O número de pessoas para a brincadeira aumenta ou diminui, de acordo com o número de palavras do provérbio, ou sentença, ou máxima, mais uma pessoa que é a que descobrirá o que o grupo escolheu.
Exemplo: escolheu-se "Casa de ferreiro, espeto de pau".
São 6 palavras, cada uma para uma pessoa. Aquela que vai descobrir ficou distante do grupo, enquanto a frase era escolhida. Em seguida, volta ao grupo e faz, a cada pessoa, uma pergunta qualquer.
Na resposta deve encontrar-se a palavra que coube a cada um dos participantes. Exemplo:
- Você gosta de doce?
- Sim, mas só gosto dos doces feitos em casa.
Ao segundo participante:
Qual é o seu nome?
Nome de batismo, Lúcia.
Ao terceiro participante: . . .
- Quantos anos você tem?
- Tenho a idade do ferreiro de minha rua: 30 anos.
Ao quarto:
- O que mais aprecia na vida?
- Além da beleza da natureza, das crianças, da música, aprecio muito, quando estou com fome, carne ou espeto.
Ao quinto:
- Onde você mora?
- Na rua tal, perto de uma sorveteria.
- Ao sexto:
- Você gosta de festas?
- Gosto demais, principalmente de festas juninas, quando há um pau de sebo para a criançada brincar.
- Se a pessoa que está perguntando identificar o provérbio etc., antes de terminar a rodada, o próximo candidato será aquele que lhe deu a chance, ou então qualquer voluntário. Se a pessoa não descobrir, faz-se outra rodada ou ela paga uma prenda.
É uma brincadeira que requer atenção
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