JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : O Gênesis

Divulgação:

1. Vinheta em todos os horários de culto;

2. Convite verbal na hora dos anúncios no Culto Divino:

Entra 02 jovens conversando...

1 - E aí, Brenno! Feliz ano novo!

2 - Feliz ano novo!

1 - Quais são seus planos para este ano de 2015?

2 - Ah, vou me preparar para o vestibular. Fazer cursinho, também quero aumentar meu currículo para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo, então vou fazer espanhol e francês. Em fevereiro vou passar o carnaval em Salvador. E também estou vendo a possibilidade de comprar um carro novo, afinal, ano novo merece carro novo, né?

2 - Que legal. Que Deus abençoe seus planos, segundo a Sua perfeita vontade... E pra igreja, você tem planos?

1 - Ah, rapaz, eu "to sossegado", viu. Quero mais é ficar na minha, tranqüilo, entendeu? Eu venho no culto de sábado, falo alguma coisa ali na classe; assisto o culto e "boa". Esse negócio de ficar "pegando cargo" só atrapalha a vida da gente, ainda mais eu que, estou a um passo do vestibular, tenho a vida super corrida. Ah, não tenho tempo pra isso não...

2 - Mas, Brenno, Deus precisa de você pra terminar Sua obra; Ele precisa dos seus talentos, seus dons. E olha, vou te dizer uma coisa: Membro que não trabalha, esfria, só aponta os defeitos e pecados dos outros e sai da igreja, e o principal: Não cresce na fé, não aprende. Faça alguma coisa, se envolva com algum departamento, ajude. Você vai ser tão recompensado, é tão gratificante ajudar...

1 - Você está exagerando, né? Sair da igreja porque não tenho cargo? Só porque quero ficar mais "light" esse ano? Imagine. "Pô", eu estudo muito, amigão, tenho que realmente descansar no sábado; e outra, já tem tanta gente que trabalha na igreja, nem faço falta.

2 - Você está enganado, e, você sabe disso. Àquele que derramou seu sangue por causa dos meus e dos seus pecados conta com a sua ajuda, com a sua entrega; não por obrigação, mas, em resposta ao Seu grande amor demonstrado na cruz...

1 - É,...talvez você tenha razão. Eu vou orar em casa sobre isso, e vou tomar alguma decisão. Depois nos falamos. Acho que venho no JÁ de hoje, achei interessante o tema... daí nos falamos mais...



(sai os dois)



DIRETORA JA - Quem é que não faz planos ao início de um novo ano? E isso é muito bom. Melhor ainda e lutar por eles até o final, e se sentir feliz por ter realizado ao menos Um sonho importante para você... Mas, se daqui alguns meses, você desistir de algo que é bom para a sua vida emocional ou espiritual, não espere o início de um novo ano para começar de novo. Recomece agora, pois todo dia, é dia. E hoje é um dia muito especial. Teremos nosso primeiro Culto Jovem de 2015, foi preparado com muito carinho para você.

(Vinheta)

Detalhes:

• Recepção: Jovens com roupas pretas;

• Decoração: Janelas fechadas em lona preta, totalmente escura, Luz negra no púlpito, com os dizeres: O Gênesis;

• Lembrancinhas: Adesivo com o símbolo JÁ, com os dizeres: Eu apoio;

• Camisetas: Pretas com os símbolos JÁ e SOMAR e na frente: Eu sou a Mensagem, em cores florescentes.











O GÊNESIS



(Igreja toda no escuro, apenas com o som de muitas águas)



1. Voz em OFF: Boas Vindas e Oração Inicial.

2. Vídeo: A Criação – Cid Moreira.

3. Vinheta: O Gênesis.

4. Voz em OFF: _ E haja luz!!!



(Acende as luzes)



5. Abertura: O Gênesis como início e não apenas como criação. Comparar a criação, o cuidado de Deus e sua organização com a organização da igreja em departamentos, especificar os detalhes... mas se referindo sempre ao início de tudo. Como se este sábado fosse o Gênesis/Início de uma nova história do departamento Jovem da Igreja.

6. Momento das Visitas:

7. Mensagem Musical especial para as visitas:



(Apaga as luzes)



8. Entrada Triunfal: Diretoria Jovem entra pela porta central do Púlpito ao som de impacto, com as camisetas escritas em florescente, se posicionam no Púlpito um ao lado do outro, os Diretores associados segurando a Bandeira JA.



(Acende as luzes)



9. Apresentação na Nova Diretoria:

10. Momentos de Louvor: Música TEMA 2015: Eu sou a mensagem. ( Toda a Diretoria).

11. Oração Intercessora: (Convida todos os anciãos de 2015 presentes para fazerem uma oração pelos jovens em geral e em especial pelo Ministério Jovem da igreja).

“Temos de olhar a Jesus, estudar Suas palavras, orar pedindo Seu Espírito. Devemos mais frequentemente estar a sós com Deus, em meditação e oração. Oremos mais e falemos menos. Não podemos confiar em nossa própria sabedoria, nossa experiência, nosso conhecimento da verdade; temos de ser alunos diários, aguardando instruções de nosso Mestre celestial, e então, sem atentar para o conforto, o prazer ou conveniência, temos de seguir para frente, sabendo que fiel é Aquele que nos chamou.”

