Sugestão de programa para Dia das Crianças
Objetivos do Programa
Um programa especial para o Dia das Crianças, enfatizando que cada uma delas pode ser um pequeno missionário em seu próprio lar e em sua comunidade.
Introdução
A palavra missionário vem do latim que quer dizer enviar, e portanto, um missionário é alguém enviado a cumprir uma missão.
Em Mateus 28:18-20 lemos a grande comissão de Cristo que tornou seus discípulos em missionários estrangeiros. Eles foram à Ásia, Egito, África, Pérsia e Índia. Em Atos 26:16 a 18 encontramos uma comissão especial que foi dada a Paulo, fazendo-o cruzar mares e ir proclamar o evangelho na Europa.
O voto dos Desbravadores diz: “Pela graça de Deus serei puro, bondoso e leal, guardarei a Lei JA, serei um servo de Deus e amigo de todos.”
Nessas belas palavras, aceitamos nossa missão e nos comprometemos a cumpri-la.
Quando repetimos a Lei JA, tornamos a lembrar desta comissão especial de ser missionários em nossa pátria quando dizemos: "Ir aonde Deus mandar".
Alguma vez você já quis ser missionário na África, ou entre os índios? Alguma vez já desejou ser médico ou enfermeira em qualquer país necessitado? Então tome seu lugar e cumpra sua missão hoje mesmo em casa, porque a luz que brilha mais longe é a que brilha a partir da nossa casa.
Ilustração
Material necessário:
- Um vaso com água
- Um envelope marcado com a palavra PECADO que contenha alguns grãos de ácido tânico e uns poucos cristais de sulfato de ferro.
- Um saleiro que tenha mais ou menos meia colherada de ácido oxálico.
Aplicação
O vaso com água transparente representa o coração de todos os meninos e meninas quando nascem. (Mostre o envelope escrito PECADO para que todos possam ver). O pecado é horrível, mas muitas vezes parece atraente, por isso as crianças cedem pouco a pouco à tentação e permitem que o pecado penetre em seu coração. (Coloque o conteúdo do envelope na água). Antes que percebam, seu coração fica negro pelo pecado. Há esperança para torná-lo limpo novamente?
Neste saleiro há um certo tipo de sal. Vamos deixar cair um pouco nesta água negra e veremos o que acontece. (Balançar o saleiro para que o ácido oxálico caia na água. Misturar. Logo a cor negra desaparecerá e a água estará novamente limpa.)
As crianças representam este saleiro, pois têm a Palavra de Deus que limpa de todo o pecado. Deus quer que as crianças sejam puras, bondosas e verdadeiras para que possam levar a Palavra de Deus à outras crianças, para os que vivem em pecado possam também ser limpos e tornarem-se puros, bondosos e verdadeiros.
Personagens Bíblicos
Concurso para as crianças
Possivelmente a propriedade mais importante do sal é seu poder conservador.
Vamos agora mencionar algumas pessoas que foram como o sal conservador onde viviam. Quem souber o nome do personagem, levante a mão.
(Damos a seguir apenas dois exemplos, mas você pode fazer um concurso maior, perguntando sobre personagens bíblicos que as crianças conhecem bem, como Davi, José, Daniel, etc.)
Estou pensando em um homem que viveu antes de Cristo. Tinha duas filhas solteiras. Ele morava em uma cidade muito perversa. Seu nome começa com L. Deus decidiu destruir a cidade onde ele morava, mas não a destruiu antes que este homem e sua família houvessem saído dela. Este homem se chamava...
Estou pensando em outro homem que viveu antes de Cristo. Naquela época o mundo era muito mau. Deus decidiu destruir todo o mundo mas procurou uma maneira de salvar este homem. Ele tinha três filhos e três noras. Deus ordenou que ele construísse um grande barco. Seu nome era...
Crianças Bíblicas que brilharam
Concurso para as crianças
O objetivo da luz é desfazer as trevas.
(Mostre diferentes tipos de luz: vela, lampião, lâmpada, lanterna e explique quando e como são usadas, enfatizando que seu único objetivo é iluminar, espantando as trevas).
Agora vou mencionar algumas qualidades de pessoas que foram luz em sua época. Levante a mão quem adivinhar.
Estou pensando em uma menina cujo nome é desconhecido. Vivia nos tempos de Eliseu. Era alegre, boa e animada. Ela percebeu que sua patroa estava freqüentemente triste porque seu esposo era leproso. Procurava alegrá-los falando-lhes dos milagres que Eliseu realizava. E assim seu patrão foi curado. O nome dele era...
Estou pensando em uma menina que ajudou muito sua mãe em uma situação difícil. A mãe colocou o irmãozinho dela em um cestinho e colocou-o no rio Nilo, para salvá-lo do rei malvado. A menina ficou escondida atrás de uns arbustos, observando o cestinho. E quando a princesa o achou, ela corajosamente foi oferecer os serviços de sua própria mãe para a princesa.
Como era o nome dessa menina?
(Procure saber de alguns meninos e meninas da sua igreja que tenham sido luz em seu lar, na escola, na igreja, na comunidade e faça um pequeno comentário sobre cada um deles. Isso será muito interessante e importante para as crianças).
Uma menina tímida
Certa vez, uma menina tímida ouviu as boas novas de um Salvador que logo voltaria e sentiu necessidade de falar de Jesus a outras pessoas. Escolhendo um bairro bem pobre, ela foi entregar revistas. Bateu em uma casa pobre e feia. Apareceu uma mulher com um nenê nos braços. A menina perguntou se ela gostaria de receber as revistas que ela tinha para oferecer, que eram publicações religiosas. A mulher não queria, mas a menina tinha um sorriso tão doce e parecia tão envergonhada que ela aceitou as revistas. Dentro de sua pobre casa não havia muito lugar, mas ela colocou este singelo presente na parte de cima de um velho armário.
Semanas mais tarde, em um dia muito frio de inverno, ela estava sentada embalando seu bebê e se perguntando como poderia tampar as frestas que as tábuas formavam na parede. Se ela tivesse alguns papéis... Mas ela era muito pobre e não tinha dinheiro nem para comprar um jornal. Então, nesse momento, ela viu as revistas na parte de cima do armário. Poucas horas mais tarde as publicações adventistas haviam sido pregadas nas paredes, algumas até mesmo de cabeça para baixo.
Um outro dia, novamente a mulher estava sentada embalando seu bebê quando seus olhos se detiveram em um desses periódicos pregados na parede. Ela colocou o bebê no sofá, e levantou-se para ler o fim do artigo, mas não terminava ali, de maneira que ela teve que subir em uma cadeira para ler as últimas palavras.
Sem saber, ela tinha a mensagem do terceiro anjo nas paredes. Ela leu tudo e aceitou o evangelho. Não apenas isto, mas ela também contou as boas novas a seus vizinhos e o resultado foi que se organizou uma igreja naquele bairro.
Logicamente a menina tímida nunca havia sonhado imaginar que as revistas, que ela havia dado com tanto medo, mas com um doce sorriso a uma pobre mulher que vivia em uma casa miserável, chegariam a ter um resultado digno de ser mencionado.
Conclusão
As crianças são pequenos missionários voluntários em seu lar e na comunidade em que vivem.
Podem fazer pequenas tarefas de grandes significados:
Fazer alegremente as tarefas de casa.
Fazer uma obra de caridade na vizinhança.
Participar na escola sabatina e nas programações da igreja.
Distribuir folhetos e revistas.
Terminar com uma oração especial pelas crianças da igreja.
|