JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Omelhor e pior órgão do corpo

Objetivos do Programa: Analisar o bem e o mal que a língua pode causar.



Introdução



Conta-se que um amigo da princesa Isabel certa feita perguntou-lhe qual era o melhor Órgão do corpo. A princesa lhe respondeu: a língua. E qual o pior Órgão do corpo? perguntou o amigo.



Ela respondeu: a língua. Vendo a cara de espanto do amigo, ela de imediato, concluiu: Com a língua você pode falar bem de uma pessoa, e com a mesma língua proferir maldiçoes para outros e até para aquela mesma pessoa que tratou bem.



A Língua



Entre os diversos Órgãos do nosso corpo, a língua tem ganhado destaque em muitas palestras e estudos.



O dicionário Aurélio declara:… Órgão muscular alongado, mÓvel, situado na cavidade bucal, a cuja parede inferior está preso pela base, e que serve para a degustação e para a deglutição, e desempenha papel importante na articulação de sons.



O uso correto da língua trará para seu dono, e para os que com ele convivem, paz e alegria.



Em cada cultura É usado o simbolismo para falar sobre os diversos tipos de comportamento no uso da língua. LÍNGUA afiada, língua de cobra, língua de jararaca.



A BÍBLIA traz vários relatos e comparações sobre a língua. Neste programa vamos tomar como referência o livro de Tiago no capitulo três.



Vamos discutir sobre as comparações. Neste capitulo encontramos as descrições: freios, leme, feras, fonte e árvore.



I – Discrições



1. Freios

Peça de metal que passa pela boca das cavalgaduras, presa às rédeas, dotada de uma reentrância que castiga o animal quando É puxada e que serve para guiá-lo; trava, travão. … um sentido figurado para domínio, jugo, sujeição, obstáculo, impedimento; aquilo que reprime, modera, contém.



· Mencione 5 situações em que os jovens não conseguem frear a língua e suas conseqüências.

· Mencione 3 situações positivas dos jovens no controle da língua.

· Fale de uma história bíblica ou de versos que identifiquem o tema.

2. Leme

Na construção naval é a peça ou dispositivo instalado na popa da embarcação, e que serve para lhe dar direção, para governá-la.



Na construção aérea é o dispositivo instalado na cauda do avião e que regula a direção do aparelho.



Perder o leme significa ficar atarantado, sem saber o que fazer; desnortear-se, desorientar-se. Ter o leme significa governar, administrar, dirigir.



3. Feras

Animal bravio e carnívoro. Sentido figurado: Pessoa cruel e sanguinária. Pessoa muito severa, Irascível.



4. Fonte

Nascente de água, bica de onde corre água potável para uso doméstico.



Sentido figurado: Aquilo que origina ou produz; origem causa; procedência, proveniência, origem; que fornece informação sobre determinado tema.



Que tipo de fonte um jovem pode ser?



Fonte verídica - fonte limpa; de origem certa, segura; mediante informação insuspeita, autorizada; Fonte de boatos; Fonte de boas novas; Fonte primária (original); Fonte secundária (dependente de outra fonte)? História de animais e a noticia (II Sam. 18:19-33).



5. Fagulha



Árvores em chama por uma fagulha. Chispa, centelha, falha, fala.



Tiago 3:5 e 6: Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; É mundo de Iniquiade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também É posta ela mesma em chamas pelo inferno".



Que tipos de fagulhas ardem entre os jovens?



II - Porque Deus usa diferentes descrições sobre a língua? O que controla a língua? Mat. 12:34.



III - Como É que Deus quer que usemos nossa língua? Rom. 10:9 e 10; Ef. 5:19 e 20; Rom. 15:6.



História das três peneiras



Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém.



Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:



- O que vai me contar já passou pelas três peneiras?



- Três peneiras?



- Sim. A primeira peneira É a VERDADE. O que você quer contar-me É verdade? Caso tenha apenas ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Mas suponhamos que seja verdade.



Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai me contar É coisa boa? Ajuda a elevar, ou destruir o bom nome do

próximo? Se o que você quer contar É verdade, e é bom, dever· passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. ConvÉm contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Pode melhorar o mundo?

E arremata Sócrates:



- Se passar pelas trÊs peneiras, conte! Tanto eu quanto você e seu irmão iremos nos beneficiar.



Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Ser· uma maledicência a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.


Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2004