OBJETIVO: Mostrar que é necessário se ter um novo coração e que Jesus é o único que pode fazer essa mudança.
ALVO: A vida espiritual precisa ser fortalecida com um novo coração diariamente.
NOVO CORAÇÃO: Desejo sincero e decidido em servir a Deus e ama-lo acima de qualquer situação. É um amor revelado em obediência.
No início pode-se colocar todos de mãos dadas e cantar a música: CORAÇÃO IGUAL AO TEU.
ABERTURA
Colocar MENSAGEM DE REFLEXÃO
Caminho a Cristo, EGW
Cap. 02
Pág. 17 e 18
A Ponte Sobre o Abismo
Trecho
Nosso coração é ímpio, e não o podemos transformar. "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém!" Jó 14:4. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Rom. 8:7. A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar as fontes da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade. Esse poder é Cristo. Sua graça, unicamente, é que pode avivar as amortecidas faculdades da alma, e atraí-la a Deus, à santidade. Disse o Salvador: "Aquele que não nascer de novo"- não receber um novo coração, novos desejos, propósitos e motivos, que conduzem a uma nova vida - "não pode ver o reino de Deus." João 3:3.
ENCENAÇÃO
(A jovem entra com a mão no coração fala com a secretária (cristã) que a saúda com alegria e entusiasmo, assina, entra na sala, senta e saúda o doutor resmungão)
1.ª CONSULTA
- (CARLA) Bom dia doutor?!
- (DOUTOR) Bom dia jovem, senta, senta...
- (DOUTOR) O que é que está acontecendo com você? Tão nova...
- (CARLA) Sabe doutor, eu tenho me queixado de algumas dores muito fortes aqui no coração.
- (DOUTOR) É mesmo? Você tem sentido palpitações? O seu namorado lhe deixou recentemente?Tem algum familiar seu que já possua problemas cardíacos jovem?
- (CARLA) Não doutor! Não falo de palpitações, falo de dores aqui dentro sabe...dores tais como: RANCOR, MÁGOA, ÓDIO E INDIFERENÇA. Eles têm me incomodado bastante!
- (DOUTOR) Desculpe, mas eu sou um cardiologista, acredito que você esteja passando por alguns problemas pessoais, eu poderia lhe indicar um psicólogo ou um terapeuta quem sabe.
- (CARLA) Olha! Eu preciso que você examine o meu coração! Doe muito aqui dentro, por favor doutor me ajude!
- (DOUTOR) Sinto muito filha, eu trato apenas de problemas com o seu órgão chamado coração, desculpe-me.
(Carla sai triste, com a mão no coração lentamente).
2.ª CONSULTA
(Carla entra com a mão no coração fala com a secretária que lhe recebe novamente com grande alegria, assina, entra na sala, senta e saúda o doutor novamente)
- (CARLA) Bom dia doutor?
- (DOUTOR) Bom dia! Acho que você já esteve aqui outro dia, não foi?
- (CARLA) Sim doutor, mas dessa vez o Sr.º terá que tratar do meu coração!
- (CARLA) A minha vida anda muito triste e vazia, eu sei que o Sr.º não tem nada haver com ela, mas eu estou longe de meus princípios cristãos já faz algum tempo. Percebo que estou muito distante de Deus e meu coração está cheio de RANCOR, MÁGOA, ÓDIO e INDIFERENÇA. Trate o meu coração doutor!
(Nesse momento, Carla começa a chorar na mesa do doutor, enquanto 4 personagens entram, se apresentam e saem um a um.) (COLOCAR O CARTAZ FIXADO NOS 4)
RANCOR – Meu nome é RANCOR, sou o ressentimento profundo e reprimido, habito em corações velhos e fracos, distantes de Deus.
MÁGOA – Meu nome é MÁGOA, sou o causador do desgosto, amargura e tristeza, habito em corações velhos e fracos, distantes de Deus.
ÓDIO – Meu nome é ÓDIO, sou o sentimento profundo de inimizade, habito em corações velhos e fracos, distantes de Deus.
INDIFERENÇA – Meu nome é INDIFERENÇA, sou o causador do desinteresse, apatia, mornidão e insensibilidade espiritual, habito em corações velhos e fracos.
- (DOUTOR) Mas que coisa garota, eu já lhe falei que não capaz de resolver esse problema do seu coração, sabe de uma coisa fique aqui, tome um copo de água, eu vou ter que ir almoçar.
(Ele sae)
- (CARLA) Eu preciso de um novo coração me ajude doutor não me deixe...eu quero um transplante urgente!
(Nesse momento, a secretária se levanta, se dirige até Carla que está chorando e começa a conversar com ela sobre o Médico dos Médicos)
- (SECRETÁRIA) Carla? Carla?
(Ela volta o olhar em lágrimas para a secretária)
(Nesse momento, música de fundo bem solene)
- (SECRETARIA) Eu conheço uma pessoa que é o Médico dos Médicos e é capaz o suficiente para lhe dar um coração novo, seu nome é JESUS.
- (CARLA) Esse médico, eu o deixei ele nunca me atenderá novamente!
(Ela chora mais ainda)
- (SECRETARIA) Não Carla! Ele disse: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados que eu os aliviarei, disse mais: Aquele que vem a mim de maneira alguma eu o lançarei fora, QUERIDA: Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
- (SECRETARIA) Entregue-se a JESUS agora mesmo, entregue o seu ferido coração que ele lhe dará um novo, entregue-se sem reservas!
- (SECRETARIA) Vamos orar?
- (CARLA) Sim, claro! Eu quero voltar para JESUS e ter um novo coração.
(Nesse momento, as duas se ajoelham para orar)
(Entra um dueto ou trio com a música: FERIDO CORAÇÃO, cantora EVELINE)
(Ao terminar a música, quem cantou sae, as duas se levantam e CARLA demonstra o perdão de Deus na sua vida e o seu novo coração (ALEGRIA, PAZ, AMOR, UNIÃO, MOTIVAÇÃO...Elas saem abraçadas, fim.)
Essa é a base, agora é só fazer a grande do programa de acordo com a realidade local e estrutura.
Bom J.A.
Eduardo Nascimento Albuquerque
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Fortaleza – CE
Missão Costa Norte
Distrito de Jokey Club
Igreja de Conjunto Ceará |