JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Aprendendo mais sobre Moisés!

JA sobre Moisés



Momentos de Louvor:

Boas Vindas:

Hino inicial:

Oração inicial:

Introdução:

Mensagem Musical:

Concurso sobre Moisés:

Tema para discutir:

Dinâmica "Eu vou pro céu":

Ilustração:

Mensagem Musical:

Conclusão:

Hino Final:

Oração Final:







Concurso sobre Moises:



1- O que significa o nome de Moisés:

Tirado das águas (Ex 2: 10)



2- Por volta de que ano Moises nasceu?

Por volta de 1520 antes de Cristo



3- Quem foram os pais de Moisés?

Anrão e Joquebede (Nm 26:59)



4- Moises pertencia a qual tribo?

Levi (Ex 6:16)



5- Quantas vezes aproximadamente o nome de Moises é citado no antigo testamento?

750 vezes



6- Quantos anos Moisés viveu?

120 anos (Dt 34:7)













7- Sobre qual monte Moisés subiu para ver a terra prometida?

Monte Nebo (Dt 34:1)



8- Quem enterrou Moisés?

O proprio Deus (Dt 34:5 – 6)



9- Quais livros da Bíblia pertecem ao Pentateuco, os cinco livros que Moisés escreveu?

Genesis, Exôdo,Levítico, Numeros e Deuteronomio.



10- Qual salmo foi escrito por Moises?

Salmo 90





Dinâmica: Essa dinâmica é muito boa, pois envolve a igreja toda. O animador explica que nessa dinâmica todos "vamos para o céu" e teremos que levar alguém conosco. Então ele mesmo começa dizendo: "Eu vou para o céu e vou levar o Fulano, porque... blá, blá ,blá..." Esse Fulano vai até a frente, segura na mão de quem o chamou e chama outra pessoa e diz pq quer leva-la para o céu e assim sucessivamente. Os demais, vão formando uma roda para que tenha espaço à aqueles que estão chegando a frente. É emocionante ver os irmãos demonstrando amor e carinho uns pelos outros... nem sempre falamos o que sentimos e essa dinâmica ajuda nesse sentido!



















Tema para discutir com a igreja:

Se você tivesse nascido e crescido em um palácio, acha que seria uma pessoa mais feliz? Que riscos pode ter trazido para o carater e fé de Moises, o fato de ter crescido soba a influencia do palacio de faraó?







Ilustração:

Certo dono de uma empresa assim se pronunciou a um funcionario: Precisamos de uma pessoa exatamente do seu tipo para ocupar a posição de gertente. Analisamos sua ficha e vimos que só há um problema: a sua religião. O cargo é incompativel com sua fé. Sendo hoje sexta-feira, você terá até segunda-feira para pensar e nos dar uma resposta. Aquele funcionario passou o sabado e o domingo com uma aflição no coração: “Desejo esse cargo! E minha fé? E minha igreja? E Deus?”. Na segunda-feira, o patrão quis saber a decisão. “Eu vou aceitar a proposta da empresa patrão!” Então o patrão falou: “Está despedido! Você não passou no teste: se você é capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me garante que não trairá minha empresa?”.”Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” . Lc 14 : 33.



Conclusão:

Vale a pena servir a Deus. Sua recompensa é insuperavel! Se Moises tivesse escolhido o Egito, onde estaria agora? Com certeza seria mais uma múmia, entre as dos farós, em algum museu do mundo. Porém, como ele soube renunciar aos prazeres do pecado, está no Céu e desfruta das delícias eternas. Hoje o desafio é o mesmo: “Não ameis o mundo... Ora o mundo passa... Aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 Jo 2: 15, 17)



Introdução:

Em que cidade e estado você nasceu? Se pudesse ter escolhido, em que cidade gostaria de ter nascido? Por que? Nossas preferencias determinam nosso futuro. Fazer corretamente as escolhas pautadas pelos sonhos de Deus para nossa vida é um tremendo disafio. Moises teve em suas mãos o trono do maior império de seus dias, o Egito, mas preferiu renunciar a toda e qualquer coisa que não fosse a vontade de Deus. Tornou-se o liberador dos israelitas e , por sua mansidão e humildade, esteve e falava face a face com Deus. Sua vida nos inspira a renunciar tudo para obedecer a Deus. Moises é um exemplo de renuncia a ser seguido.





>> Fiz em minha igreja e foi muito bom... todos gostaram, espero ter ajudado!

Colaborador: Ediane Subtil de Oliveira Mascarenhas