12. Lançamento do Ano Bíblico:

“Estar em contato com a palavra de Deus é o que nos aproxima mais Dele, é o que nos molda segundo a vontade do Mestre. Estar em comunhão diária através do estudo da Bíblia é o que nos faz entender o propósito de Deus na nossa vida. Se olharmos para Cristo em primeiro lugar e estivermos de acordo com Santa Vontade de Deus, então estaremos mais perto da nossa salvação. Vamos começar o ano mudando de atitude!”

13. Lançamento dos JPeGs:

14. Dinâmica: Neste novo ano eu quero... (Pedir que venham a frente um homem e uma mulher, ambos devem fazer mímicas das palavras abaixo relacionadas, que se referem as decisões que devem ser tomadas durante o ano, homem faz mímica para os homens adivinharem e a mulher, para as mulheres).

1 – Oração, 2 – Estudar a Bíblia, 3 – Cantar, 4 – Acordar cedo para ler a Bíblia, 5 – Culto Familiar, 6 – Ajudar o próximo, 7 – Falar de Deus para o próximo, 8 – Ir para a Igreja.

15. Oferta:

16. Momentos de Louvor: A força está na união. (Toda a Diretoria).

17. Reflexão: A Soma do talentos (Depois de ler pede uma saudação para toda a Equipe).

A SOMA DOS TALENTOS

"Se nota dissesse: "Não é uma nota que faz a música"... não haveria sinfonia.

"Se a palavra dissesse: "Não é uma palavra que faz uma página" ... não haveria o livro.

"Se a pedra dissesse: "Não há pedra que possa montar uma parede" ... não haveria casa.

"Se a gota dissesse: "Uma gota d’água não faz um rio" ... não haveria oceanos.

"Se o grão dissesse: "Não é um grão que semeia um campo"... não haveria colheita.

"Se o homem disser: "Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade"... jamais haverá justiça, paz, dignidade e felicidade na terra.

"Assim como a sinfonia precisa de cada nota;

"Assim como o livro precisa de cada palavra;

"Assim como a casa precisa de cada pedra;

"Assim como o oceano precisa de cada gota dágua;

"Assim como a colheita precisa de cada grão de trigo...

"Cristo precisa de cada um de nós!

"E precisa de Você(olha para a igreja) onde você estiver, único e portanto insubstituível.

"E Você? O que está esperando para se comprometer?"

Neste dia, pense nisto. Veja quanta verdade. O mundo precisa de nosso comprometimento para ser o mundo que todos queremos, desejamos e merecemos.

Cada um deve fazer sua parte.

Cada um tem seu papel a desempenhar!

Conto com todos vocês!



(Descem todos os diretores)



18. SLIDES: A Máquina de escrever

A MÁQUINA DX XSCRXVXR

Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla.

Há 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.

Às vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha máquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia não fará falta...

Vocx dirá: "Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça x falta à comunidadx." Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo: "Xu sou uma pxça importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrviços!"

Pronto, agora consertei a minha máquina de escrever. Você entendeu o que eu queria te dizer?

Percebeu a sua imensa participação na vida daqueles ao seu redor? Percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos importantes para alguém?

Lembre-se de que somos parte do Universo e como tal somos uma peça que não podemos faltar no quebra-cabeça da vida...

19. Sermonete: União da Igreja.



(Apaga as luzes)



20. Mensagem Musical: A igreja (Luíz Cláudio) – Grupo Louvai (Libras).



(Acende as luzes)



21. Encerramento: A Canção de um irmão.

A CANÇÃO DE UM IRMÃO

Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada. Os exames mostraram que era uma menina e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe.

Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer. A gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração. Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas. Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana.

Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu. Só que ela estava muito mal. Com a sirene no último volume, ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary. Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais: "Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças".

Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral. Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê... Hoje, os planos eram outros. Enquanto isso, Michael, todos os dias, pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha. "Eu quero cantar pra ela" ele dizia.

A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela. Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI. Entretanto, Karen decidiu. Ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito.

Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva. Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e rumou para hospital. A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. Mas Karen insistiu: " Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!". Ela levou Michael até a incubadora.

Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos olhando, ele começou a cantar, com sua voz pequenininha:

- "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..."

Nesse momento, o bebê pareceu reagir. A pulsação começou a baixar e se estabilizou. Karen encorajou Michael a continuar cantando.

- "Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora..."

Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave.

- "Continue, querido!", pediu Karen, emocionada.

- "Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços...". O bebê começou a relaxar.

- "Cante mais um pouco, Michael.". A enfermeira começou a chorar.

- "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... Por favor, não leve o meu sol embora..."

No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa.

O Womans Day Magazine chamou essa história de "O milagre da canção de um irmão". Os médicos chamaram simplesmente de "milagre". Karen chamou de "milagre do amor de Deus."

NUNCA ABANDONE AQUELE QUE VOCÊ AMA. O AMOR É INCRIVELMENTE PODEROSO.

22. Oração Final:

23. Momentos de Louvor FINAL: (Saída) Quão bom e quão maravilhoso.




Colaborador: Tatiane Melo