Abertura
"Faça o favor de examinar os freios", disse o motorista do caminhão, ao encarregado do posto de serviço. "Não confio nos freios.”
"O senhor está sempre às voltas com seus freios! Vou examiná-los", disse o mecânico.
Examinou-os. Eles precisavam de conserto, mas ele não foi fiel no trabalho. Fez apenas um conserto de emergência, provisório, e entregou o caminhão ao dono.
Tudo foi bem, por algum tempo, e o motorista estava confiado, certo de que os freios estavam em boas condições. Enquanto subia o caminho da montanha, ia assobiando de contente. Chegou a um lugar e começou a longa descida, de uns 20 km.
"Ainda bem que os freios estão em boas condições", pensou.
De repente descobriu, horrorizado, que os freios não funcionavam. Fez o que pôde para parar o caminhão, mas a própria transmissão se despedaçou, e o carro precipitou-se em carreira desabalada, morro abaixo. Ao chegar próximo da cidade, ia à frente outro caminhão, cheio de gente que ia para o trabalho. Procurou desviar-se, mas não conseguiu, e se chocaram os veículos. Resultado: cinco vidas apagadas, num instante!
De quem foi a culpa? Alguém não tinha sido fiel em seu trabalho. Tantas vidas se perderam porque alguém quis poupar um pouco de tempo e energia, fazendo trabalho matado. É que esse "alguém" nunca aprendera que "tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ecl. 9:10).
Jogral -
Faça tudo o que puder
PESSOA 1 Injustiças
PESSOA 2 perdas
PESSOA 1 guerras
PESSOA 2 destruição
PESSOA 1 E 2 As pessoas sofrem e clamam por ajuda e compaixão
PESSOA 2 E 4 Como poderemos atender a todos?
TODOS - Somos fracos e temos pouco a oferecer?
PESSOA 1 É impossível mudar o mundo
PESSOA 2 Não podemos fazer tudo
PESSOA 1 Mas, com amor,
PESSOA 2 compaixão e fé
TODOS Faça tudo que o puder
PESSOA 1 Neste mundo frio e vazio
PESSOA 2 Temos uma missão
PESSOA 1 confortar o nosso irmão
PESSOA 2 Seja ele quem for, esteja onde estiver
PESSOA 1 E 2 Não o deixe sozinho
PESSOA 1 seja a luz na escuridão.
PESSOA 2 É impossível mudar o mundo
PESSOA 1 Não podemos fazer tudo
PESSOA 2 Mas, com amor,
PESSOA 1 compaixão e fé
TODOS Faça tudo que o puder
PESSOA 1 Aceite hoje o dom do amor e faça a diferença
PESSOA 2 Seja uma bênção por onde for
PESSOA 2 Pra cada coração aflito em nosso caminho
PESSOA 1 Vamos dar todo nosso amor
PESSOA 1 É impossível mudar o mundo
PESSOA 2 Não podemos fazer tudo
PESSOA 1 Mas, com amor,
PESSOA 2 compaixão e fé
TODOS Faça tudo que o puder
Concurso
1. “Eu Sou o Caminho, e a Verdade e a Vida” ?
a) João 16:4 b) João 4:6 c) João 14:6 d) João 6:4
R: c) João 14:6
2. “Tudo Posso nAquele que me fortalece” ?
a) Filipenses 4:13 b) Filipenses 13:4 c) Filipenses 14:3 d) Filipenses 3:14
R: a) Filipenses 4:13
3. “Disse Deus: haja luz; e houve luz” ?
a) Gênesis 1:2 b) Gênesis 1:3 c) Gênesis 1:4 d) Gênesis 1:5
R: b) Gênesis 1:3
4. “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” ?
a) Êxodo 20:8 b) Êxodo 20:9 c) Êxodo 20:10 d) Êxodo 20:11
R: a) Êxodo 20:8
5. “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” ?
a) Daniel 8:11 b) Daniel 8:12 c) Daniel 8:13 d) Daniel 8:14
R: d) Daniel 8:14
6. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” ?
a) Isaías 7:11 b) Isaías 7:12 c) Isaías 7:13 d) Isaías 7:14
R: d) Isaías 7:14
7. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” ?
a) Salmo 51:10 b) Salmo 61:10 c) Salmo 41:10 d) Salmo 71:10
R: a) Salmo 51:10
8. “Ensina a criança no caminho em que deve andar” ?
a) Provérbios 22:3 b) Provérbios 22:6 c) Provérbios 21:3 d) Provérbios 21:6 R: b) Provérbios 22:6
9. “Respondeu-lhes Jesus: errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”?
a) Mateus 22:28 b) Mateus 22:29 c) Mateus 22:30 d) Mateus 22:31
R: b) Mateus 22:29
10. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” ?
a) II Timóteo 2:13 b) II Timóteo 2:14 c) II Timóteo 2:15 d) II Timóteo 2:16
R: c) II Timóteo 2:15
Encerramento
A grande tentação dos nossos dias chama-se mediocridade, fazer apenas o suficiente para a sobrevivência.
