PROGRAMA DE ESCOLA SABATINA APRESENTADO PELO PEQUENO GRUPO LEÃO DE JUDÁ NA IGREJA DE GUARATINGA-BA NO DIA 28/05/2011.
ABERTURA
Cinco pessoas entram e ficam em pé na frente para ler o jogral.
8 pessoas entram, param no corredor da igreja uma de frente para a outra saltando um banco com as pétalas de rosas para jogar após a leitura da mensagem.
Bom Dia Carinhoso
1 - Que o dia de hoje esteja trazendo o novo, a mudança e o grande vôo!
2 - Que o agora seja vibrante em nossos corações sem projeções futuras, sem memórias passadas.
3 - Vamos experimentar o abandono dos pesos,
4 - Vamos tentar ser como o pássaro que canta lá fora nesse exato momento, ser como a árvore que faz a sombra amena, como o sol que reflete vida a cada segundo..
5 - Sintonizar o nosso eu nesse instante que está chegando, porque ele revela a única existência verdadeira e respira cheio de possibilidades reais.
1 - O instante de agora traz nele a mais pura semente germinável, aquela que é capaz de transformar todos os nossos conceitos condicionados.
2 - Sentir o contato, o toque suave desse dia, fechar nossos olhos e tentar absorver o agora o entendendo como o grande presente do adorado criador.
3 - Perceber a grandiosidade que nos é oferecida quando abrimos realmente os braços para recebê-lo sem tensões,
4 - Sem as interferências da mente,
5 - Sem os pensamentos que o anulam.
1 - Recebê-lo com as portas do coração abertas e renascer,
2 - Mergulhar, conhecer a consciência de ser na exuberância desse instante.
3, 4, 5 - Como borboletas que seguem em direção à Luz, que cada um de nós saiba abandonar os antigos casulos e voar em direção ao brilho da vida que está começando agora nesta maravilhosa escola sabatina.
1, 2, 3, 4,5 - Bem vindos à escola sabatina (os que estão no corredor jogam as pétalas de rosas).
Os que estão na frente falam juntos: PG leão de Judá
Os do corredor Vêm pra frente e canta junto com a igreja o hino inicial e faz a oração inicial e se retiram.
A CARTA MISSIONÁRIA SE POSSÍVEL PODE SER DRAMATIZADA.
O anúncio no jornal
NARRADOR: Alexei se jogou em sua cadeira preferida procurando relaxar depois de um dia de muito trabalho. Nesse exato momento, o telefone tocou. Alexei pulou da cadeira e correu para atender ao telefone. Ele esperava que fosse alguém do trabalho. Quem sabe alguém está telefonando sobre o outro anúncio, pensou. Alexei trabalha fazendo reparos e manutenção de casas e apartamentos na cidade siberiana de Krasnoyarsk. Ele anuncia no jornal local, por isso, costuma ler anúncios de trabalhos semelhantes para saber como tornar seu anúncio mais atrativo e seu preço, competitivo.
Certo dia, seus olhos se depararam com um anúncio na seção religiosa. A página estava repleta com anúncios para ler a sorte de alguém, leituras de mão ou uso da astrologia para determinar o futuro. “Por que tantas pessoas fazem propaganda para Satanás e ninguém anuncia Jesus?” Alexei pensou. Então, uma ideia começou a surgir em sua mente. Ele poderia ser a voz de Cristo no jornal. Pegou um lápis e escreveu: “Posso falar-lhe sobre Jesus”. Ele acrescentou o número do seu telefone e colocou o papel no bolso. No dia seguinte, levou os dois anúncios: um para o trabalho e o outro para Cristo.
No dia em que o anúncio foi publicado, seu telefone tocou várias vezes. A maioria dos que chamavam eram dos que tinham anúncios na seção religiosa do jornal. “O que você vai falar sobre Cristo?” eles queriam saber. Alguns dos anunciantes usavam o nome de Cristo em seus anúncios com a esperança de atrair as pessoas que não conhecem a Cristo além das tradições que viam na igreja. Outros eram escarnecedores que debatiam teologia ou tentavam fazê-lo duvidar de sua fé. Alexei começou a imaginar se seu anúncio alcançaria alguém que realmente estivesse à procura de Deus.
Alexei pegou o telefone depois do terceiro toque e falou:
Alexei: “alô”.
NARRADOR: Uma voz cansada começou
– Estou ligando por causa do seu anúncio. Quero conhecer Cristo.
NARRADOR: Era a voz de um idoso e não tinha nenhum sinal de ironia. Alexei falou com ele por vários minutos e então o homem o convidou para ir ao seu apartamento para conversar mais.
Aquele senhor idoso atendeu à porta e convidou Alexei para entrar em seu apartamento. Ele demonstrou surpresa diante do fato de um jovem estar interessado em falar aos outros sobre Cristo. E depois, começou a falar com mais seriedade:
IDOSO – Tenho 93 anos e não me sinto muito bem. Quero conhecer Deus enquanto há tempo.
