ESCOLA SABATINA: Aquele que é como Yahweh
MOMENTOS DE LOUVOR – ________________________________
Nº 01: Introdução: Hoje em nossa Escola Sabatina vamos lidar com uma palavra que tem um significado muito especial: “Aquele que é como Yahweh ou aquele que é como Deus”. Você sabe que palavra possui esse significado? É Miquéias. Seu nome é uma expressão de louvor e reverência ao Deus de Israel. E você quer saber como se faz para ser parecido com Deus? Através da leitura da Bíblia, do estudo da lição e de nossa Escola Sabatina, descobrimos isso.
Nº 02: Deus quer que sejamos imitadores dEle, do Seu caráter, das Suas ações naquilo que pudermos, porque, afinal de contas, Ele nos criou conforme à imagem e a semelhança. Aliás, foi o próprio Jesus quem falou: “Sede santos, como santo é o vosso pai que está no céu”.
Neste dia, lembre-se que a palavra Miquéias quer dizer “aquele que é como Deus”. Vamos juntos louvor ao Senhor cantando o corinho “FORTES”.
ORAÇÃO INICIAL – ____________________________
MÚSICA ESPECIAL – __________________________
APRESENTAÇÃO: (Entram com plaquinhas nas mãos, escritas em cada o seu título):
1 - Julgamento contra os opressores: Deus chamou Miqueias para denunciar os pecados dos líderes políticos e religiosos. Eles abusavam do poder, cobiçavam, defraudavam, roubavam e saqueavam; odiavam o bem e amavam o mal; oprimiam o pobre; desprezavam a justiça e distorciam a verdade; aceitavam suborno; era violentes e muito mais. Por causa de tudo isso, Deus traria destruição sobre todos eles. Nada de injusto passa de maneira despercebida diante de Deus.
2 - Restauração: Miqueias também declarou que, após esse julgamento, Deus perdoaria Seu povo, trazendo-os de volta do exílio em Babilônia, e restaurando o domínio de Jerusalém.
3 - Justiça: Do que o Senhor se agrada? : “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?” (6:8).
INFORMATIVO - _____________________________________________
OPORTUNIDADE PARA A LIÇÃO: Lembra-se que na semana passada, Deus mandou o verme que matou a planta que deu sombra a Jonas? Será que Deus enviaria “vermes” às nossas vidas para nos colocar numa posição em que precisemos ter esperança? Se é assim, que tipo de esperança Deus oferece? Vamos mergulhar no nosso estudo do livro de Miquéias e descobrir! Secretários e professores estão com a oportunidade.
-----------------------*#*#*#*#* Lição *#*#*#*#*-----------------------
Jogral: O Deus da graça e do juízo
1= De que forma o Senhor pode estar dizendo: “Onde está você?”
2= O que você está fazendo que, talvez, o esteja levando a se esconder de Deus?
3= Quantas vezes Deus revelou Sua graça a você?
Todos= Mais vezes do que você pode contar!
1= No dia do juízo, Deus julgará as obras de todas as pessoas,
2= Mesmo as coisas escondidas;
3 e 1= todos receberão sua recompensa, conforme suas obras;
3 e 2= mortos e vivos serão julgados
1= Por influência da serpente, Adão e Eva desobedeceram a lei de Deus e foram julgados por Deus;
2= foram punidos, mas receberam o perdão e a esperança de vitória em Cristo, o Descendente da mulher.
3= Deus preservou a vida de Noé e de sua família, os únicos que aceitaram o perdão de Deus
1= e obedeceram ao Seu chamado.
2= Quem aceita a Jesus Cristo como salvador fica livre da condenação do pecado.
3=Quem não crê, permanece na condenação e nas trevas.
Todos= Incredulidade.
2= Muitos decidem não crer na luz porque amam as trevas. Por isso continuam na condenação.
1= Por causa da justiça, Adão e Eva foram expulsos do paraíso,
3 = Mas por causa da graça receberam a promessa da salvação eterna em Jesus.
Todos= Essa esperança é o evangelho eterno.
MÚSICA ESPECIAL – __________________________
PALAVRAS DE ENCERRAMENTO: Amigo, nosso Deus é nosso Juiz e nosso Redentor. É preciso manter em mente ambos os papéis. Quando contamos com outros deuses e desobedecemos, podemos esperar julgamento. Mas, com julgamento vem esperança. Através de Miqueias, Deus estava deixando bem claro que as “transgressões” cometidas pelo povo de Judá, apesar de Lhe serem detestáveis, poderiam ser removidas de seus corações. De uma maneira ilustrativa, o Senhor lançaria todos os pecados do povo nas profundezas do mar (cf. Mq 7:19), onde homem algum é capaz de alcançá-los.
Vem esperança num Deus que irá nos perdoar, nos resgatar e apagar nossos pecados. Você vai, hoje, se decidir a confiar em Deus e a viver a vida de acordo com Sua palavra.
Uma vez perdoados por Deus, não precisamos viver como pescadores tentando trazer novamente esses pecados que desapareceram no profundo e vasto oceano do amor de Deus. Quem é como Deus? Não há ninguém como Ele.Vamos louvar cantando o Hino: HÁ UM NOVO NOME LÁ NA GLÓRIA, nº 212 de nossos hinários.
ORAÇÃO FINAL – ____________________________
|