Autor: Antonio Brito
Ministério Jovem - União Nordeste
Objetivos do Programa: Incentivar o estudo da BÍBLIA, o culto familiar e a devoção pessoal, atravÉs de um amor para com Deus que deve ser como uma tocha sempre acesa.
Introdução
Durante as Olimpíadas os meios de comunicação dão importância a várias coisas comuns do esporte e da cerimônia. Também buscam coisas inéditas. Entre tantas coisas para mostrar, não se pode esquecer o momento de acender e apagar a tocha olímpica. Ela representa vida, vibração, esforço, vontade, garra, ... Vitória.
Deus sempre pediu a seus filhos que mantivessem o fogo aceso: "O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagar·"- Levítico 6:13.
Caso o fogo deva ser conservado a arder, precisa ser reabastecido, pois sem lenha o fogo apagará – Prov 26:20. Acerca do altar no antigo santuário, foi dito: ao sacerdote acenderá lenha nele cada manhã - Levítico 6:12. Se isto era necessário então, quão mais essencial É agora!
Desenvolvimento
Reúna seus jovens em pequenos grupos para discutir trÊs aspectos do fogo acesso. Cada grupo fica encarregado de comentar sobre uma área e depois levar um relatÓrio para todos.
1. ARDERÁ NO ALTAR DA IGREJA
O fogo tem-se extinguido em muitos altares de nossas igrejas. Nunca se deveria deixar que a chama sagrada enfraquecesse no altar de qualquer igreja.
Como você vê o culto na igreja? A liturgia, o tempo, as partes do culto, os mensageiros, o louvor, o tempo para a oferta, o tempo das crianças? Pode melhorar? Em que? Envie sugestões para seu pastor e para o Departamental de Jovens.
2. ARDERÁ NO ALTAR DA FAMÍLIA
Quantas tragédias encontramos nos lares modernos em que o altar de família foi derrubado ou deixou de arder o fogo do amor fraternal e espiritual! Ponha um sinal de PERIGO em seu rádio, sua televisão, seu telefone, nos jornais ou em qualquer coisa que estiver excluindo o culto de família em seu lar. O culto familiar matutino e vespertino É mais indispensável nesta geração degenerada, com sua contaminadora influência, que em qualquer geraÇÃo anterior.
Quanto tempo deve durar um culto em família?
Que componentes do culto podem ser usados?
Se É culto, porque alguns querem estudar a lição ou fazer o ano bíblico na hora do culto?
(Motive seu grupo a louvar, ler a meditação ou um texto bíblico e ter oração intercessora no culto familiar. Deve durar 10 a 15 minutos.) Em outro momento você pode estudar a liÇÃo e fazer seu ano bíblico.
3. ARDERÁ NO ALTAR DO CORAÇÃO
Os cristãos ficarão mornos, e o amor de muitos esfriar· unicamente quando diminuírem as chamas da devoção. Mediante fervorosa oração particular e diligente estudo da BÍBLIA, acrescentai diariamente combustível ao fogo.
Então ele nunca se extinguir·. Não esqueça, a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.
Motive seu grupo a tomar tempo com a BÍBLIA.
Incentive-os a fazerem o ano bíblico, estudarem a lição de escola sabatina, terem um caderno para anotar as curiosidades no estudo, ou mesmo lerem um capitulo da BÍBLIA e um semelhante nos escritos de Ellen G White. (Exemplo: Evangelhos acompanhado do livro O Desejado de Todas as Nações.)
Olimpíada Devocional
Faça uma olimpíada devocional. Organize um grupo para fazer perguntas da lição, do ano bíblico e do livro de Ellen G. White correspondente à semana. Cada GAJA deve receber instruções sobre as etapas das provas.
· Lição.
· Biblia (ano bíblico).
· Espírito de Profecia.
· Hinos que combinam com a lição, com os capítulos da semana.
· Pontos salientes trazidos pelas equipes (curiosidades).
· Títulos que poderiam dar a cada capitulo e porque.
· Significados de alguns nomes.
· Promessas e mandados (ordens) no texto bíblico.
· Verso chave de um dos capítulos da semana.
· Cartão com um pensamento ou verso da semana para cada equipe dos GAJAS.
Se quiser pode incluir perguntas sobre o culto na igreja e sobre o culto familiar de alguns membros dos GAJAS
Não coloque muitas perguntas desafiadoras, difíceis para eles. A satisfação É acertar e comentar o que foi lido.
No final do trimestre faça um certificado ou um mini-troféu (bíblia e tocha juntos) e faça a premiação das equipes.
|