NARRADOR: Alexei levara sua Bíblia, algumas lições bíblicas e alguns vídeos de uma série evangelística. Ele abriu a Bíblia e leu alguns versos sobre Deus. Juntos, assistiram a um vídeo, e o senhor convidou Alexei para retornar no dia seguinte. Por dez dias, os dois estudaram a Palavra de Deus e assistiram aos vídeos da série evangelística. O novo amigo de Alexei aceitou o que estava aprendendo e ficou ansioso para conhecer mais.
Certo sábado, o telefone de Alexei tocou várias vezes. Mas, como a maioria dos telefonemas era sobre trabalho, ele evitava atender ao telefone no sábado. Quando o telefone tocou novamente, notou que era o mesmo número. Talvez seja uma emergência, ele pensou. Finalmente, atendeu ao telefone.
JOVEM – Você é cristão? – Que igreja você frequenta?
Alexei respondeu as perguntas.
JOVEM: – Meu nome é Vitaly – Acabei de sair da prisão e preciso conversar com você.
NARRADOR: Alexei e Vitaly trabalhavam em horários diferentes e foi difícil marcar um encontro. Finalmente, Alexei se ofereceu para buscar Vitaly e levá-lo para a igreja no sábado. Vitaly concordou. No caminho para a igreja, o jovem contou sua história. Enquanto esteve na prisão, uma mulher adventista lhe enviara O Grande Conflito. Ele leu o livro e queria aprender mais sobre Deus. Ao conseguir a liberdade, encontrou o anúncio de Alexei. Era a resposta à sua oração.
Vitaly está doente, mas frequenta a igreja adventista sempre que possível e deseja ansiosamente conhecer a Deus pessoalmente.
VITALY: – Eu posso ver que a Igreja Adventista fundamenta suas crenças na Bíblia
SORRINDO ALEXEI DIZ:– Descobri meu ministério acidentalmente. – Quando vi os anúncios sobre videntes, cartomantes e leitura de mão, e nenhum anúncio que falava sobre Jesus, percebi que Deus estava me chamando para preencher essa lacuna. As pessoas que leem esses anúncios estão procurando compreender claramente questões espirituais. Quero lhes dar uma oportunidade de conhecer Jesus.
NARRADOR: Deus pode usar algo tão simples quanto um jornal para levar outros a Jesus. Ele Se alegra em usar pequenas coisas para levar pessoas para Si. Nossas orações e ofertas fortalecem a obra de Deus ao redor do mundo. Nosso próprio ministério fortalece a obra do Senhor em casa. Que ministério Deus tem lhe dado?
MENSAGEM ESPECIALPELO GRUPO
INTRODUÇÃO A LIÇÃO
1 - Bom dia amiga, por que está tão abatida?
2 - Ah! Estou muito cansada. Trabalho tanto que estou a ponto de desabar. A semana toda trabalhando sem descansar um só dia, eu não agüento mais, não sei como você agüenta!
1 - Eu agüento por que um dia na semana eu paro e esqueço tudo e fico apenas com Deus.
2 - Verdade? Será que funciona?
1 - Quer fazer um teste amanhã? Eu passo aqui pra gente ir juntas a igreja.
2 - Logo amanhã? Tenho muita coisa pra fazer.
1 - Não tem problema, você assiste a escola sabatina que dura apenas uma hora e depois você pode ir embora, você vai ver como se sentirá melhor, mais aliviada.
2 - Está bem, estou precisando tirar os problemas da cabeça, pode passar aqui amanhã que eu vou com você. Mas o que acontece nessa escola?
1 - Muitas coisas. Mas o melhor mesmo é o momento da lição na qual recapitulamos o que estudamos durante a semana, antes os professores fazem os apontamentos (chamada e anotações dos trabalhos realizados pelos alunos durante a semana) em seguida começa o estudo, todos os alunos participam expõe suas ideias a respeito do tema estudado é muito legal.
(SE RETIRAM E OUTRA PESSOA VAI A FRENTE E PEDE PARA OS PROFESSORES FICAREM EM PÉ PARA UMA ORAÇÃO E RECAPITULAÇÃO DA LIÇÃO.)
O Valor da Bíblia
NARRADOR - Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida explicou o motivo de havê-los chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta.
PATRÃO - O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
COCHEIRO - - Eu gostaria de receber a Bíblia. - Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
NARRADOR - Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse lhe pediu que permanecesse em seu lugar.
NARRADOR - O jardineiro escolhendo bem as palavras, falou:
JARDINEIRO - - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem
dúvida, a Bíblia.
NARRADOR - Como aconteceu com o primeiro, este também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. e agora chegou a vez da cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
COZINHEIRA - - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um
vestido novo.
ARRUMADEIRA - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro.
NARRADOR - Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
PATRÃO - Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
PEQUENO MENSAGEIRO - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro...
NARRADOR - Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras páginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.
A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão:
PATRÃO - "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."
NARRADOR - Pense agora: "O quê pode ser mais valioso do que a palavra de Deus?"
Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.
A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece...
PODE CONFECCIONAR AVENTAIS TNT E PREPARAR OBJETOS PARA OS PARTICIPANTES E DINHEIRO QUE PODE SER IMPRESSO DA INTERNET.
Idealizadora: Líder- Dilza Moreira da Silva
Colaboradora: vice-líder - Max D’zângela e membros do pg.
|