JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Final de ano



Luiz Carlos dos santos Menezes

Iasd Ademar de carvalho lagarto/se



J.A/Escola sabatina de natal



(Este programa foi idealizado para encerramento de ano, geralmente realizado no mês de dezembro; programar a participação do maior número de pessoas possível)

Nota: Escolha musicas natalinas. O hinário possui varias. Procure dar uma roupagem jovem as musicas com um arranjo mais moderno de teclado e ou violão.



Poesia( sujestiva, fica a critério colocar ou ñ pre ganhar tempo)

Neste Natal, queria um só presente:

entre todos melhor compreensão.

Queria ver alegre toda a gente,

havendo amor em cada coração.

Neste Natal ficava bem contente,

se entre todos houvesse mais união.

Que houvesse paz, paz mais permanente,

cada um fosse tido como irmão

Neste Natal, queria que dos céus

descessem, outra vez, anjos de Deus,

com a canção, que muita fé nos traz:

"Glória a Deus seja dada nas alturas,

cantem louvores todas criaturas,

e haja paz entre os homens, muita paz.

- Louvor –



oracão



Jogral - Todos - O Nome de Jesus







1 - Seu nome será Maravilhoso,

Porque maravilhas ele fará,

Fará prodígios e curas,

Até mortos ressuscitará.



2 - Seu nome será Conselheiro

Porque conselhos dará,

Através de sermões e parábolas

Que ao povo pregará.



3 - Seu nome será Deus Forte

Pois a tudo vencerá

Vencerá até a morte,

Porque ressuscitará.



4 - Seu nome será Príncipe da Paz

Porque a paz pregará.

E quem for pacificador

Bem-aventurado será.



5 - Seu nome será Pai da Eternidade

Porque eterno ele é.

Ele estava no princípio com Deus

Reconciliando o mundo através da fé.



1 - Seu nome será Emanuel,

“Deus Conosco" - quer dizer.



2 - Quem o buscar de coração

Ele pode socorrer.



3 - Seu nome será Cristo

Porque será sofredor,



4 - Será ferido, humilhado

E pregado numa cruz de horror.



Todos - JESUS - é o mais belo nome

Acima de todos está.



5 -"Que Jesus Cristo é o Senhor!"

Toda língua confessará.



1 -. Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas.



2-. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo,



3- . mas o anjo disse: - Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo!



4-. Hoje mesmo, na cidade de Belém, nasceu o Salvador de vocês



Todos: o Messias, o Senhor!



5- . Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.



1-. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:



Todos-. Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!



2. Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: - Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.



3- Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura.



4. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele.



5-. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados.



1. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas.



2- Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.



- Louvor – onde estavam os governantes Felipe valente



- Oração Intercessória aos pares de mãos dadas



- MENSAGEM DRAMATIZADA - "Um Sonho de Natal"

• Personagens: dona de casa, mulher com frio, mulher com fome, ex-presidiária

• Cenário: sala de uma casa, mesa, cadeiras, Bíblia em cima da mesa, na parede um calendário

• Material a ser usado no decorrer da peça: toalhinha de centro de mesa, jarra com flores,flanela de limpeza, toalha de mesa grande, 2 pratos, talheres, copos, um refratário com alimento, um agasalho



DONA DE CASA - (entra em cena, olha o calendário) - Hoje é dia 24 de dezembro! Como passa rápido o tempo! - (para um pouco, pensativa) - Tive um sonho esta noite... Sonhei que Jesus vinha me visitar... Foi tão real!! Eu gostaria mesmo que fosse verdade. No Natal todos têm a casa cheia de parentes, muita festa, muita comida... Mas eu estarei sozinha, ninguém virá a minha casa. Meu esposo, meus pais, meus irmãos... Todos Deus levou. Meu filho mora em outra cidade, longe daqui, e vai passar o Natal com a família da esposa. Está certo! Não estou reclamando. Filho são presentes preciosos que o Senhor nos dá. Temos que cuidar bem deles, alimentá-los, cuidar de sua saúde, dar-lhes instrução, e principalmente ensiná-los no caminho do Senhor. Graças a Deus fiz tudo isso, tenho minha consciência tranqüila. Hoje, meu filho é diácono na igreja dele. Mas... Quando os filhos casam, eles formam outra família e têm que viver a vida deles.

- para um pouco, pensativa - Eu gostaria muito que Jesus viesse passar o Natal comigo... Quem sabe ele virá mesmo!!?? Já sei! Vou arrumar a casa para recebê-lo, arrumar a sala, o seu quarto e depois vou preparar uma ceia gostosa para ele. Farei o melhor que puder! Afinal, Jesus é o meu Salvador, o meu Rei, o Senhor da minha vida! Ele merece o melhor!

- arruma a mesa da sala, tira a poeira e sai de cena dizendo que vai arrumar o quarto e preparar a comida - depois de alguns instantes, batem à porta - dona da casa volta e atende quem chega



MULHER COM FRIO - Senhora, por favor, será que tem um casaco velho, ou um que não lhe sirva mais, para me dar? Começou a chover... Estou com muito frio!

