MUSICAL: “Esperança em Meio Às Tragédias” – Escrito por Helena Paula Selmer Sales – Diretora Jovem IASD Central de Castro-PR Email: diretoriajovem2010@gmail.com
• Cantores participam das encenações
• As luzes da igreja permanecem apagadas durante toda a programação, bem como as cortinas ou persianas fechadas.
• Sugestão que se mude o horário do JA neste dia, para que se possa desfrutar da falta de luz para boa apresentação do programa.
Cenário debaixo
Canto Esquerdo – prédios semi-destruídos, onda gigante meio q por cima dos prédios, dois prédios simulando as torres gêmeas, com um aviãozinho fincado em um dos prédios, carrinhos e caminhões espalhados, o pano preto que forra o cenário com umas faixas amarelas, como se fossem faixas do asfalto partido, todas desconformes no cenário), holofote virado na direção
Centro do cenário – espaço para cantores cantarem – com holofote neles.
Canto Direito – monta uma pracinha, com banco, flores, plantas.
Cenário de Cima (púlpito) – forra o chão com tecido branco, alguns soltos para dar sensação de nuvens (ou gelo seco), coloca bastante flores, plantas, 3 holofotes (1 no centro, para iluminar Jesus que estará dentro do tanque batismal, dois nos cantos, um virado para o lado em que a cantora ficará e o outro virado para o centro) – cenários divididos por um tecido preto, preso com fio de nylon.
Cenário dentro do Tanque Batismal
Jesus vestido com beca branca, coroa, holofote embaixo dele (ligado só na hora que está especificado no programa), cadeira para subir na hora exata. Cortinas permanecem abertas o tempo todo, pois existe um pano preto entre o púlpito e a parte debaixo que impedem que a congregação veja.
1- Gisele está sentada no banco da pracinha cabisbaixa, quando Álvaro chega e a cumprimenta.
Álvaro – Oi Gi, quanto tempo, tudo bem? (GISELE BALANÇA A CABEÇA EM SINAL NEGATIVO) O que aconteceu minha amiga, por que você ta assim?
GI – A vida pra mim ta muito triste. Parece que ninguém se importa comigo, todo mundo ta sempre ocupado pra me ouvir, os meus sonhos vão sempre por água abaixo, nada da certo. Parece que eu sou tão nada. Viver pra que?
Álvaro – Sabe Gi, muitas pessoas estão como você, tristes, infelizes, por colocarem suas expectativas nas pessoas erradas. Quando esperamos que as pessoas nos entendam, nos ajudem podemos nos decepcionar, pois são humanas, erram como nós, estão ocupadas como nós, correndo atrás dos seus sonhos também. Mas existe alguém que nunca estará tão ocupado que não possa nos estender a mão. Alguém que sabe, ouve e vê tudo que fazemos e até pensamos. Posso cantar uma música pra você? Acho que você vai se sentir melhor. (GI balança a cabeça concordando)
2- Solo “Deus sabe, Deus ouve, Deus vê” (no meio da música começa a balançar a cabeça positivamente, como se estivesse refletindo) cantor abraça Gi e sai pelo quartinho, pega a beca branca e sai pelos fundos e vai até o início dos corredores, para entrar no final.
3- Gisele começa a falar sozinha, como se estivesse pensando no hino que o Álvaro cantou...
GI – Senhor, se Tu sabes de tudo, ouve tudo e vê tudo, olha pra mim, me ajuda. Eu tenho tanto problemas: é conta que não acaba mais, arrumo inimizade de graça, minha vida conjugal ta um caos, parece que tudo acontece comigo. Me ajuda Senhor (fala quase chorando essa última parte)
MÁRCIO – Minha filha, (GI FICA PROCURANDO) AGORA eu posso começar a te ajudar, a te mostrar o caminho, a te iluminar em tuas decisões, pois enquanto não clamavas a Mim Eu nada podia fazer. Agora tu clamaste e posso atuar em tua vida. Através do meu sangue tudo se fará novo, o mal cairá por terra com a Minha presença.
4- Solo “Clame a Deus” – sai pelo quartinho, pega a beca e sai pelos fundos e vai até o início dos corredores, para entrar no final.
5- Gisele levanta, anda um pouco, senta novamente e fala com Deus:
GI – Ai Senhor porque nos afastamos tanto para poder enxergar que é impossível viver sem Ti? Esquecemos que somente ao Teu lado podemos desvendar e buscar nossos sonhos. Esquecemos ainda que a dor ao Teu lado é muito menor para suportar. Que não existe tempestade que a Tua mão não possa acalmar. Também deixamos de pensar que só Tu nos aceita como somos: imperfeitos, errantes e que sempre estás aí: com os braços estendidos para nos resgatar.
MÁRCIO – Infelizmente o ser humano é assim minha filha, mas nunca é tarde para enxergar e sentir que “sem Mim nada podeis fazer”. Fico feliz que tenha entendido que não há distância que te separe do meu amor.
6- Dueto “Não há distância” – saem pelo quartinho, pegam as becas e saem pelos fundos e vão até o início dos corredores, para entrar no final.