Fazer o nosso melhor é o que, em uma linguagem mais moderna, Jesus quis dizer ao falar para andarmos a segunda milha, entregarmos também a capa e até mesmo amar a Deus de todo o teu coração, toda a sua força, toda a sua alma. Manuel Alegre, Poeta português disse: “Mais do que ser o primeiro, herói é quem se dá por inteiro. E dentro de si mesmo, vai mais além”.
Salomão em Eclesiastes 9:10 diz : "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Quem gosta de esportes (e quem também não gosta) sabe que o nome mais falado nos últimos dias é o do fantástico velocista jamaicano Usain Bolt. Afinal, é cada vez mais rara uma quebra de recorde mundial nas provas de velocidade do atletismo. Ele quebrou dois em menos de uma semana: 100m e 200m. Não bastasse deixar o mundo de boca aberta com suas marcas impressionantes, Bolt ainda esbanja facilidade no que faz. Corre de forma leve e alegre. Poderíamos ficar enumerando as qualidades inacreditáveis desse atleta por horas, mas o que me interessa aqui é saber o que podemos aprender com esse campeão, para usarmos na nossa vida espiritual, física, familiar, etc...
Primeiramente vamos analizar 4 pontos sobre Bolt:
1- Foco. Após ter obtido a sensacional marca de 19.19s nos 200m, Bolt declarou: “Não estava pensando no recorde mundial. Eu estava trabalhando na minha largada durante toda a temporada e hoje eu acertei.” Muitas vezes pensamos somente no resultado e esquecemos o que é realmente necessário para alcançar os objetivos esperados. Por exemplo, muita gente diz que quer emagrecer (eu sou um desses), fazer ano bíblico, orar mais, fazer trabalho missionário, se a dedicar escola, faculdade, ou outras coisas que prometemos a Deus e a nós mesmos, mas quantos realmente passam o ano inteiro buscando fazer o que se propuseram? Resultado? Derrotas, frustações e mais promessas.
2- Melhorar os pontos fracos. O ponto mais fraco de Bolt é justamente a largada, onde ele geralmente leva desvantagem em relação a quase todos os seus rivais. Durante meses ele trabalhou duro para melhorar esta deficiência. É exatamente isso que devemos fazer. No entanto, na maioria das vezes acabamos fazendo apenas aquilo que nos dá prazer. Por exemplo: Sabemos quais são os nossos maiores defeitos, pecados, fraquezas, mas nos conformamos com que somos e não tentamos vencer essas fraquezas que só atrapalha a nossa vida, no caso da vida espiritual, nos temos vários exemplos de textos que nos garantem vitórias sobre as nossas deficiências( estou falando aqui de pecados acariciados, problemas de carater, incredulidade, etc. Lembrando que o pecado deve ser algo estranho a nossa vida, não cotidiano e normal.),em Filipenses 4:13 Paulo diz: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
3- Realizar os movimentos de forma relaxada. Talvez a maior característica de Bolt seja a facilidade e leveza com que corre. Bolt faz parecer fácil a proeza de correr tão rápido. Claro que se trata de um ser humano muito privilegiado, mas podemos nos espelhar em seu padrão de movimentos: concentrado e ao mesmo tempo harmonioso. Muitas vezes tornamos a nossa vida um fardo, pois não conseguimos ser contemplativos, equilibrados, amorosos, etc... Muitos trazem sobre si fardos por escolherem ser de dificil convivência, pois são estremamentes pessimistas, grossos, críticos, chato, fazendo que as pessoas se afastem.
Devemos viver de forma leve, tranqüila em todas as partes de nossa vida, não importa o problema que estamos passando, se formos leves, confiáveis, amorosos, da paz, teremos uma bela convivência na igreja, no lar, no trabalho, na escola e em todos lugares que fomos.
Mateus 5:5 "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;"
4- Praticar sua atividade com alegria. Bolt vem mostrando que, mesmo competindo e buscando o melhor resultado, podemos praticar exercícios de forma alegre. Não é preciso “fechar a cara”, com expressão de sofrimento no rosto. Aliás, se o exercício for só sofrimento, a chance de ele ser abandonado é grande. Observo muita gente na igreja, no trabalho, na rua caminhando, correndo, comprando ou vendendo, trabalhando estudando,vivendo de forma egoísta como existisse só ela no mundo,nós podemos e devemos ser diferentes, pois primeiramente temos um Deus que nos ama e somos servos DELE,segundo termos a esperança de uma vida melhor no porvir, mas podemos também ter lampejos das alegrias que viveremos lá, aqui nesta terra.
Deus promete fazer de nós pessoas diferentes, pessoas amorosas, alegres, esperançosas, pacientes e corajosas. Quando somos pessoas alegres e de fácil relacionamente, atraimos as pessoas,ficando mais fácil conviver e falar do amor de Cristo para elas.
Louvores - equipe de louvor
Abertura
Música Especial - convidado (a)
Jogral
Concurso
Entrevistado (a) da Semana: Entrevistar alguem que faça tudo conforme as suas forças. Que trabalhe bastante para a causa do Senhor.
Pedidos de oração
Música Especial
Encerramento –
Música Final - especial ou louvor com a igreja
Oração. feita pela mesma pessoa que fez o encerramento.
|