JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Chegou a Primavera

Chegou a Primavera



Introdução

Video de flores com fundo musical



A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

Hoje o culto J.A vai falar desta época do ano tão bela que surge com o final do tempo frio e gelado de inverno.

JOGRAL:

Curiosidades da Primavera

1 - A palavra primavera vem do latim primo vere, que significa no começo do verão. O nome da estação foi dado na época do Império Romano.



2 - Nesta estação, o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. Como recebem luz solar por mais tempo, as plantas acumulam a energia necessária para abrir suas flores.



1 - As flores não são apenas enfeite. Na primavera, elas são responsáveis pela reprodução de um grupo de mais de 230 mil espécies de plantas floríferas.



2 - Grãos de pólen (com células masculinas) grudam no corpo de borboletas, abelhas e pássaros quando eles se alimentam do néctar da flor. Aí eles levam o pólen para outra flor da mesma espécie e, assim, ela gera frutos com a semente de uma nova planta.



1 - Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. É que, nessa época, há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebês.



2 - As diferentes estações existem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao Sol. Na primavera, assim como no outono, os dois hemisférios do planeta (norte e sul) recebem os raios solares quase com a mesma intensidade.



1 - A maior flor do mundo é a raflésia, com mais de 1 metro de diâmetro e até 7 quilos! Ela se agarra a raízes e caules de outras espécies para sugar nutrientes e água e só vive na ilha de Sumatra, na Indonésia.



2 - A vitória-régia é a flor símbolo da floresta Amazônica. Tem folhas gigantes, presas ao fundo dos rios por raízes grossas. Suas flores perfumadas podem ter até 30 centímetros e se abrem no fim das tardes de primavera e verão.



1 - Na China, as estações estão ligadas a elementos da natureza. A primavera, por exemplo, tem ligação com a madeira.



2 - A temperatura da Terra está aumentando e isso provoca confusão nas estações do ano. O inverno está mais curto e a primavera começando mais cedo. Aí, as flores aparecem antes do tempo, o que bagunça os ciclos da natureza.



Reflexão A Flor Azul

Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim:

- Oh, me desculpe por favor, foi a minha reação.

E ele disse:

- Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!

Nós fomos muito educados um com o outro, aquele estranho e eu. Então, nos despedimos e cada um foi para o seu lado.

Mais tarde naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silêncio que eu nem percebi. Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca.

- Saia do meu caminho filho! E eu disse aquilo com certa braveza.

E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido. Eu nem imaginava como havia sido rude com ele.

Quando eu fui me deitar, podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo:

- Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou! Mas com seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe para você. Ele mesmo as pegou, a cor-de-rosa, a amarela e a azul.

Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele.

Nesse momento, eu me senti muito pequena. E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas. Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado.

- Acorde filhinho, acorde. Estas são as flores que você pegou para mim?

Ele sorriu:

- Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você! Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul.

Eu disse:

- Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira.

- Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!

- Eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul.





Você já parou para pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias.

Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, os nossos filhos, sentirão essa perda para o resto de suas vidas.

E nós raramente paramos para pensar nisso. Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.

Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um "Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante para nós. Ao invés disso, muitas vezes agimos rudemente, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos queridos.

Estejamos atenciosos com nossa família e com nosso trabalho, mantendo-os em boa harmonia sempre que possível.





DINAMICA DAS FLORES

A dinâmica consiste em promover um momento de confraternização entre os membros da igreja.



Providencie um cartãzinho com a imagem das seguintes flores: orquídea, margarida, rosa, e girassol. Esses cartõezinhos deverão ser entregues aos membros quando chegarem na igreja



Escolha uma pessoa para representar cada flor e intercale com a programação



Dentre as obras da criação de nosso Deus destacamos as flores. As flores fazem parte da lembrança de bons momentos e das principais celebrações da vida. Elas têm o poder de transformar um dia comum em uma data especial, um ambiente simples em aconchegante e um momento qualquer em inesquecível.



1 - Gostaríamos de destacar nesse momento as ORQUÍDEAS. Elas são um demonstrativo do amor do Pai celestial, trazendo a lembrança da beleza, perfeição e pureza espiritual. Ao pensarmos na beleza das orquídeas, lembramos da beleza de cada irmão aqui presente nesta manhã de sábado. Sabemos que nos tornamos mais bonitos quando estamos felizes e sorridentes. Se você tem o cartão com a imagem de uma orquídea, coloque-se de pé e distribua sorrisos aos que estão ao seu redor.



2 – Dentre as tantas flores, gostaríamos de falar agora da MARGARIDA. Sempre tão delicada, nos remete à lembrança da inocência e do amor leal. Ao criá-la, nosso bom Deus nos deu a oportunidade de trazer a cada um de nós o sentimento de lealdade ao nosso irmão. Se você tem o cartão com a imagem de uma margarida, coloque-se de pé e demonstre seu sentimento de lealdade apertando a mão dos que estão ao seu redor.