DONA DE CASA - Logo agora? Estou tão ocupada! Espero a visita de alguém muito importante...

Mas também não posso deixá-la aí fora passado frio... Entre e sente-se um pouco para descansar, enquanto vou buscar um agasalho.

- sai de cena, depois de alguns instantes, volta com o casaco e dá à pobre mulher -



MULHER COM FRIO - Muito obrigada, senhora. Deus lhe pague e lhe dê um feliz Natal! (e sai)



DONA DE CASA - Espero que ninguém me interrompa mais. Ainda tenho tanto que fazer... terminar de assar o peru no forno, fazer a farofa, a maionese, a salada de frutas...

- sai de cena - ouve-se barulho de panelas, pratos, talheres - mais uns instantes e batem á porta - dona de casa volta para atender



MULHER COM FOME - Por favor, senhora, me ajude. Há três dias não como nada, estou tão fraca, acho que vou desmaiar... (e faz de conta que está caindo)



DONA DE CASA - Meu Deus! Mais essa! Estou tão ocupada! Daqui há pouco minha visita chega, e ainda não terminei de fazer tudo! - (para um pouco, depois socorre a mulher) - Venha, minha filha, vou ajudá-la. Entre, sente-se um pouco para descansar. Espere só um pouquinho que vou trazer-lhe uma comida gostosa, quentinha, água fresca... - (vai até o público, fala como que contando um segredo) - Acho que meu ilustre visitante não vai se importar de eu dar um pouco de sua comida para esta pobre mulher.

- sai de cena, depois volta com um prato de comida e um copo de água - senta-se à mesa também, enquanto a mulher finge comer - terminando, esta sai, agradecendo.



MULHER COM FOME - Muito obrigada, senhora! Que Deus lhe dê em dobro! Que a senhora seja muito feliz!



DONA DE CASA - (falando, enquanto recolhe prato e copo) - Já anoiteceu e Jesus ainda não veio... Vou me sentar para esperá-lo - (senta-se, toma a Bíblia que está na mesa e finge ler, quando novamente batem à porta) - Agora é Ele!!! - (vai correndo atender)



MULHER EX-PRESIDIÁRIA - Senhora me perdoe estar incomodando a esta hora da noite... vi a luz de sua casa acesa e resolvi bater... Sou ex-presidiária, por bom comportamento fui solta ontem, agora sou livre, mas não tenho para onde ir. Estou procurando meus parentes, ou alguém que me dê um emprego... Será que posso dormir em sua casa esta noite? Qualquer cantinho serve... Está chovendo, está frio... É só me deixar ficar num cantinho abrigado, amanhã cedinho irei embora. Por favor... - (e começa a enxugar as lágrimas que correm de seus olhos)



DONA DE CASA - O dia todo esperei por uma visita muito importante. Arrumei a casa, preparei a melhor ceia de Natal, mas meu visitante não chegou. Acho que ele não vem mais. Entre! Vamos passar a noite de Natal juntas. Vamos comer e depois você irá dormir na cama fofinha que preparei para meu visitante.

- faz a mulher sentar-se à mesa - vai e volta, guarda a jarra de flores, traz a tolha de mesa, pratos, talher, copos, um refratário - arruma tudo e senta-se também



DONA DE CASA - Antes de comer, vamos ler a Bíblia. Hoje é Natal, o dia em que Jesus nasceu. Eu amo Jesus porque ele morreu na cruz por mim, e por você também, querida amiga (dirige-se à ex-presidiária). Entregue o seu coração a Ele e você nunca mais estará sozinha, Ele vai ajudá-la a resolver seus problemas. Creia de todo o seu coração, nada é impossível para Jesus

- toma a Bíblia e lê, em voz pausada e alta: Mt 25. 31-40 - ao terminar, as duas se abraçam e a dona de casa diz:



DONA DE CASA - Obrigada, Jesus! Agora entendo. Meu sonho se realizou: você não veio pessoalmente em minha casa, mas eu sinto a sua presença real aqui em meu coração! Este é o meu melhor Natal!

- entram as outras 2 mulheres e vão abraçar também a dona de casa, que se dirige ao público -



DONA DE CASA - Que isto possa acontecer em todos os lares, no Dia de Natal: Cristo estar presente como o convidado mais importante, abençoando toda a família!



- Louvor - "Louvor Angelical" (Hino 240 ou40 )

- Oração Final de Gratidão

PARTE SOCIAL



Entrega de lembrancinhas

Revelação do "Amigo Oculto” se for feito no J.A (Durante as férias, você deve estar orando por seu Amigo)

CONFRATERNIZAÇÃO FINAL - Lanche se for a tarde e se for pela manha almoço



Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.

Sua dedicação – a garantia de sua participação.

Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!




Colaborador: Luiz Carlos