem ativa e, muitas vezes, mais se parece com um laboratório do que com uma sala de aula. Conforme avançarmos, explicaremos melhor.
Primeiro Período
8:45 - 9:00 Boas-Vindas e Serviço de Canto - Imagine todas as crianças (de 6 a 12 anos) de sua igreja reunindo-se no sábado em uma sala de jovens ou em alguma outra sala disponível, às 8:45 h para desfrutar, nos primeiros 15 minutos, de calorosas boas-vindas, exercício de abertura e um serviço de cânticos marciais animados (o clube começa a abrir as suas portas)! Com um grupo grande, obtêm-se
muitas vantagens, especialmente, na música porque eles podem participar; isso os ajudará a ver que são parte de uma equipe, trabalhando juntos com metas comuns.
Cada sábado pode haver uma participação de uma ou duas divisões, com boas apresentações cantadas. As crianças serão beneficiadas com a energia gerada pelos bons músicos, pianistas e guitarristas.
Outra idéia é ensinar hinos e corinhos novos, entregando-lhes cópias cada sábado para que eles formem um novo hinário. No final do ano, pode imprimir pastas atraentes e vistosas, adaptando um nome para o novo hinário por votação geral (por exemplo: "Melodias Juvenis" "Louvores ao Salvador", etc.) Em seguida, pode encadernar todas as cópias dos hinos aprendidos e entregá-los a todos os que assistiram a tempo ao culto da crianças cada sábado.
9:00- 9:10 Informativo Missionário - Aqui pode apresentar a história missionária trimestral ou alguma outra história das missões que envolva as crianças, levando-as a apreciar os campos mundiais. Indique os projetos para onde se destinam as ofertas. Tenha sempre um mapa grande para que elas possam
situar os lugares que serão beneficiados. Em um sábado pode falar sobre a geografia do lugar, nos outros sábados, pode apresentar sobre seus costumes, vestimentas e comidas típicas da região. Apresente esses 10 minutos com muita emoção, calor e música, se possível.
9:10 - 9:30 Trabalhos Manuais - Escolha alguns trabalhos fáceis de fazer. Pode confeccioná-los em grupo, conforme suas idades. Leve modelos para que as crianças possam escolher. Por exemplo, quando fizerem marcadores de Bíblias, flores ou qualquer outro trabalho que sirvam para levar como presente aos
hospitais, asilos ou outras visitas missionárias realizadas aos sábados à tarde. Preparem também lembranças para as datas destacadas do ano, como: Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia do Professor, Dia do Avô, Natal, etc.
Segundo período
9:30 - 10:10 Estudo e Conclusão - As crianças devem passar para as suas respectivas salas, de acordo com sua idade. O fato de mudar de uma sala para outra, cria diversidade e intensifica o interesse. Os primeiros 5 minutos na sala de aula, são para preparar as crianças para a leitura do texto bíblico em
coro e oração em grupo. Durante os minutos de oração, ensine as crianças a orar umas pelas outras, pela igreja, pelos amigos e por sua família. Os líderes também podem participar desses pequenos grupos de oração com as crianças. Como um clube, tenha uma relação de requisitos que as crianças devem cumprir durante o ano. Os requisitos devem ser: assiduidade, pontualidade, memorizar o versículo, participação, trabalhos manuais efetuados, etc. As crianças que cumprirem satisfatoriamente os requisitos, podem receber um certificado do Clube das Crianças no final do ano. O líder da classe deve manter um controle
por escrito do cumprimento dos requisitos de cada criança.
E o estudo da lição? Aqui está. Siga o currículo das lições, conforme os impressos da Escola Sabatina das diferentes divisões. Durante o tempo do estudo, as crianças podem participar de uma ou duas partes na história, podem atuar, se há possibilidade, e permita que eles desenhem ou pintem um quadro relacionado com a história. Faça com que repitam o verso memorizado. Apresente uma aplicação da lição para as suas vidas, isto é muito importante. O guia do professor apresenta seções que orientam na introdução e conclusão da lição. Todo líder deve usar este material auxiliar para incrementar a lição.
Uma idéia fantástica é gravar em cassetes as histórias bíblicas. Pode usar as Belas Histórias da Bíblia. Procure pessoas que leiam corretamente, respeitando toda a pontuação da leitura, com sua devida entonação. Se desejar, pode apresentá-la com fundo musical. Use sua criatividade para fazer suas próprias
gravações. No sábado, entregue esta fita com a história gravada da semana seguinte, para que possam ouvir em seus lares, à tarde ou antes de dormir.
