Retrospectiva para o ano novo
Cenário:
As luzes da nave da Igreja devem ficar no mínimo.
Instalar uma cortina, para abrir e fechar as cenas.
Instalar uma luz para iluminar só a cena. Essa luz deve ficar em diagonal ao centro do púlpito. Essa luz deve ter controle de intensidade.
Fogueira: usei uma caixa de madeira grande (caixa de verdura), papel celofane vermelho e lanterna pequena no meio.
Manjedoura: caixa de madeira grande com papel grafit (para simular a palha), fralda e boneco.
Data-show e DVD infantil sobre a criação do Édem e de Adão e Eva.
Roupas da época de Jesus.
Quato paineis bem grandes com:
primeiro painel: inlustra uma colina durante a noite com as ovelhas dormindo,
segundo painel: inlustra a gruta do nascimento de Jesus com os animais,
terceiro painel: inlustra uma cidade sendo destruída com os prédios caíndo,
quarto painel: inlustra a volta de Jeses com a cidade santa.
NARRADOR:
Ao findar mais um ano as emissoras de televisão sempe apresentam a retrospectiva do ano que está findando. Mostram os principais acontecimentos na política, na sociedade, na natureza. Enfim mostram coisas boas e coisas ruins.
Nós, hoje, também faremos uma retrospectiva. Mas, a nossa retrospectiva vai muito além de apenas este ano que está findando e também, muito além do ano que está começando.
Sinta a emoção da nossa história nesse mundo! Vibre com os acontecimentos! Preste atenção!
CENA 1:
Iniciar passando o DVD, projetado pelo data-show sobre a cortina. O filme do DVD, que eu usei, é um desenho infantil. Onde aparece a criação do mundo dia após dia, deixei passar até a parte que Adão fala com a Eva.
NARRADOR:
O mundo quando Deus criou era perfeito. Não havia poluição, não havia pecado. Mas, ao longo do tempo o homem foi se afastando de Deus. O mundo belo e maravilhoso se transformou... Para resgatar esse mundo perdido, algo maravilho aconteceu.
CENA 2:
Abri-se a cortina e uma jovem sentada no chão cantarolando um hino. De repente ela pára como se houvisse algo. A luz do palco apaga e a luz que fica na diagonal vai ficando mais intensa. Maria assustada olha pra luz. Uma voz oculta fala "Salve agraciada; o Senhor é contigo: bendita tu entre as mulheres" (Lucas 1:28). Deve representar a cena narrada em Lucas 1:28-38. Ao final a luz fica mais fraca até apagar, feche a cortina.
CENA 3:
Com as cortinas fehcadas. Os três reis magos com seus presentes ficam na frente das cortinas e falam sobre a estrela e sobre o nascimento de Jesus. E que eles vão ver este menino que nasceu. Saem pela nave da Igreja em direção a porta de saída.
CENA 4:
Em quanto os magos saem. A cortina abre e mostra os pastores ao redor da fogueira. Ao fundo o painel da colina com as ovelhas dormindo. Eles estão conversando quando a luz do púlpito apaga e a luz da diagonal vai ficando mais intensa. Interpretar Lucas 2:10-15. Eles saem correndo e fecha-se a cortina.
CENA 5:
Maria, José, a majedoura, os pastores e os magos. Ao fundo painel com a gruta. Narrador: "O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-Se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior. Riquezas, honras terrestres e humana grandeza nunca poderão salvar uma alma da morte; Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem." (O Desejado de Todas as Nações, pág 21). Fecha-se as cortinas.
NARRADOR:
O tempo passou e os homens continuaram a se distanciar de Deus. O abismo é imenso. A destruição é iminente, sem Deus não há esperança.
CENA 6:
Abrir as cortinas, ao fundo o painel com a cidade destruída. Pessoas passam correndo de um lado para outro em despero, com roupas rasgadas, sujas. Com som de tiros e explosões. Em quanto isso uma voz canta as primeiras estrofes da música da Alessandra Samadello "Não há esperança alguma. Pra mundo onde Deus não está ..." Fecha a cortina.
Cena 7:
Painel com a cidade santa. Narrador convida que todos fiquem em pé para cantar o hino BREVE VIRÁ. Quando iniciar o hino todos os participantes das cenas entram como vitoriosos cantando o hino. Todos com suas roupas de época.
FIM!
|