ELES ACREDITARAM PELA A FÉ
Introdução
ILUSTRAÇÃO
‘Certo equilibrista estava se preparando para fazer uma grande demonstração: iria passar com um carinho de mão por cima de um cabo de aço, suspenso sobre a cachoeira do Niágara. Perguntou a um amigo se cria que ele era capaz de fazer isso. ‘Oh! Sim, creio!’ Então o senhor vai se sentar no carrinho. ‘Não, não... ’’ [...] Cria, mas não tinha confiança. (FREITAS, 1998, p. 64)
Segundo o mini-dicionário Aurélio (200, p. 316) fé significa: “sf. 1. Crença religiosa. 2. Conjunto de dogmas e doutrinas que constitui um culto. 3. Rel. A primeira das virtudes teologais: adesão e anuência pessoal a Deus. 4. Firmeza na execução duma promessa ou compromisso.(grifo nosso) 5. Crença, confiança. 6. Testemunho autentico, escrito, de certos funcionários, que tem força de juízo.” Em outro dicionário encontra um definição mais aprimorada deste termo: “...Confiança (em alguém ou alguma coisa) [...] Fidelidade a compromissos e promessas; lealdade, garantia (grifo nosso).” (RIOS, 2002, p. 276).
A fé exige determinados compromissos e lealdade de ambas às partes: do que acredita e de quem é acreditado. Ela “[...] não deve ser cega. Não devemos crer com a cabeça dos outros. [...] não é transmissível de pai a filho, mas cada um deve adquirir por si [mesmo].” (FREITAS, 1998, p. 63)
Para você o que é fé?
1-Fé também é acreditar que Deus existe, mesmo que não podemos vê-lo e que alguém diga o contrário.
2-É ter a convicção que a Bíblia é a palavra de Deus, apesar de eruditos afirmarem que é falsa, não passa de um “conto fabuloso”.
3-Fé é a esperança de ver Cristo voltar em gloria e poder.
4- É crermos que nesse dia, se acaso descemos à sepultura seremos restaurados a imagem de Deus e compreenderemos fatos que nossa mente finita não pode explicar.
5- Fé é deixar Deus guiar os nossos passos, sem intrometermos em seus planos, mas confiarmos como uma criança que se lança nos braços de seu pai.
6-Logo, ter fé é colocarmos nossas ansiedades e aflições nas mãos de Deus e cremos que ele é o Deus do impossível.
7-Fé é acreditar que servindo Deus aqui neste mundo obscuro ganharemos a vida eterna.
8-Fé é crer que o nosso mundo foi criado por Deus em seis dias literais e não surgiu do acaso como diz muitos cientistas, através de uma explosão o “Big Bang” e que sua matéria foi à palavra de Deus.
9-Certamente ter fé é acreditarmos que formos feitos a imagem e semelhança de Deus, apesar do pecado nos ter desfigurado.
Realmente Paulo não se equivocou ao afirmar a melhor definição desta palavra: “... Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Hebreus 11:1 (Edição revista e atualizada no Brasil). Não existe um cristianismo sem fé, não existe uma religião sem convicção no imaterial. Ao crermos que Cristo voltará, que ele venceu o maligno na cruz e que nos comprou com seu sangue... Significa: “esperarmos nos fatos que não se vêem.” Por isso a Bíblia declara: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6 (Nova Versão Internacional) Todavia ter fé não significa que somos salvos o perfeitos, mas sim que estamos no caminho da perfeição e salvação em Cristo Jesus! Não foi sem propósito que Jesus deixa claro: “... Felizes os que não viram e creram.” S.João20:29 (Nova Versão Internacional).
I-A Fé de Noé o salvou. Hebreus 11:7
O patriarca Noé viveu em um tempo em que a Bíblia denomina de Antediluviana. Como está escrito este povo desta época tinham se desviado de tal maneira do temor a Deus que o senhor resolveu aniquilá-lo: “Então o senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.”Gênesis 6:6
Noé, todavia procurava fazer a vontade de Deus e foi achado graça nele. Ele foi convocado por Deus a pregar para esse povo de duro coração durante 120 anos, anunciando algo que ele e esse povo não conheciam: “A chuva” naquele período um orvalho descia sobre a terra e a regava (Gênesis 2:6)
Havia um grande impasse Noé antes de pregar deveria crer que choveria sobre a terra e que o mundo seria destruído. Pela fé ele viu esse fenômeno da natureza. Se ele não tivesse acreditado naquilo que não se vê ele teria se perecido com os demais incrédulos que não creram. Devido a sua fé ele salvou sua família e as mulheres de seus três filhos. (Gênesis 7:1 e 8:18). Tornando-se “Herdeiro da justiça.”
