JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Reverência na casa de Deus

Decoração



*Desenhar uma boca aberta bem grande com a seguinte frase dentro (Cala-te diante da presença do Senhor). (habacuque 2:20).



*Um cartaz com um sorriso bem grande e escrito dentro da boca: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (salmos 122)



· Fazer faixas, em cartazes: "Silêncio, o Senhor está presente" entre outras que você escolher.



· Na hora da peça, haverá anjos com asas em todos os cantos da igreja.



· Arrumar som de passos, pois em determinado momento da peça, alguém oculto dirá: eles conversam e não estão ouvindo os passos de um Deus que se aproxima.



· Preparar uma cadeira bem bonita, onde (na imaginação) Jesus será convidado a sentar-se.



_______________________________________________________________________







Oração: Ancião do mês.







Introdução: Estamos vivendo em uma época onde as pessoas não levam a sério o Salvador.



Milhares e milhares de pessoas vem a sua santa casa e não lhe dá a devida atenção. Conversam



entre si, não ouvindo o que o dono do lar quer nos falar. Se vamos na casa de alguém, é porque gostamos de conversar, de ouvir esta pessoa, a mesma coisa é com Deus, vamos a sua casa para que? Será que estamos indo a sua casa, para ouvi-lo? Ou estamos indo a sua casa para rejeita-lo?



Muitas vezes queremos receber bênçãos das mãos do Mestre, vemos tantos milagres que Jesus opera, e porque muitas vezes pedimos uma coisa tão pequena e Deus não nos concede?



Quando entramos daquela porta para dentro, devemos deixar os nossos problemas, nossas conversas paralelas do lado de fora, para aqui então ouvir Aquele que tudo sabe, ouve e tudo vê.



Você conhece Jesus de verdade? Você esta verdadeiramente alegre por estar na casa de Deus?

Então cantemos juntos : A alegria esta no coração de quem já conhece a Jesus...





Louvor: A alegria....







Hoje vamos aprender um pouquinho sobre o silêncio na casa de Deus e, para isso, pedimos a você que nos ajude a começar este programa ouvindo a voz do silêncio.







(Neste momento peça que todos se calem, retirem o som e que nenhum ruído seja ouvido por um minuto. Peça que fechem os olhos e imaginem que Jesus está sentado na cadeira colocada a frente do púlpito).



Após o minuto de silêncio, com efeito musical, é feita uma oração fervorosa, invocando a presença de Jesus durante a programação.







Mensagem musical: Deus está aqui...(Célia Hheld)





Encenação:



(2 pessoas conversando).







- Sabe Márcia, hoje fui a igreja e não gostei do que vi, ou melhor do que ouvi.



- É mesmo, Tânia? O que aconteceu? Você disse que sua vizinha te convidou e você estava tão animada para ir!



- Pois é, Márcia, eu estava precisando ir à igreja. Queria ter um encontro com Jesus, você sabe os problemas que estou enfrentando e aceitei o convite da dona Cleide, que é uma pessoa maravilhosa, e fui a igreja com ela.



- Mas então o que aconteceu para te deixar tão triste depois de um culto?



- As pessoas lá conversam muito durante o culto. Quase não consegui ouvir o sermão. Você acredita que tinha uma moça na minha frente que criticava as pessoas que cantavam? As pessoas cochichavam demais. As crianças corriam

dentro da igreja, o barulho era tão grande que senti vontade de voltar para casa. Parecia uma feira, não uma igreja.



- Olha eu acho que você tem razão de estar triste, mas não desista de ir a igreja não. Tenho certeza que Deus vai tocar no coração destas pessoas, para entenderem que a casa de Deus é um lugar para louvar e não para conversar, você vai ver.



- Vamos de novo na igreja Sábado. Você vai ver que ser que vai ser diferente.



- Eu posso até ir, mas é muito difícil prestar atenção em alguma coisa com tanta falta de silêncio.



- É, mas vamos lá.







Apresentador:

Na maioria das vezes espantamos quem nos visita com nossos falatórios inúteis, quando deveríamos dar o melhor e maior exemplo.









Mensagem Musical: dentro do tema.











Descontração: não será bem uma descontração, será como uma entrevista, mas, com uma visita. Esta visita tem que ser bem desinibida. (uma visita que vai sempre na igreja, porque senão ela ficará com vergonha e não irá participar).







Coloca-se uma cadeira para a pessoa entrevistada.....o entrevistador terá que explicar...







Entrevistador: Eu estou aqui com a __________e vou fazer algumas perguntas para ela, relacionada ao tema....está preparada?! (deixe a "visita" bem a vontade).



