Assim, eles gravarão bem a lição bíblica. No sábado seguinte, devem devolver os cassetes que levaram na semana anterior e você lhes entregará outra fita da semana seguinte, fazendo assim, um intercâmbio de cassetes. Encerre com uma música e uma oração.
POR QUE UM CLUBE DE CRIANÇAS?
Há vários pontos da cultura contemporânea que satisfaz esta nova forma.
1. O período de atenção das crianças é curto.
Nossos programas de Escola Sabatina não satisfazem a pouca atenção das crianças. Não podemos oferecer um alto nível de interesse visual como a televisão que eles estão acostumados a ver durante a semana. Ao utilizar um ambiente de aprendizagem ativa, podemos evitar os problemas que a TV tem criado
com referência a nossa Escola Sabatina, pois o ambiente de aprendizagem ativa é o mais elevado na sociedade de hoje.
2. Precisamos oferecer o melhor às crianças.
Em um tempo quando o compromisso das pessoas para com a igreja é débil, há um progresso determinado no envolvimento com a igreja durante os anos, quando eles estão criando seus filhos. É nesse momento, que procuramos oferecer o melhor que temos para as crianças durante esses anos. Nós somente os teremos durante seus anos de pré-adolescência, pelo que necessitamos empregar o melhor ambiente
de aprendizagem, conhecido pela humanidade.
3. Há uma razão para uma assistência regular.
Quando as crianças se ausentam do Clube, elas estranham a oportunidade de cumprir seus requisitos que as farão obter seu certificado de final de ano. Isto pode se cumprido com a ajuda de seus pais, pois eles descobrem rapidamente que há um propósito específico em sua assistência regular à Escola Sabatina.
4. Os pais e as crianças podem decidir
Vir às 8:45 para o serviço de canto e exercícios de abertura. Os pais podem estar envolvidos dentro do programa das crianças ou nas atividades de sua Escola Sabatina respectivamente. Se não houver nenhum problema, poderá ser programada paralelamente, uma classe de liderança para menores durante o ano, assim vão sendo treinando novos líderes.
5. Temos que "praticar" o que ensinamos.
Às vezes, o crescimento espiritual em muitos adultos não ocorre porque não estão "praticando" o que aprenderam. Eles são simplesmente espectadores que vêm e desfrutam dos programas, esperando ser "alimentados" dessa forma. Devemos mudar este paradigma de nossos adultos, porém é vital e benéfico começar esta mudança quando pequeninos. Entre as idades de 6 a 12 anos, as restrições são baixas, mas a energia e o desejo de participação é alto. Eles podem desenvolver confiança e tarefas que podem guiá-los a um envolvimento no ministério, no desenvolvimento espiritual e na aprendizagem por toda a vida.
6. A Escola Cristã de Férias pode ser realizada durante todo o ano.
Pode ser oferecido o currículo da Escola Cristã de Férias cada sábado à tarde
às crianças da comunidade. O Clube de Crianças, mudando sua vestimenta de
igreja, pode transferir sem medo, os valores cristãos. Pode oferecer uma hora
de cuidado gratuito às crianças, tendo como enfoque as metas definidas do
desenvolvimento desses pequenos. Com uma boa propaganda com cartazes e
panfletos distribuídos na localidade, o Clube das Crianças pode ser uma
ferramenta efetiva na evangelização.
7. Devemos enfocar a aprendizagem
Não dê muito enfoque aos programas, sem que as crianças estejam aprendendo e fazendo como resultado do ambiente de aprendizagem que estamos oferecendo. Para medir os resultados específicos, devemos avaliar a efetividade regularmente. Assim, poderemos complementar as áreas mais débeis e necessitadas, que podem estar isoladas, assegurando desta maneira, as crianças, as quais poderão cumprir as metas estabelecidas e obter seus certificados.
--------------------------
Brenda Fenderson é desenhista da Nova Estrutura para a Escola Sabatina e autora do Manual "Maybe Its time to build a New Sabbath School". DNA.
Marcello Fundão - Diretor J.A. 2002 - IASD Central de São Mateus E.S.
|