CULTO J.A – PRIMAVERA
INTRODUÇÃO
O Culto J.A de hoje começa ao som da música clássica do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725.
Fascinado com a primavera, Vivaldi resolveu criar a mais bela canção para sua seria de canções das Quatro Estações.
Nas cordas do violino e na combinação dos instrumentos musicais este compositor quis mostrar o fascínio que a primavera significa na Europa.
A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
Hoje o culto J.A vai falar desta época do ano tão bela que surge com o final do tempo frio e gelado de inverno.
CONCURSO PREPAR ESPADA
Palavra = FLORES
1. Cânticos 2:12
2. 2ª Cron. 4:21
3. Êxodo 25:34
4. Êxodo 37:20
5. 1 Reis 6:32
6. 1 Reis 6:35
7. 1 Reis 7:49
8. 1 Reis 6:29
9. Números 17:8
10. 1 Reis 6:18
11. Gênesis 40:10
12. Isaías 27:6
13. Naum 1:4
14. Números 8:4
15. Isaías 40:6
JOGRAL: Curiosidades da Primavera
1 - A palavra primavera vem do latim primo vere, que significa no começo do verão. O nome da estação foi dado na época do Império Romano.
2 - Nesta estação, o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. Como recebem luz solar por mais tempo, as plantas acumulam a energia necessária para abrir suas flores.
1 - As flores não são apenas enfeite. Na primavera, elas são responsáveis pela reprodução de um grupo de mais de 230 mil espécies de plantas floríferas.
2 - Grãos de pólen (com células masculinas) grudam no corpo de borboletas, abelhas e pássaros quando eles se alimentam do néctar da flor. Aí eles levam o pólen para outra flor da mesma espécie e, assim, ela gera frutos com a semente de uma nova planta.
1 - Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. É que, nessa época, há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebês.
2 - As diferentes estações existem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao Sol. Na primavera, assim como no outono, os dois hemisférios do planeta (norte e sul) recebem os raios solares quase com a mesma intensidade.
1 - A maior flor do mundo é a raflésia, com mais de 1 metro de diâmetro e até 7 quilos! Ela se agarra a raízes e caules de outras espécies para sugar nutrientes e água e só vive na ilha de Sumatra, na Indonésia.
2 - A vitória-régia é a flor símbolo da floresta Amazônica. Tem folhas gigantes, presas ao fundo dos rios por raízes grossas. Suas flores perfumadas podem ter até 30 centímetros e se abrem no fim das tardes de primavera e verão.
1 - Na China, as estações estão ligadas a elementos da natureza. A primavera, por exemplo, tem ligação com a madeira.
2 - A temperatura da Terra está aumentando e isso provoca confusão nas estações do ano. O inverno está mais curto e a primavera começando mais cedo. Aí, as flores aparecem antes do tempo, o que bagunça os ciclos da natureza.
CONCLUSÃO
AS ESTAÇÕES DA VIDA
Cada estação do ano tem suas características bem específicas. O outono é a estação dos ventos fortes e das folhas que caem. É a vida que se renova. O inverno é a estação das chuvas fortes, do frio e da pouca luz. É a vida que se retrai. Na primavera, as cores revestem a natureza de uma beleza rara. É a esperança que desponta. E no verão, o brilho do sol e a força da luz exaltam a criação. É a vida em plenitude.
É interessante como a natureza conhece as suas estações e compreende a linguagem de cada uma delas. As estações do ano revelam a beleza presente na harmonia dos contrastes.
Tal como a natureza, a vida humana tem as suas estações. Nossa existência precisa ser compreendida, também, a partir dos seus contrastes. Perdas e danos; frio e calor; escuridão e brilho, fazem parte das múltiplas facetas da vida que se renova, que se refaz, e que triunfa vitoriosa, ainda que, de tempos em tempos, conheça a dor, as derrotas e o sofrimento. São as estações da vida, como momentos, necessários, da nossa existência.
Muitas vezes os ventos do outono sopram fortes contra nós, e, quais folhas, nossos sonhos vão embora, ao sabor dos ventos. Parece até que a vida vai sendo despedaçada e tudo vai desmoronar. São os ventos das grandes provações. Eles vêem em forma de enfermidades, lutos, perdas e desencantos. Embora seja a estação das folhas que caem, o outono é também o momento que a vida se renova. A Bíblia diz: "Depois da tempestade vem a bonança". Suportar o outono é renovar-se para a vitória.
Não é difícil perceber a chegada do inverno. O frio e a escuridão entristecem a alma. O coração reclama de uma lareira e um cobertor. É a estação da solidão, dos questionamentos profundos, de agudas crises existenciais. Tudo parece escuro ao nosso redor. Queremos algo que nos aqueça a alma e alguém que nos escute o coração. Mas, o inverno não dura para sempre! A Bíblia também afirma: "O pranto pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer". (SAL. 30:05)
Quando tudo parece perdido, e pensamos não haver mais saídas, a semente começa a brotar. Nasce no coração uma esperança. É a vida que ressurge na força dos sonhos e, com eles, a existência se reveste de cores, outra vez. É a primavera chegando, trazendo a beleza que pensávamos perdida. Tudo parece se revestir de um novo sentido, como um poema de rara beleza.
No tempo certo, o sol volta a brilhar. É o verão que está chegando e com ele a luz que amplia a nossa visão, o calor que aquece nossos sonhos, e a força para resistirmos aos ventos fortes da dor. É a vida que triunfa. É a vitória, afinal. A Escritura Sagrada proclama Deus como o Sol da Justiça; e Jesus Cristo como a Luz da vida. Por isso, o verão é a estação da vida e da luz.
Seja qual for a estação pela qual você esteja passando, confie sempre em Deus, pois Ele é o Senhor da natureza e da vida. SEu poder é maior que a força dos ventos; sua presença embeleza a vida; seu Espírito aquece nossa alma e a Sua Palavra ilumina nosso caminho. Sejam quais forem, as circunstâncias, Ele tem poder para mudar o tempo e as estações
José Vando Moreira da Silva
Dir. Ministério Jovem IASD Monte Sinai
Missão Pernambucana Central – UneB
Contato: jvandoms@hotmail.com
|