Segue algumas perguntas:







1 - Qual seu nome? É solteira, casada, viuva?



2 - Quantas vezes você já veio na igreja Adventista?



3 - Como você se sente ao entrar em uma igreja silenciosa, onde todos prestam atenção e sabe a hora certa de conversar?



4 - Como você se sente ao entrar em uma igreja barulhenta, onde os irmãos não prestam atenção na programação?



5 - Você sentiria vontade de voltar a essa igreja? Porque?







Um exemplo claro de como Jesus se sente com a falta de reverência: quando você esta em um grupo de amigos e começa a falar e uns falam junto com você, outros não prestam atenção. Como você se sentiria?



Antes de começar o culto divino, sempre pedimos que o pregador daquela manhã seja inspirado pelo céu, e de fato é, então se o Jesus está falando através do pregador, estamos desprezando quem?











Concurso Bíblico:











Mensagem Musical: dentro do tema.















PEÇA





INTRODUÇÃO:







Personagens: Alguns jovens, pastor, Jesus, Anjo 1, Anjo 2, (quantos mais anjos, melhor) Inimigo.



Cenário: igreja.







Narrador: Nos dias de culto, quando os membros não se importam com Jesus, não comparecendo aos cultos nos horários marcados, Satanás o inimigo de Deus e de

todas as almas existentes na face da Terra, passeia pela igreja, pois o desinteresse pelas coisas divinas é o que ele mais gosta.



Ele anda de um lado para o outro, com ar de riso, zombando do Salvador, pois assim, é em vão a morte de Cristo na cruz. Ele ri, ao lembrar do sofrimento de Jesus por

cada um de nós, e a humanidade como pagamento não se importa.







(entra Satanás, e começa andar pela igreja)







SATANAS: Ai que bom, mais um sábado, e as pessoas nem ai para Deus (hahaha), já esta na hora dos momentos de louvor...hummm, mas cadê? Hahaha cadê as pessoas?



Não tem nem 10% da igreja aqui. Mas deixa eu ir agora, daqui a pouco eu volto para ver eles conversarem, conversarem e conversarem não respeitando o Deus deles.







JESUS: Mais um Sábado se inicia, que agradável é ver pessoas chegando a minha santa casa de oração, para aprender um pouco mais sobre as verdades da bíblia e cantar louvores que chegam ate o trono de meu pai....







ANJO: O sábado é muito bom mesmo, é santo, na criação Deus com sua infinita sabedoria e compaixão, criou o sábado para o homem, pois sabia que a correria do mundo seria muito grande, então separou um dia especial, para que a humanidade se desligasse de tudo que fosse do mundo e passasse um dia agradável.







ANJO GABRIEL: É verdade, mas as pessoas não se importam mais, não temem mais a Deus, suas mentes estão ocupadas com coisas más. Elas não sentem mais a presença dos anjos e do espírito santo. Elas estão preocupadas com coisas do mundo.







ANJO 2: É muito triste....ninguém mais se importa com horários do cultos, porque não é só de Sábado de manha, tem também os JAs , cultos de oração, esses quase ninguém comparece...



Eles chegam tarde na igreja, agora ninguém perde hora para trabalhar, passear, assistir um filme ou jogo na televisão....



A realidade é dura, Mestre, mas a maioria não se importa com o que realmente interessa, são lindas por fora, pregam, cantam, mas por dentro que é o que importa realmente para a salvação, são totalmente o contrario, são feias, cheias de inveja, trazem contendas para santa casa de Deus na terra.







ANJO 3: E se fossem em outros tempos, muitos ao subirem no púlpito seriam mortos na hora, pois eles se esqueceram que o púlpito é santo e só pode subir aqui, quem estiver com a alma pura, e não estiver em desentendimento com o irmão.







JESUS: Todos nós estamos muito triste com tudo isso, pois estão caminhando para um lado que os conduzirá a morte eterna, e eu queria todos eles comigo no paraíso, pois tem lugar para todos eles. Mas como eles mesmo já sabem, não posso obrigar ninguém a me amar, deixei o livro arbítrio para que eles escolhessem.

Eles sabem o que eu fiz por cada um e sabe também o que o inimigo fez, cabe a cada um fazer sua escolha.







ANJO GABRIEL: Dia após dia tento fazer com que o meu protegido acorde.







ANJOS: Nós também, mas esta sendo em vão.







JESUS: E com isso, estão cada vez mais distantes da fonte da vida eterna, dando espaço ao inimigo das almas, que é o pai da mentira. Eles conversam e não escutam os passos de um Deus que se aproxima.







