Escola sabatina: Família
Abertura: Deus contemplou Sua criação e declarou que tudo era “muito bom” (Gn 1:31). Mas o pecado alterou o ciclo da vida neste mundo. Adão e eva testemunharam, “no murchar da flor e no cair da folha, os primeiros sinais da decadência”. Eles “choraram mais profundamente do que os homens de hoje fazem pelos seus mortos” (Patriarcas e Profetas, pág 62). Dessa forma , o ser humano foi criado no Éden no contexto da família; primeiramente marido e mulher, depois filhos, que tiveram mais filhos, e assim, temos a história do nosso mundo até os dias de hoje. A nossa escola sabatina de hoje irá falar sobre família, sobre a minha e a sua família, sobre o plano de Deus para nossa vida em comunidade em família, seja bem vindo a casa de Deus e desfrute das bênçãos espirituais que Ele tem pra você hoje.
Hino: Corpo e família (CD jovem)
Oração:
Musica especial
Vídeo sobre – Testemunho (Decio e Jamila)
linkK: https://www.youtube.com/watch?v=Z-w0dXKgT7o
Entendendo as diferenças:
Existem bilhões de pessoas na Terra, e embora todos nós tenhamos muito em comum (veja At 17:26), cada um de nós é um indivíduo com características singulares. De certa maneira, essas diferenças são importantes porque nos tornam únicos, o que significa que todos temos algo para compartilhar – algo que outros não têm. Entenda, em sua família existem pessoas diferentes e você deve respeita-las.
As escolhas:
Provérbios 18:24 sugere que, se quisermos ter amigos, devemos ser amigáveis. Às vezes, as pessoas se encontram sozinhas porque sua atitude negativa e melancólica afasta as outras pessoas. “Mesmo os melhores de nós possuem esses traços desagradáveis; e ao escolher amigos devemos selecionar aqueles que não se afastarão de nós quando souberem que não somos perfeitos. É preciso haver paciência mútua. Devemos amar e respeitar uns aos outros, apesar das falhas e imperfeições que não podemos deixar de ver; pois esse é o Espírito de Cristo.
Preparando-se para o casamento:
A preparação para o casamento deve começar conosco, de maneira pessoal e individual. Ao mesmo tempo, precisamos analisar cautelosamente nosso futuro cônjuge para ver se ele (a) será um bom complemento para nós. Ele (a) é uma pessoa trabalhadora e esforçada? (Pv 24:30-34). Tem um temperamento difícil? (Pv 22:24). Compartilhamos as mesmas crenças? (2Co 6:14, 15). O que minha família e meus amigos pensam do meu futuro cônjuge? (Pv 11:14). Estou confiando na razão ou apenas em sentimentos? (Pv 3:5, 6). As respostas a essas perguntas podem significar um futuro feliz ou uma vida inteira de tristeza.
Musica especial:
Informativo:
Oração pela lição:
Musica especial
Paternidade e maternidade: Os filhos não vêm com um manual do proprietário, que informa a seus pais tudo o que precisam fazer para cuidar deles e como solucionar qualquer problema que possa surgir. Mesmo os pais experientes ficam, às vezes, espantados com as ações, palavras ou atitudes de seus filhos. Por mais importante que seja a preparação para o casamento, também é importante que os que esperam se tornar pais estejam preparados para essa responsabilidade grandiosa.
Companheirismo: Pouquíssimas pessoas conseguem vencer e ter sucesso sozinhas. Mesmo que sejamos solitários e gostemos de ficar a sós, mais cedo ou mais tarde, não apenas desejamos uma companhia, mas podemos até solicitá-la, especialmente em momentos de necessidade. De fato, fomos feitos para viver em comunidade, em companheirismo. Os que têm familiares próximos, capazes de lhes dar conforto e apoio, especialmente em tempos de necessidade, são muito afortunados!
Vídeo – Família e conflitos link: https://www.youtube.com/watch?v=8l4Jixtes_M
Musica – Oração pela família (Padre Zezinho)
link: https://www.youtube.com/watch?v=mr1qPTxi0k0
Oração final:
Jaqueline Jesus - IASD Ladeira do retiro |