Tipos de adoração
Luiz Carlos dos santos Menezes/Carlos_colrac@hotmail.com
Luiz7161@gmail.com
Iasd de Ademar de carvalho/distrito Brasília
Nota: use sua criativade, se possível crie peças antes de apresentar cada tipo de adoração.
Abertura; Texto: João 4:20-24
Introdução:1. Uma variedade de idéias existe concernente à adoração do homem a Deus.
2. Muitas pessoas (erroneamente) acham que é apropriado adorar a Deus de qualquer jeito, desde que se esteja adorando a Deus.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”, (João 4: 23).
tipos de adoração. Considere os vários tipos de adoração mencionados na Bíblia.
1º tipo= Adoração Superficial - Crente Superficial sem profundidade na palavra, vive uma vida de aparência, uma vida religiosa não cresce espiritualmente, ainda está vivendo a vida do velho homem “ Romanos 6.6 sabendo isso que o nosso velho homem foi com ele crucificado para que o corpo do pecado seja desfeito a fim para que não sirvamos mas ao pecado.
Fig. Que não vai ao fundo das coisas; Incompleto, sem profundidade: conhecimento superficial. Não quer orar – Não quer Jejuar – Não quer ler a Bíblia e a sua Adoração só são palavras de lábios e não do coração.
2º tipo Adoração Artificial – Crente Artificial até traz uma ligeira aparência do Real mas na verdade o seu conteúdo é falsificado, parece mas não é ! não tem a mesma essência do que é verdadeiro, vive a sombra do que possa parecer correto “Mateus 8.9 o meu povo me honra com os lábios mas o seu coração está distante de mim”. Artificial (adj.) Que é produzido não por algo natural mas por uma técnica: Pregadores que pregam pala técnica e não pela unção ou vivência de suas palavras.(parece poder mais é emocionalismo) Tem roupa de crente – Tem jeito de crente – penteado de crente – fala de crente Mas as suas ações e sua vida não mostram as qualidades de um verdadeiro adorador.
3º tipo. Adoração ignorante. Atos 17:22-31.
Pessoa A. Paulo estava em uma área (Atenas), conhecido como um dos centros intelectuais de sua época. Atenas produziu homens como Sócrates (470-399 DC), Platão (427-347 DC) e Aristóteles (384-322 DC).
Pessoa B. No entanto quão educadas essas pessoas podem ter sido, elas eram ignorantes acerca de sua adoração a Deus. Quando Paulo encontrou o seu altar ao deus desconhecido, ensinou-os a respeito de Deus, aquele que fez o mundo e todas as coisas que nele há.
Pessoa C. Muitas pessoas hoje servem a Deus ignorantemente, sem o conhecimento de quem ele é e como ele deve ser adorado.
Dinâmica:
Todos: Mas aqui está a geração daqueles que buscam a Deus!
1 – Buscando a Deus, seremos guardados do mal!
2 – Buscando a Deus, proclamaremos com ousadia a sua Palavra!
3 – Buscando a Deus, veremos as almas se renderem aos pés de Cristo!
4 – Buscando a Deus, seremos vitoriosos e veremos as barreiras caírem!
1 – Pois quem busca a Deus encontra amor verdadeiro!
2 – Quem busca a Deus encontra satisfação real!
3 – Quem busca a Deus encontra solução para os seus problemas!
4– Encontra uma vida nova de bênçãos e promessas!
Todos: Quem busca ao Senhor encontra paz, alegria, força, ânimo, renovação, vida e vitória! Quem busca ao Senhor é mais do que vencedor!
4º tipo. Vã adoração. Mateus 15:1-9.
A. Os escribas e os fariseus ficaram perturbados porque os discípulos de Jesus não seguiam as tradições dos escribas e fariseus.
B. A adoração dos escribas e fariseus era vã, pois estava baseada em tradições dos homens em vez da palavra de Deus.
C. A adoração dos escribas e fariseus também era em vão, porque não se originava do coração.
5ºtipo. Adoração imposta. Colossenses 2:20-23.
A. "Adoração imposta" pode ser definida como a adoração concebida de acordo com a vontade do homem e não a vontade de Deus.
B. Adoração imposta é muitas vezes impressionante para outros homens.
C. Adoração imposta muitas vezes coloca grande ênfase na exterioridade.
Concurso bíblico:reavivados por tua palavra
6º tipo. Adoração em espírito e em verdade - João 4:23-24.
A. Considere o diálogo de Jesus com a mulher no poço. Jesus estava mostrando um contraste entre o sistema de culto do Velho Testamento e a adoração no Novo Testamento.
B. Em espírito. Muitas vezes interpretado no sentido de que estamos a adorar com a atitude apropriada. Um vez que o pensamento é verdadeiro, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer que a adoração no Novo Testamento seria mais para dentro, ao contrário do exterior do Antigo Testamento. Observe Hebreus 9:1-11.
C. Em verdade. Muitas vezes interpretado no sentido de estar de acordo com a verdade da Palavra de Deus (em oposição ao erro). À luz do contexto e o contraste descrito por Jesus, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer sob o regime de adoração do Novo Testamento, devemos adorar no verdadeiro tabernáculo (igreja de Cristo), que tem substância, em oposição à mera sombra do que que estava por vir.
Conclusão:
7º tipo Adoração Real - ADORAR: Muitas pessoas pensam que adorar é orar e cantar louvores. Na verdade isso é apenas cultuar; adorar é muito mais profundo do que isso. Veja que enquanto amar significa se relacionar com plena igualdade, seja na dor, na alegria etc; adorar significa se submeter e servir, seja na dor, na alegria etc. (quem ama, divide, compartilha; quem adora, se prostra, se submete aos ensinamentos e ordenanças com total confiança).
Crente Real: O Verdadeiro adorador como o uso da palavra já o diz, é aquele que adora com sua alma sua vida, é o verdadeiro que não adora com hipocrisias ou falsidades vive o autêntico Evangelho de Cristo, não se embaraça com negócios desta vida como disse Paulo a Timóteo 2.4 “ Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para guerra.
Onde está você Adorador? Você não está sozinho ainda a um remanescente de adoradores que não se dobraram aos prazeres da carne do mundo e do diabo.
|