Introdução:
Hoje iremos falar um pouco mais sobre nossa saúde. Afinal todos nós sabemos que nosso corpo é templo do Espírito Santo.
Falaremos sobre a importância de termos uma vida saudável, obesidade, porque devemos preservar nosso corpo, e vários outros assuntos que serão falados aqui nesta tarde.
A Importância de uma Vida Saudável
A preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema cada vez mais discutido por todo mundo. Ter uma vida saudável é um dos indicadores da qualidade de vida. Por isso, adotar alguns hábitos básicos pode fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia.
Mudar hábitos e reorganizar a rotina exige dedicação e disciplina. Mas o importante é dar o passo inicial. Um bom caminho para isso é não estabelecer metas que, logo de início, pareçam impossíveis de serem alcançadas. Comece aos poucos, cuidando do principal "tripé" de uma vida saudável: alimentação balanceada, prática regular de exercícios e bem-estar psicológico.
O equilíbrio e o cuidado com a seleção dos alimentos
Levantar correndo e sair para trabalhar, depois tomar 30 cafezinhos até a hora do almoço, momento no qual provavelmente come-se um lanche de fast-food, ou um simples salgado; no jantar um pratão de comida, pois a fome a noite é de matar. Na hora de dormir a consciência pesada e a promessa de que na próxima semana será dado início ao "regime". Quem não se identifica pelo menos em algum momento da vida com esta rotina? O problema é que adotar esta rotina prejudica a nossa qualidade de vida, uma vez que manter uma alimentação balanceada é essencial para se ter uma vida saudável.
É inquestionável que a qualidade dos alimentos ingeridos deve ser observada: uma dieta equilibrada em gorduras, carboidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas é ideal. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que, na alimentação, a regularidade também merece destaque. Para o organismo, alimentar-se regularmente através de diversas refeições ao longo do dia é muito importante. Assim, tente distribuir alimentos saudáveis, de uma forma equilibrada, em três refeições centrais e cerca de duas intermediárias, com intervalo de 2 a 3 horas entre elas.
Além disso, cada refeição deve ser pensada de maneira a oferecer um prato equilibrado para as necessidades do corpo humano. Entender a Pirâmide dos Alimentos pode ser de grande ajuda para perceber a importância de uma alimentação equilibrada.
Atitudes para um plano alimentar saudável
Algumas atitudes recomendadas por nutricionistas também podem ser adotadas na busca de um plano alimentar saudável:
• Realizar 6 refeições ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
• Adquirir horário regular para realizar as refeições.
• Dar preferência para verduras e legumes crus nas principais refeições.
• Quanto mais colorido for o prato, maior quantidade de nutrientes a ser ingerido.
• Sempre que possível, consumir produtos integrais em vez de refinados.
• As frutas devem fazer parte do cardápio diário.
• Não pular nenhuma refeição, inclusive o café da manhã, mesmo que não esteja sentindo fome. Os lanches intermediários são a garantia do sucesso da dieta.
• Tomar muita água e sucos naturais, mas não abusar durante as refeições.
Exercícios Físicos
Um dos principais pilares de uma vida saudável é a prática de exercícios. Mas de nada serve passar meses sem fazer exercícios e depois ir à academia e passar um dia inteiro lá. O importante é criar uma rotina para que o corpo seja constantemente estimulado pela atividade física. Ao mesmo tempo, atividade física em excesso pode ser tão prejudicial quanto a ausência da mesma. É melhor praticar exercícios mais dias na semana, mas em quantidades menores, do que pegar pesado em um único dia. Só através da estimulação o corpo mantém o nível conquistado com a atividade física praticada.
Os Benefícios da Prática de Exercícios Físicos
Praticar exercícios físicos regularmente é uma prática que, além de saudável, traz diversos benefícios:
• Melhora o funcionamento e a resistência cardiovascular, já que um coração mais forte precisa trabalhar com menor intensidade para desempenhar sua função, o que previne infartos e derrames, entre outras patologias associadas ao coração.
• O exercício físico melhora a circulação sangüínea, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos.
• Aumenta o colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos".
• Diminui a pressão arterial.
• Melhora a função respiratória e, por isso, a disposição para as atividades diárias.
• Ajuda a aliviar o estresse.
• Proporciona maior força e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo em que queima gordura.
• E ajuda também a emagrecer.
Obesidade
Em I Coríntios 6:16 diz assim: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual.
Conclusão:
Muitas pessoas hoje em dia, não se importam com a saúde, mas se preocupa com a aparência (se está bem arrumada ou não, se sua maquiagem está certa ou não), e esquecem se esquecem do mais importante que é a saúde.
Temos que cuidar muito bem do nosso corpo, pois ele é templo do Espírito Santo. Temos q preservar a nossa saúde para que possamos viver mais.
Deus nos emprestou esse corpo para que possamos cuidar dele, e não destruí – lo. Deus quer que tenhamos uma boa saúde, mas não comendo doces, carnes e outras coisas que fazem mal pra nossa saúde, e sim comendo as frutas, os cereais, os grãos, tudo isso ele criou para que tenhamos boa saúde. Vamos pensar no que estamos fazendo com o nosso corpo e com a nossa saúde em geral.
|