Narrador: Boa-noite, meus amiguinhos. É uma alegria muito grande ver vocês reunidos para essa programação especial que é feita com muito carinho para vocês. Hoje eu vou contar uma história muito importante, por isso, quero que vocês prestem bastante atenção. O título é: A religião de Karine. Essa garota tem 9 anos de idade. É muito ativa, inteligente e bastante sociável. Tem muitos amigos, é bastante educada e cortês com todos.
Gosta de andar de bicicleta, brincar com bola, jogando vôlei, futebol, gosta de conversar e fazer muitas outras coisas. Não tem preguiça pra nada. A mãe precisa chamá-la só uma vez para ir à escola, ao Clube de Desbravadores ou a algum passeio. Ela logo se levantava, se arruma e toma seu café. Apronta-se rapidamente para tudo, menos quando chega o sábado. Vamos ver o que acontece?
Mãe: Filha, está na hora de acordar, temos que ir pra igreja.
Filha: ai, mãe, só mais um pouquinho.
Passa um tempinho.
Mãe: Filha, anda logo, levanta.
Filha: Já vou mãe. (vira pro lado e continua dormindo)
Mãe: Karine, eu tenho que dirigir a escola Sabatina, você vai fazer eu me atrasar.
Filha: Já estou indo, mãe. Ai que droga, eu não gosto de acordar cedo.
Mãe: Pára de resmungar e levanta logo, eu não estou brincando.
Filha: Ai, to com uma preguiça! Por que a gente precisa de religião, de ir pra igreja, estudar a lição da Escola Sabatina? Eu vou ao colégio porque preciso estudar pra ser uma veterinária. Mas, por que ir à igreja?
Narrador: Esses pensamentos deixavam Karine com mais preguiça para ir à igreja. Um dia ela não agüentou mais e resolveu perguntar para sua mãe:
(Mãe com vassoura na mão ou espanador...)
Filha: Mãe, por que a gente precisa de religião, precisa ir à igreja?
Mãe: A tua pergunta é muito importante. Senta aqui pertinho que eu vou te explicar direitinho, presta atenção.
Filha: Está bem. (Vai e senta perto da mãe.)
Mãe: Quando você vai jogar bola, brincar de se esconder ou pegar, você fica suada, suja as mãos e as roupas, não é mesmo?
Filha: (Balança a cabeça e responde) É verdade.
Mãe: Assim, você vem pra casa e precisa fazer o quê?
Filha: Eu preciso tomar um banho e colocar as roupas pra serem lavadas.
Mãe: Certíssimo! Só assim, você e as roupas ficam limpas novamente. Mas, isso só é possível graças aos rios e mares que Deus criou. Todos precisamos de água.
Filha: É mesmo, nós seres humanos e os animais.
Mãe: Isso mesmo, a água nos limpa por fora e por dentro. Agora veja, Karine, durante o dia a gente sai de casa, trabalha ou estuda, às vezes mente, mesmo sem querer, se irrita, fala o que não deve, vê o que não deve,
ouve o que não deve, suja a mente com pensamentos impuros e quando volta pra casa, está com o coração lotado de lixo, sujeira e outras coisas nocivas à vida.
Nós precisamos da água viva que só Jesus pode dar, para limpar, para purificar o nosso coração. E nós recebemos essa água em quantidade maior, quando vamos à igreja.
Filha: Mãe, posso fazer uma pergunta?
Mãe: Claro, filha, como sempre...
Filha: Por que eu não sinto preguiça para ir à escola, a um passeio e pra outras coisas, mas sinto preguiça para ir à igreja?
Mãe: Essa pergunta é muito importante. Sabe, filha, Satanás é o rei do mal, ele sabe que a igreja é o lugar que nos encontramos com Jesus, lavamos os nossos pecados, louvamos a Deus, ouvimos conselhos bíblicos que nos ajudam a melhorar a nossa vida espiritual, encontramos nossos amigos... Isso tudo ajuda a aumentar a nossa fé e Satanás não quer isso.
Filha: (Karine interrompe): Então é Satanás que coloca a preguiça na gente pra não querer estudar a lição da Escola Sabatina, pra não querer levantar e se arrumar pra ir à igreja?
Mãe: Exatamente, Karine, não só em vocês meninos e meninas, mas ele trabalha também contra os jovens e adultos.
Você sabia que quando alguém está preparando um sermão, Satanás toma nota do assunto? Ele sabe que alguém na igreja iria se converter do mal, se ouvisse aquele tema. Então, ele vai a casa desse alguém e sugere outro lugar, pra esse alguém ir, que não seja a igreja ou pra esse alguém ficar em casa.
Filha: Mãe, isso é muito sério. Eu vou orar pra Deus me ajudar a vencer a preguiça pra estudar a lição e pra levantar e me arrumar. Estarei pronta cedo pra ir à igreja, purificar o meu coração e a minha mente.
Mãe: Fazendo isso, você não só, estaráb vencendo a preguiça do sábado, como também vencendo as armadilhas de Satanás.
Narrador: Desde aquele dia, Karine não teve mais preguiça pra ir a nenhuma programação na igreja ou estudar a Bíblia e a lição da Escola Sabatina. Karine tem demonstrado que realmente ama a Jesus. E agora, depois de ouvir a história, quem não terá mais preguiça de estudar a lição da Escola Sabatina, nem de acordar na hora e se arrumar para ir à igreja? Que Deus abençoe a decisão de vocês. Vamos orar.
Querido Deus, aqui estão tuas jóias preciosas. Esses meninos estão colocando seus coraçõezinhos em tuas mãos, ajude-os nesta decisão que tomaram, hoje e sempre. Em nome de Jesus, amém.