Abertura:
Natal é sinônimo de boas novas e esperança de salvação. A palavra natal significa nascimento ou dia do aniversário. Para o mundo cristão é o dia do nascimento de Cristo. Mas será que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro conforme
comemoramos? Você vai conhecer a resposta no culto JA de hoje.
Louvor: Cânticos de natal do Hinário Adventista.
Oração.
Informação: O Dia em que Jesus não nasceu
Duas fontes muito confiáveis, a história sagrada e a secular não nos dão nenhuma informação segura para comemorarmos o nascimento de Cristo no dia 25/12.
Não possuimos elementos suficientes para garantir, nem o dia nem o mês do nascimento de Cristo.
A tradicional data de 25/12, para a comemoraçào do nascimento de Cristo, não apresenta nenhuma base Bíblica.
Se esta é a realidade, porque comemoramos, então o natal em 25/12?
A data de 25/12 para o nascimento de Jesus surgiu no 4o. século, no ocidente.
Esta data foi escolhida no ano 354, pela igreja de Roma, tomando por base, erradamente, este dia como o solstício do inverno., em que os dias começam a aumentar. Esta era a data oficial da festa central do Mitraísmo, o "natalis invicti solis", ou aniversário do sol invencivel. Esta data nasceu, provavelmente por uma questão de conveniência.
A história confirma que o imperador Constantino, em 313 adotou o cristianismo como religião oficial. Este fato levou os dirigentes da igreja a raciocinarem, ser uma boa política, transformar as festas mais populares dos pagãos convertidos, em festas cristãs. Entre os romanos havia o carnaval, do dia 17 - 24 de dezembro; e, no dia seguinte, o dia 25, era o maior dia religiosos para eles, o dia do culto ao Deus sol. Esta data foi escolhida, portanto, com o objetivo de cristianizar grandes festas pagãs.
A igreja oriental, até esta época, comemorava o natal no dia 06/01.
Estudiosos palestinenses são unânimes em afirmar, que o nascimento de Cristo, não poderia ter sido em 25/12, pelo fato dos pastores estarem passando a noite no campo, com os rebanhos. Para eles o nascimento de Cristo deve ter ocorrido nos meses de abril ou outubro.
Fica claro para nós, portanto, que Jesus não nasceu no dia 25/12, conforme comemoramos o natal. Como não existe nenhuma outra data segura, e este acontecimento merece toda a comemoração, aproveitamos a única data estabelecida para relembra-lo.
Louvor Especial: Música de natal.
Envolvimento: Divida a igreja em grupos e desafie cada grupo a identificar o maior número possível de personagens envolvidos com o nascimento de Cristo,desde a anunciação até quando foi esquecido no templo. O vencedor será o grupo que apresentar o maior número de personagens juntamente com o texto Bíblico onde são mencionados.
Curiosidades: Como surgiram os simbolos de natal? (apresenta-lo em forma de jogral)
1- O natal nos lembra o nascimento de Cristo
2- Mas ele também lembra outras coisas mais
3- Quem não pensa em árvore, papai noel, presentes, cartões bonitos, e outras coisas mais quando se fala em natal?
4- Você já parou para pensar sobre como surgiram estes outros ingredientes do natal?
1- A árvore de natal.
2- A história diz que o seu criador foi Martinho Lutero.
3- Tudo começou quando ele, em uma noite de natal, caminhou por uma floresta de Pinheiros, e contemplou encantado as estrelas brilhando por entre os galhos cobertos de neve.
4- A beleza daquela cena fez com que ele levasse um galho de pinheiro para casa, e o enfeitasse com velas acesas e estrelas. Depois mostrou a seus filhos e fiéis para que eles desfrutassem da beleza e fizessem o mesmo.
1- E o papai noel?
2- Noel sinifica natal em francês.
3- Dizem que esse velhinho nasceu com o São Nicolau que os Holandese levaram para a América do Norte.
4- Essa ficção mostrava um velhinho que viajava de trenó, entrava pelas chaminés das lareiras e colcava presentes nos sapatos vazios das crianças.
1- Ah, tem também os cartões de natal.
2- Eles nasceram por volta de 1843, na Inglaterra.
3- Foi um senhor chamado Henry Cole que começou a enviar aos amigos um cartões com mensagens bonitas, nesta época.
4- Estes cartões com votos de felicidades deram início a uma tradição, que tem tornado o natal mais significativo.
Louvor Especial: Música de natal.
Incentivo: Em Mateus 25 Cristo nos convida a atender os necessitados, como uma forma de fazer alguma coisa para Ele mesmo. Desafie a igreja a, neste natal, dar um presente especial a Jesus. Este Jesus pode ser uma criança que está na rua sem família. Pode ser também uma família carente em uma favela. Talvez algum doente de um hospital, um preso, ou outra pessoa carente. Amar os necessitados é amar a Jesus.
Monte um projeto para que todos os que desejarem tragam um presente e juntos os levem a alguém necessitado.
Oração Especial: Separar alguns momentos para orar pelos carentes, que neste natal estão sofrendo, ao invés de festejar. A oração pode ser feita em duplas.
Mensagem:
Infelizmente o natal está bem longe de sua nobre e elevada finalidade, que é apontar para o nascimento de Jesus, nosso Salvador. O que existe hoje, ligado ao natal, é a preocupação comercial. Observe, quantas mangedouras você tem visto por esses dias, como ornamentação de natal. É mais fácil explorar a árvore e o papai noel, porque eles são símbolos dos presentes e do comércio.
E se Jesus nascesse hoje, em meio a todo este apelo de festas comércio? Haveria lugar para ele em sua casa? Basta você pensar.
"Na noite de natal, família reunida, papai noel preparado, presentes sob a árvore, todos empolgados, quando. a campainha toca. Você vai atender e vê um casal muito simples, que você não conhece, junto ao portão de sua casa. Você os atenderia? Se você fosse até o portão para falar com eles, e soubesse que estão chegando à sua cidade em busca de um hospital para a esposa dar a luz, mas não tem o que comer, nem o que vestir, e estão pedindo que lhes ajude. O que você faria? Não é difícil concluir que no clima de natal que vivemos hoje, Cristo também não encontraria um lugar para nascer.
Natal é lembrança de amor e salvação. É a oportunidade para realçar a sublimidade do amor que traz como consequência a salvação.
Esta é uma época, portanto, para cristalizarmos a grandeza do amor que um dia Cristo nos ofereceu, estendendo-o às pessoas e apelando para que aceitem a grande salvação, que é oferecida gratuitamente.
Faça deste um natal diferente. Diminua o apelo comercial e deixe Cristo ocupar Seu verdadeiro lugar, e também nascer em seu coração, não perdendo a chance de dar a Ele um presente muito especial.
Louvor: Cântico de natal do Hinário Adventista.
Oração.
Erton Köhler
Fonte: CDROM - Capacitando a Sua Liderança UNEB
|