JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : Natal

Início:



Apagam-se as luzes, Maria vai ao cenário. Acendem-se as luzes.



Narrador- No sexto mês foi o Anjo Gabriel, enviado da parte de Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José;

A virgem chamava-se Maria.



Anjo- Alegra-te muito favorecida! O Senhor é contigo. (Fundo musical)

Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e dará a luz a um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do altíssimo.



Maria- Isso não é possível, pois eu sou virgem.



Anjo- Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do altíssimo te envolverá. Por isso também o ente Santo

que há de nascer será chamado filho de Deus.



José encena com Maria (Mateus 1:19)



Narrador- Mas José, seu esposo, sendo justo, não querendo infamar, resolveu deixa-la secretamente.



(Fundo musical) José sai pensativo e vai dormir.



Anjo- José, filho de Davi, não tema receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará a luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus.

José acorda e vai ao encontro de Maria e saem de cena pela plataforma. (Apagam-se as luzes e entra em cena Isabel).



Narrador- Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente a região montanhosa a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre.



Isabel- Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Quem sou eu para que venha me visitar a mãe do meu Senhor? Pois logo que me chegou aos ouvidos à voz da tua saudação a criança estremeceu de alegria dentro de mim.



Maria- A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.

Entra em cena José, da escada ao púlpito, ao encontro de Maria. (Isabel sai pela plataforma).

Entram os figurantes e agem normalmente.



Narrador- Naqueles dias o imperador mandou uma ordem para todos os povos do império.



Mensageiro- Por decreto de César Augusto, toda a população do império esta convocada a recensear-se. Todos devem alistar-se, cada um em sua cidade.

Mensageiro e parte dos figurantes saem pelo púlpito. José e Maria saem pela escada com o restante dos figurantes. (Fundo musical)



OBS: Ao sair os figurantes, três deles já ocupam as estalagens.

Entra José e Maria a procura de estalagem.



José- Com licença, tem hospedagem para dois? Minha esposa está grávida.



Hospedeiro- Não. Nós estamos lotados.



José- Boa noite senhor...



Hospedeiro- Não! Procure outro lugar, estamos lotados.



José- Boa noite. Por favor, senhor! Minha esposa está para dar a luz, o senhor tem hospedagem para dois?



Hospedeiro- Desculpe: nós estamos lotados. Aliás, por causa deste recenseamento a cidade está cheia, e todas as pousadas já devem estar lotadas! Mas, se o senhor não se importar, vocês podem ficar no estábulo...



José–Obrigado senhor! Nós aceitamos!



Narrador–Estando eles ali se completaram os dias dela (Sinos) e deu a luz a seu filho, envolvendo-o em faixas numa manjedoura. (Um de nós ou oh noite santa)



Narrador– Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campo durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.



Anjo– Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Senhor. Achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.



Narrador– E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus.

Exército de anjos- Cantando surgem anjos

Anjos saem de cena pelo púlpito.



Pastor 1– Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.



Narrador– Foram com grande pressa e acharam Maria, José e o menino deitado na manjedoura.



Pastor 2– Um anjo nos apareceu e disse para virmos até aqui e encontraríamos o Cristo Senhor, o recém-nascido envolto em faixas numa manjedoura.



Pastor 3- É verdade! Veja o nosso salvador! Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados!

Pastores saem de cena.



Narrador- Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do oriente para adora-lo. E eis que a estrela que os magos tinham visto no oriente os foi procedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: Ouro, incenso e mirra.



Narrador– No principio era o Verbo, e o Verbo estavam junto de Deus e o Verbo era Deus. O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.



Música com todos (noite feliz)


Colaborador: Nascimento de Jesus