7- Gisele senta em um banco e cruza os braços olhando a sua volta e começa a falar revoltada
GI – Mas eu não me conformo, porque agimos assim? Com tanta falta de amor pelo nosso próximo, com tanta violência, maldade, destruindo tudo que criaste tão belo? Mesmo sabendo que isso só irá nos trazer danos. Não entendo Senhor. Não consigo ver uma saída para a situação em que nos colocamos, não consigo ter esperança em nós.
MÁRCIO – Minha filha (GISELE OLHA PRA CIMA PROCURANDO), em vocês realmente não existe esperança. Esperança só em Jesus.
8- Solo “A Esperança é Jesus” – sai pelo quartinho, pega a beca e sai pelos fundos e vai até o início dos corredores, para entrar no final.
9- GI – É Senhor, acho que no fundo todos sabemos que só existe esperança em Jesus, mas parece tão difícil permanecer fiel, se não estamos muito atentos, deixamos de ouvir a voz de Jesus e acabamos por voltar pro mundo e aí.... já era.... a tristeza volta, a solidão, a culpa pelo pecado, enfim, tudo que nos faz tão mal....
MÁRCIO – Mas se você mesmo está afirmando que tudo isso só faz mal, quando ouvir a voz de Jesus, quando Ele te chamar não relutes e verás que a tua força será renovada. Portanto, quando Jesus te chamar VEM PRA JESUS.
10- Solo “Vem pra Jesus” – sai pelo quartinho, pega a beca e sai pelos fundos e vai até o início dos corredores, para entrar no final.
11- GI – É isso mesmo, de agora pra frente não vou mais relutar, vou ficar atenta para ouvir Jesus me chamar e vou ficar juntinho dEle, porque eu sei que só através dEle existe paz. Pode cair o mundo, mas eu estou em paz.
12- Dueto “Estou em Paz” - saem pelo quartinho, pegam as becas e saem pelos fundos e vão até o início dos corredores, para entrar na parte final.
13- Gisele anda um pouco pelo cenário, olha pra os prédios destruídos, para as tragédias e se abaixa junto do chão chorando...
GI – Senhor, mas quanto mais eu me achego a Ti, mais eu desejo sair desse mundo, mais eu almejo Te encontrar, não ter mais que presenciar essas tragédias: cidades inteiras sendo destruídas por terremotos, tsunamis, pessoas morrendo como em guerras. E aquelas que não morrem por catástrofes mas não tem sequer um prato de comida, e acabam morrendo de fome, em pleno século 21 e isso ainda ocorre. Paizinho, eu quero muito estar contigo, ver as tristezas acabarem, o mal ser banido...
MÁRCIO – Tenha calma minha filha, esse dia está muito perto. É só um pouco mais, um pouquinho mais...
14- Quarteto “Um Pouco Mais”. Terminando ficam olhando pra Gi enquanto ela fala.
15- Gisele olha no relógio, olha pra cima, suspira....
GI- Senhor, já posso ouvir Tua voz, sentir Tua mão, Tua presença gloriosa. Consigo ver os santos cantando junto ao mar de vidro (SUSPIRA NOVAMENTE, COM AR DE FELICIDADE).
16- Quarteto “Posso ver a Mão” , saem pelo quartinho, pegam as becas e saem pelos fundos e vão até o início dos corredores para entrar na parte final.
17- Sonoplasta solta som de estrondos (arquivo gravado)
18- Gisele faz que está caindo e olha assustada.
19- As luzes dos holofotes do cenário debaixo piscam e se apagam, enquanto isso ela vai para o quartinho e coloca a beca branca.
20- O pano preto que divide os dois cenários (púlpito e parte debaixo) é tirado no escuro e levado para um dos quartinhos.
21- Solista entra e se posiciona no cenário de cima, enquanto o personagem de Jesus fica em pé dentro do tanque batismal, com a coroa na cabeça, braços abertos, vestido com a beca branca, em cima de uma cadeira, com um holofote ligado por baixo dele para dar a sensação de que está saindo luz dele.
21- Passa uns 2minutos e meio e o som dos estrondos é sobreposto por som de trompetes (trechinho do hino vencendo vem Jesus) – sonoplasta solta gravação dos trompetes (dá a sensação da volta de Jesus).
22- Sonoplasta coloca o play back do hino “Eu não preciso mais sonhar”.
22- Os holofotes do cenário de cima (onde a solista está, já vestida com a beca branca) de acendem e a congregação vê um jardim lindo, cheio de flores e plantas (chão forrado com tecido branco, e alguns espalhados para dar a sensação de nuvens (ou pode ser usado gelo seco).
23- A cantora começa a cantar o hino enquanto os cantores começam a vir andando, todos com as becas brancas, pelos corredores da igreja, em direção ao cenário do céu. Gisele e o ancião ou pastor que fará a última oração também saem do quartinho vestidos com as becas brancas e se unem aos cantores no referido cenário.
24- Eles ficam olhando para Jesus enquanto a solista canta, sorriem muito e se abraçam.
25- Terminando o hino, o ancião ou pastor faz a última oração.
26- Diretora Jovem entra e entrega um troféu em forma de microfone (confeccionado pela diretoria jovem) para cada participante do musical, agradecendo por sua participação.
27- Diretora Jovem agradece a presença de toda congregação e os despedem.
|