(neste momento o som dos passos)







INIMIGO: Vocês aqui???







JESUS: O que você faz aqui? Aqui não é lugar para você..







INIMIGO: Quem disso isso? Você sabe que aqui, é meu lugar...ninguém está nem aí

para as "coisinhas santas"...há, há, há.. eu deito e rolo aqui...







(Neste momento, os jovens e o pastor entram em cena, como se estivessem chegando para um culto normal, o pastor começa encenar sua pregação e depois de uns segundos os jovens começam a conversar).







INIMIGO: Não disse, esses jovens não estão sendo alimentados nem um pouquinho...o espírito santo não consegue nem chegar perto deles....(há, há, há).



Ai fica fácil para eu encher suas cabecinhas com coisas que realmente me interessam, coisas minhas: minhas músicas, ahhh, como a música tem influência, minhas danças....como diz o ditado popular: Mentes vazias, oficina de Satanás.







ANJO MAL 1: E como são vazias estas mentes. Eu que o diga. Aquele jovem ali, em casa, é pior ainda. Vivem um cristianismo de aparência.







ANJO MAL 2: E aquela então...os lugares que freqüentam você não entra, mas, nos entramos, porque são lugares ótimos.







INIMIGO: E o que mais podemos querer. São esses mesmos que queremos, os que pensam que estão por cima, se acham superiores, e quando não conseguem subir por bem, pisam na cabeça dos próprios irmãos, isso tudo na casa Dele (olha e aponta para Jesus e ri).







INIMIGO: E tem mais, quando o pregador esta falando eles nem ligam, uns conversam, outros cochilam, outros falam da vida alheia, outros riem, e com toda esta confusão os poucos que restaram nem conseguem prestar atenção, pois não existe silêncio, e com todos falando ao mesmo tempo, é difícil entender alguma coisa.







JESUS: Eu nunca vou desistir de meus amados, morri na cruz por eles e eu ordeno que vão embora...







(Satanás sai de cena)







JESUS: Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Apocalipse 3:20)



Entregue a mim a chave do seu coração. Só você tem a chave, a decisão é sua. Ou escolhe a mim, ou a Satanás, pois não podem servir a dois senhores, pois há de agradar a um e aborrecer ao outro.







Observações: Na hora da peça quando os jovens começarem a conversar, todos os anjos de luz que estarão nos cantos da igreja, sairão, e seus lugares serão preenchidos pelos anjos das trevas e quando o inimigo sair pela ordem de Jesus, os bons entrarão por todas as portas da igreja, quanto mais melhor.



Para quem não sabe fazer as asas, me manda um e-mail que eu explico, é super fácil.







Mensagem musical: que tenha a ver com a peça.







SERMONETE



(feito pelo personagem Jesus)







Como todos aqui já sabem, existem um grande conflito entre o bem e o mal. Quando Satanás foi expulso do céu, levou consigo 1/3 dos anjos, e a partir daquele dia, ele não polpa esforços para levar com ele o maior número de pessoas, pois o inimigo sabe que vai chegar o grande dia em que Jesus virá em meio as nuvens, com seus anjos de glória para resgatar os que permaneceram fieis...então ele

trabalha dia e noite, para tentar nos distanciar do Pai....



Devemos fazer a nossa parte, não deixando o inimigo entrar na casa de Deus, mas para isso, temos uma missão, que todos aqui já conhecem...Devemos nos prostrar perante nosso amado Pai e nos reverenciar perante sua presença. O Senhor esta em seu santo templo; Cala-te diante dele toda a terra. Assim diz o Senhor.



Não podemos ver, mas sabemos que neste momento está tendo uma batalha o bem X mal, e de que lado estamos?



É muito fácil falarmos que estamos do lado do bem, de Cristo nosso Senhor, mas será que estamos mesmo? Vamos começar a analisar nossas vidas a cada dia, olhar para dentro de nós.



Que possamos cada dia mais procurar melhorar, não só para não espantar as visitas que se encontram em nosso meio, mas também para Ter Deus Pai, Deus Filho e o Espirito Santo em nosso meio....não permitindo que o que encenamos nesta peça, torne-se realidade em nossa igreja.







Mensagem musical com toda a igreja: um hino do CD jovem de sua escolha. (a igreja faz um circulo e todos cantam de mãos dadas)





ESBOÇO DO PROGRAMA



REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS



Momentos de louvor:



Oração:



Introdução I:



Louvor:



Introdução II:



Louvor:



Encenação:



Louvor:



Entrevista:



Desbravadores:

Concurso Bíblico:



Louvor:



Peça:

Hino Final e oração final:


Colaborador: Tita