JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Crianças Bíblicas

Objetivos

Estudar o que a Bíblia diz sobre as crianças; imitar as virtudes próprias das crianças; imitar as virtudes das crianças cujas vidas serão analisadas neste programa; saber que o exemplo das crianças é válido para todas as idades.



De manhã, ao fazer a propaganda do programa, peça as pessoas para trazerem diversas versões bíblicas.



Com antecedência, pedir a cinco, dez ou quinze pessoas que leiam as passagens bíblicas que relatam as histórias que serão apresentadas no programa, para que se familiarizem com os fatos destacados.



Seria interessante que na semana anterior ao programa, todos os membros lessem sobre pelo menos alguns destes dez personagens, e em seguida façam parte do grupo que estudará o tema que foi lido durante a semana. Será necessário colocar em lugar visível o nome, o texto bíblico e demais referências de leitura.



Levar papéis e lápis para fazer as anotações.

Preparar partes especiais.

Conseguir dicionários bíblicos, concordâncias e livros do Espírito de Profecia como Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, o Desejado de Todas as na Nações e Atos dos Apóstolos, bem como a coleção As Belas Histórias da Bíblia, para reforçar o estudo.



Abertura do programa

A palavra criança ou crianças é mencionada 176 vezes na Bíblia.

A primeira vez que a palavra criança é mencionada na Bíblia é em Gênesis 21:8 (ler).

As crianças nos ensinam muito nas páginas sagradas.

Devemos observá-los com cuidado. Ler provérbios 22:6 e Mateus 18:3.



Desenvolvimento

Dividir as pessoas em cinco grupos, que estudarão dez temas, dos quais deverão extrair ensinamentos espirituais das crianças de cada história.

Passamos as referências bíblicas e de outros livros, mesmo sabendo impossível esgotar todo o tema e material disponível. No entanto, acreditamos que será útil ter essas referências. Passamos dois temas para cada grupo, mas se perceber que o tempo será muito curto, escolha um dos dois.

Quando houver terminado o tempo, cada grupo explicará o que estudou, as conclusões a que chegaram e as recomendações para todas as pessoas presentes.

Uma opção é alguém do grupo fazer uma mímica antes da explicação, a fim de que os outros adivinhem de que personagem ele falará.

Dar 4 minutos para cada grupo.











Grupo 1

Cinco pães e dois peixes: Marcos 6:30-44; Mateus 14:13-21; Lucas 9:10-17; João 6:1-14; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 39.

O menino Samuel: I Samuel 3; Patriarcas e Profetas capítulo 55; As Belas Histórias da Bíblia, vol. 3, págs. 145-154.



Grupo 2

Eutico: Atos 20:7-12;As Belas histórias da Bíblia, vol. 10, págs. 103-105.

Isaque: Gênesis 22:1-19; Patriarcas e Profetas capítulo 13;As Belas histórias da Bíblia, vol. 1, págs. 161-192.



Grupo 3

José:Gênesis 37,39,40,41,41,45; Patriarcas e Profetas capítulo 20 e 21;As Belas histórias da Bíblia, vol. 2, págs. 40-72.

Jesus: Os evangelhos; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 7 e 8;As Belas histórias da Bíblia, vol. 7, págs. 9-85.



Grupo 4

Ester: Livro de Ester; As Belas histórias da Bíblia, vol. 6 págs. 131-155.

Josias.II Reis 21:24- 23: 30; II Crônicas 33:25-35:27; Profetas e Reis, caps. 32 e 33.



Grupo 5

Davi: I Samuel 17 a 24; Patriarcas e Profetas capítulos 62-65; As Belas Histórias da Bíblia; vol 4; págs 9-78.

Os filhos da Viúva: II Reis 4:1-7



Conclusão

Feita pelos oradores de cada grupo; após todas as exposições.




Colaborador: Héctor Belvedere