II-ABRAÃO O PAI DA FÉ. Hebreus 11:8 a 12; 17 e 18
Abraão é considerado o pai da fé, como para judeus e cristãos. Quando foi chamado por Deus para abandonar aos seus parentes e deixar a sua terra não hesitou, confiou na promessa do Senhor, apesar de que esse ato significaria abdicar de uma cidade muito superior em termos de cultural e econômico do que as da terra de Canaã. Ele poderia ter voltado para Ur dos Caldeus... Um historiador disse o seguinte sobre essa cidade: ‘Devemos considerá-lo [Abraão] um homem de gostos refinados, o produto de uma sociedade civilizada e sofisticada. Agora sabemos que ele proveio de uma cidade altamente civilizada, que possuía uma cultura que bem se compara com a nossa própria. ’ (THE SPADE CONFIRMS THE BOOK apud BORK, 1990, p.52).
Certa vez o Todo-poderoso reafirmou a sua promessa a Abraão dizendo que a sua descendência seria como as estrelas dos céus. Em nenhuma palavra da Bíblia encontramos que ele duvidou da promessa do Senhor. Ele acreditava pela fé que essa promessa era como uma semente: pode levar dias, meses e algumas até anos para germinar. Porém um dia ela brota. Assim é a promessa de Deus mais cedo ela se cumprirá, pois ele nunca falha!
E hoje vemos a promessa de Deus comprida: “Porque Deus disse a Abraão: Em ti serão benditas todas as famílias da terra. E como Deus não muda, Mal. 3:6, só judeu se salva. Mas Deus aceita qualquer gentio que se converta, e se tornando judeu adotivo. Aí passamos a ser filhos de Abraão, Rom. 2:29; mas é judeu o é no interior [coração]. ” (DOBELIN, 1993, p. 35). Ao aceitarmos a Cristo Jesus e sermos batizados, tornamos um filho de Abraão pela a fé (Gál. 3:26 e 29). Texto auxiliar: Isaías 56:6-7, Gálatas 3:8 e 3:14
III-MOISÉS A FÉ A SUA FRENTE. HEBREUS 11: 23-24; 29
Moisés foi escondido por seus durante três meses e foi criado pela a filha do Faraó, possui a melhor educação que o Egito poderia fornecer-lhe. Todavia quando maior de idade recusou a ser chamado filho da filha de Faraó, escolheu sofrer junto a seu povo. Ao invés de gozar por um período efêmero das riquezas do Egito. Se ele quisesse, quem sabe poderia ter ocupado o trono de uma das nações mais poderosa da época. Lembre-se que no passado (no tempo de José) o Egito (a monarquia) tinha acumulado toda a prata da população egípcia e dos povos de Canaã (Gênesis 47:15 ). Mas ele não visualizava a gloria terrestre, tinha a mente nas mansões celestial, na qual Cristo é o arquiteto.
Pela fé operou vários milagres: fez as águas do Nilo sagrarem, trouxe escuridão....Feriu os primogênito. Mais o momento crucial de sua fé foi na ocasião que ficou encurralado entre o mar e o exercito inimigo: Ali Deus disse para o povo marchar e ele deveria estender a vara. Êxodo 14:15 Se ele duvidasse que Deus abriria o mar, não teria batido-a.
CONCLUSÃO
Você deve está pensando que eles foram homens santos, idealizados e não alcançáveis. Não! Eles estavam sujeitos as mesmas fraquezas nossas. Tinha o mesmo coração que você tem: de carne, o qual nos conduz as sedas tortuosas. Noé parece sugerir na Bíblia que se embriagava de vez em quando. Gênesis 9:20 e 21, Abraão seria capaz de entregar seu filho como sacrifício a Deus, mas deixava escapar, quando as situações da vida apertava pelo seu lado uma mentirinha (Gênesis 12:10 a 13; 20:1 a 2). Moisés matou um egípcio na sua fúria e indignação (Êxodo 2:11-12 ). Viu são inteiramente como nós pecadores... Mas ao contrário de muitos eles renegaram a suas vidas terrenas pela a vida futura, se humilharam perante o Senhor e rogaram a sua misericórdia, sendo justificado não apenas pela a sua fé mais pelos os méritos de Cristo. E foram homens que o mundo era indigno de tê-los. Hebreus 11:38
E essa fé “[...] é, porém, gratuitamente dada a toda pessoa que sente a sua carência de Cristo” (APOLINÁRIO, 2001, p. 51). Eu quero senti essa necessidade de Cristo e você? A QUER?
|