JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Sem João Com Jesus 2

= Uma pequena adaptação do Culto Jovem Sem João Com Jesus =



= INTRODUÇÃO

As festas juninas são uma das manifestações culturais brasileiras mais expressivas. São as preferidas das crianças, que, entra ano, sai ano, ensaiam a quadrilha na escola e aguardam com ansiedade o fim de junho e a festança antes das férias. Os adultos freqüentam os arraiais, deliciam-se com as comidas e bebidas e arriscam até dançar um bom forró. No entanto, apesar de as festas juninas estarem tão presentes em nossa cultura, poucos sabem a sua origem e conhecem a história de seus diversos componentes, as músicas e danças, as simpatias das moças casadoiras, as várias modalidades de jogos e as receitas mais populares .

Mas de onde surgiu essa festa? E nós, adventistas, podemos comemorá-la?



= ENCENAÇÃO



CENA 1



Apresentador - O calendário das festas populares é marcado por diversas comemorações de dias de santos. Seu ciclo mais importante se inicia com o nascimento de Jesus Cristo e se encerra com sua paixão e morte. As comemorações de São João (24 de junho) fazem parte de um ciclo festivo que passou a ser conhecido como festas juninas e homenageia, além desse, outros santos reverenciados pelos católicos em junho: Santo Antônio (dia 13) e São Pedro e São Paulo (dia 29). Mas, nós adventistas reverenciamos a quem? São João? Vamos descobrir mais a respeito dele, e de como surgiram os costumes desta festa. Primeiro vamos conhecer a versão popular e depois comparar com o que encontramos nas escrituras. Vamos voltar a fazendo do ano passado para vê se o Seu Chico ainda tem alguma dúvida sobre esse momento de festas juninas!



Seu Chico – Fala doutô. Tudo certo cum sinhô?

Lucas – Tudo certo senhor Chico. E ai aproveitando muito a festa como ano passado?

Seu Chico – É, a festa de São João. Eu sempre participo mesmo depois do douto ter me dito aquelas coisas estranha ano passado sabe...

Lucas – É Senhor Chico, eu gosto muito de milho e nestas festas tem muitos prato feitos a base de milho, gosto muito de comer isso tudo!

Seu Chico – As oferendas!

Lucas – Como? Oferendas para quem?

Seu Chico – Os mulhu, faz as comida e oferece aos santos.

Lucas – Senhor Chico não estou entendendo.

Seu Chico – É o seguinte seu Lucas, antes dessa época, nois pranta na lavora os milhu, ai rezamo pra os santo que abençoa prantação e quando é boa nois colhe muito milhu e faz Pamonha, canjica, pipoca, mungunzá e outras comidas e oferece aos santo tudinho que nos ajudou!

Lucas – ahhhh, mais espera ai Seu Chico se é pra o santos porque o senhor come?

Seu Chico – Uai, e eu sou besta só! Quem come é eu, o santo fica só olhando!



(saem de cena)



Apresentador – O milho, assim como todas as sementes da natureza foi criado por Deus, é só ele que abençoa a terra e da boa plantação, não há pecado em comer comidas de milho, o pecado há em oferecer a santos ou creditar a eles a boa colheita...



CENA 2





Lucas – O melhor de tudo nestas festas é o clarão dos fogos. Como é bonito as cores no céu ...

Seu Chico – É, ele só acorda desse jeito!.

Lucas – Que acorda Seu Chico? Não entendi...

Seu Chico – lá vai eu di novo expricá as coisa pro doutô. Assim, São João fica dormindo o ano todo, ai os fogos que todo mundo solta é chamando ele para participar da festança...

Lucas – ahhh então os fogos de artifício é pra o São João!?

Seu Chico – Pois é dotô. Ai na noite do dia 23 nois se junta e tome soltar bomba, fazer barulho e zuada pra acordar São João!.

Lucas – ahhhh



Apresentador – Não esqueçamos que os ditos santos assim como diz na bíblia estão mortos, de nada sabem, e nade veem... Não adianta barulho para acordar ninguém...









CENA 3





José – Que frio, oi seu Lucas, tudo bem seu Chico.

Seu Chico – noite seu Zé

Lucas – Boa noite José. Seu Chico está me contando sobre o significado das festas de São João.

José – Ah São João não, apenas João. Ele foi um homem abençoado mas não um santo.

Seu Chico – Que issu seu Zé!!

José – Eu sei um pouco sobre a vida de João. Sei que ele nasceu antes de Jesus Cristo. Era filho de Isabel e Zacarias. Suas vestes eram de pelos de camelo e usava um cinto de couro. Se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Ele batizava as pessoas com água, mas Jesus Cristo batizava com o Espírito Santo. Jesus pediu a João que o batizasse, João não se sentiu digno mas Jesus lhe mostrou o que ele tinha de fazer e assim o fez. Ele foi degolado por ordem de Herodes Antipas . Pois lhe dizia que não era licito possuir a filha de Herodias. Então instigada por sua mãe ela pediu a Herodes a cabeça de João num prato e assim foi feito. Os discípulos então sepultaram seu corpo.

Seu Chico – Eita seu Zé, nada disso. O homi era santo.

José – Seu Chico isto está na Biblia.

Seu Chico – Oxi...



Apresentador – As bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurparam isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra? Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele (Amós 5.21-23) , mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas “cristã” dedicada aos santos?



= CONCLUSÃO



A festa junina é inofensiva ou não?



O que Jesus faria em meu lugar? Ele dançaria quadrilha?



Como posso pensar e agir de acordo com os valores e princípios bíblicos e ensiná-los a esta geração?



A Bíblia diz claramente o quanto irrita ao nosso Deus a adoração a outros deuses. A quadrilha se parece com a festa relatada em Êxodo 32 - "Arão edificou um altar diante do bezerro de ouro e anunciou: Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor (...) Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra (...) Disse o Senhor a Moises: Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora para que a minha ira se acenda contra eles, e ou os destrua. Depois farei de você uma grande nação."



De que lado você, suas crianças e jovens estão: do povo cabeçudo ou do lado da grande nação? Você está em comunhão com Deus ou com os demônios? (1 Co 10:14-24). "Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." I Co 10:21. São estes princípios e outros mais, que temos a oportunidade de ensinar aos nossos filhotes nesta época de festas junina, pois "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica". 1Co 10.23.



Se você ainda acha que festas juninas são inofensivas, sem perigos, se tiver paz para comemorá-la e deixar suas crianças se envolverem, vá em frente, mas sabendo que todos os espíritos cultuados nesta festa estarão com vocês.



José Vando Moreira da Silva

Diretor Ministério Jovem IASD Rendeiras (2013-2014)


Colaborador: José Vando Moreira da Silva