3 – Continuando com nossas flores, ressaltamos agora a beleza irradiante do GIRASSOL. Sua cor forte nos faz lembrar do Sol com toda a sua glória e altivez, esboçando o cuidado infinito do Pai Eterno por nós. Dentro de suas pétalas cabe muita alegria. Se você tem o cartão com a imagem de um girassol, coloque-se de pé e demonstre sua alegria distribuindo abraços aos que estão ao seu redor.



4 – As ROSAS são as flores que mais atraem pela sua beleza. Elas podem ter diversas cores, e cada cor transmite um sentimento, seja este de amizade, paz, encanto, admiração, gratidão, carinho e amor. Quando penso nas rosas, penso no amor de Deus por nós. Esse amor demonstra cuidado, zelo e sacrifício por cada um de nós. Se você tem o cartão com a imagem de uma rosa, coloque-se de pé e demonstre seu amor ao próximo distribuindo beijos aos que estão ao seu redor.



Através das flores pudemos expressar nossos sentimentos aos nossos irmãos nesta manhã de sábado. Deus se alegra quando nos confraternizamos e estamos unidos em Seu nome.



Reflexão As Flores e as Bençãos de Deus

Havia uma jovem muito rica que não conseguia conciliar tudo na sua vida; o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...

E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois...

Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente:

UMA FLOR caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo.



E disse à ela: "Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!

Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores."

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo,

e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.



Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.



Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto!

Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.

A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.



Seu pai então respondeu: "Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido, sua família e seus amigos.



Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.



Cuide das pessoas que você ama!



MEDITAÇÃO AS ESTAÇÕES DA VIDA



Cada estação do ano tem suas características bem específicas. O outono é a estação dos ventos fortes e das folhas que caem. É a vida que se renova. O inverno é a estação das chuvas fortes, do frio e da pouca luz. É a vida que se retrai. Na primavera, as cores revestem a natureza de uma beleza rara. É a esperança que desponta. E no verão, o brilho do sol e a força da luz exaltam a criação. É a vida em plenitude.



É interessante como a natureza conhece as suas estações e compreende a linguagem de cada uma delas. As estações do ano revelam a beleza presente na harmonia dos contrastes.



Tal como a natureza, a vida humana tem as suas estações. Nossa existência precisa ser compreendida, também, a partir dos seus contrastes. Perdas e danos; frio e calor; escuridão e brilho, fazem parte das múltiplas facetas da vida que se renova, que se refaz, e que triunfa vitoriosa, ainda que, de tempos em tempos, conheça a dor, as derrotas e o sofrimento. São as estações da vida, como momentos, necessários, da nossa existência.



Muitas vezes os ventos do outono sopram fortes contra nós, e, quais folhas, nossos sonhos vão embora, ao sabor dos ventos. Parece até que a vida vai sendo despedaçada e tudo vai desmoronar. São os ventos das grandes provações. Eles vêem em forma de enfermidades, lutos, perdas e desencantos. Embora seja a estação das folhas que caem, o outono é também o momento que a vida se renova. A Bíblia diz: "Depois da tempestade vem a bonança". Suportar o outono é renovar-se para a vitória.



Não é difícil perceber a chegada do inverno. O frio e a escuridão entristecem a alma. O coração reclama de uma lareira e um cobertor. É a estação da solidão, dos questionamentos profundos, de agudas crises existenciais. Tudo parece escuro ao nosso redor. Queremos algo que nos aqueça a alma e alguém que nos escute o coração. Mas, o inverno não dura para sempre! A Bíblia também afirma: "O pranto pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer". (SAL. 30:05)



Quando tudo parece perdido, e pensamos não haver mais saídas, a semente começa a brotar. Nasce no coração uma esperança. É a vida que ressurge na força dos sonhos e, com eles, a existência se reveste de cores, outra vez. É a primavera chegando, trazendo a beleza que pensávamos perdida. Tudo parece se revestir de um novo sentido, como um poema de rara beleza.



No tempo certo, o sol volta a brilhar. É o verão que está chegando e com ele a luz que amplia a nossa visão, o calor que aquece nossos sonhos, e a força para resistirmos aos ventos fortes da dor. É a vida que triunfa. É a vitória, afinal. A Escritura Sagrada proclama Deus como o Sol da Justiça; e Jesus Cristo como a Luz da vida. Por isso, o verão é a estação da vida e da luz.



Seja qual for a estação pela qual você esteja passando, confie sempre em Deus, pois Ele é o Senhor da natureza e da vida. SEu poder é maior que a força dos ventos; sua presença embeleza a vida; seu Espírito aquece nossa alma e a Sua Palavra ilumina nosso caminho. Sejam quais forem, as circunstâncias, Ele tem poder para mudar o tempo e as estações

Colaborador: Sueli Oliveira - Jd Apura- SP