JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : 162 Anos de Escola Sabatina

Programa Sugestivo – 162 Anos de Esperança



Momentos de Louvor: Grupos de louvor

Palavras de abertura:

Hino Inicial: “Somos um Pequeno Povo” Nº 505.

Oração: (ajoelhados)

Mensagem Musical: Tema: Gratidão

Apresentação: Convidados especiais/A História da Escola Sabatina

Informativo Mundial das Missões: Vídeo

Oportunidade para a Lição:

----------- LIÇÃO -----------

Momento do Compromisso/Parabéns:

Oração de encerramento:





Ornamentação: Painel branco com letreiro vermelho: ESCOLA SABATINA: O CORAÇÃO DA IGREJA ou ESCOLA SABATINA ESCOLA DE ESPERANÇA. Colocar bexigas (branca e azul) e bexiga de coração vermelho. Montar uma bolo com as lições da Escola Sabatina Antiga, ou espalhar sobre a mesa (de maneira organizada estas lições.) Pode ser feito um painel, com fotos de Escolas Sabatinas realizadas pela Igreja, relembrando os anos de sua existência. Pode também ser feito um vídeo com depoimentos dos alunos a respeito da contribuição da Escola Sabatina em suas vidas.



Canto: Parabéns para a Escola Sabatina. Sugerimos neste momento que o bolo dos 160 anos seja colocado na frente da igreja e de forma solene porém festiva, todos cantem parabéns para a Escola Sabatina. Em minha IASD Alto da Maravilha, encomendei Mini-Cupcackes. Pois facilita a entrega do bolo na hora dos Parabéns.



Lembrança: A lembrança que entregamos foi a réplica da primeira Lição da Escola Sabatina no Brasil. Este material caso não tenha sido entregue você encontra primeiro com o seu pastor distrital ou com a Associação/Missão. Pode ser também uma caneta ou até mesmo algo mais elaborado. Cada igreja e grupo conhece sua realidade, entretanto não permita que eles saiam sem pelo menos um cartão comemorativo.



Marca-Página: http://downloads.adventistas.org/pt/escola-sabatina/materiais-de-divulgacao/marca-paginas-comemoracao162-fazendo-discipulos/

Arte: EU AMO A ESCOLA SABATINA http://downloads.adventistas.org/pt/escola-sabatina/logomarcas/eu-amo-a-escola-sabatina-arte/

Logo 162 Anos: http://downloads.adventistas.org/pt/escola-sabatina/logomarcas/logo-oficial-162-anos-fazendo-dicipulos/

Vídeo Oficial: http://downloads.adventistas.org/pt/escola-sabatina/video/video-oficial-162-anos-fazendo-discipulos/

P.Point: http://downloads.adventistas.org/pt/escola-sabatina/sermao/powerpoint-historia-da-escola-sabatina/







Boas-Vindas: Sejam todos bem vindos a esta programação especial. Hoje em nosso encontro comemoraremos os 162 anos da Escola Sabatina. Em 1853 surgia a primeira Escola Sabatina organizada em Rochester e Buck`s Bridge, Nova Iorque, no ano de 1853. A partir daí, têm-se multiplicado em todo o mundo, e atualmente ultrapassa os 21 milhões de alunos espalhados em 209 países. É por meio desta grande escola que a maioria dos adventistas de todo o mundo é discipulada, fortalece a fé na Palavra de Deus, aprofunda a comunhão e prepara-se para testemunhar. Neste momento gostaria de convidar você para juntos louvarmos ao nosso Deus.



História da Escola Sabatina:

Personagens:

• Apresentador

• Pr. Tiago White

• Ellem White

• Flora Plamer (Primeira professor da Escola Sabatina)

• Duane Mckey (Lider Mundial 2016 para Escola Sabatina)

Texto tirado da seguinte apresentação que encontrei: https://www.youtube.com/watch?v=qVVGn6cmwUI



(Fundo musical. Entram pela porta da igrejas os quatro personagens.)

Apresentador: É com muita alegria que recebemos vocês aqui. Nesta manhã vamos fazer uma viagem no túnel do tempo e descobrir coisas importantes, significativas. Temos aqui Pr. Tiago White. Gostaríamos de saber pastor o teu objetivo ao criar a primeira lição da escola sabatina.

Pr. Tiago White: Bem, bom dia a todos. Que bom que vocês vieram a este momento oportuno. Em uma tarde eu estava pensando e tomando um lanche a beira do caminho, observando a paisagem quando me veio a mente e ao coração uma série de 4 estudos direcionados aos jovens e as crianças desta igreja. Estes quatro estudos foram divididos em estudos de dois sábados, os estudos sobre as leis de Deus e a arca do santuário. Meu real objetivo era os jovens e as crianças de nossa igreja.

Apresentador: Que maravilhoso. Que ano importante, 1853. O que aconteceu pastor nesta ocasião?

Pr. Tiago White: Nesta ocasião nós começamos com a primeira classe da escola sabatina. Porque até então era apenas um estudo para os jovens e então tivemos a primeira classe da escola sabatina nesta data. E regularmente todos os sábados nos reuníamos para o estudo, na cidade de Rochester. E posteiormente em 1854 nós instituímos a segunda classe da escola sabatina e em seguida a terceira classe na cidade de Buck’s Bridge.

Apresentador: E quando foi elaborada a primeira lição para os adultos?

Pr. Tiago White: Bem, isso foi uma necessidade que notamos. Porque até então ela era direcionada para crianças e jovens mas os adultos começaram a se interessar. E em 1863 começamos a publicar também para os adultos.

Apresentador: Que ano memorável e quantas coisas importamtes até então ocorreram. Temos aqui também a ir. Ellen white. Gostaríamos de perguntar para você também irmã: qual foi a orientação que você recebeu a respeito da escola sabatina?

Ellem White: Um dos principais objetivos da escola sabatina é ajudar a seus alunos a conhecerem melhor a Bíblia e os livros de profecia e a escola sabatina deve ser também o maior objeto para ganhar almas para Jesus. E se nós os cristãos examinarmos melhor e fervorosamente a Bíblia, mais corações arderiam pelo desejo de conhecê-la. A escola sabatina é uma importante diretriz no trabalho missionário. Não só por proporcionar aos jovens ou aos mais idosos o conhecimento da Bíblia, mas também por despertar o amor às mensagens alí dentro e também a ajudar a regular nossa vida de acordo com a Bíblia.

Apresentador: Que ferramenta maravilhosa nasceu ai no coração de nosso Pai. Mas vamos continuar no túnel do tempo e conversar com a senhora Flora Plamer. Ela foi a primeira mulher a assumir o departamento da escola sabatina. Seja bem vinda Flora e nos conte a respeito de seu trabalho.

Flora Plamer: Para mim, quando iniciei o projeto da escola sabatina ela já estava em grande desenvolvimento. E só lembrando que em 1908 ocorreu a primeira escola sabatina em língua portuguesa, através do pr. Francisco West For. Em 1912 foi estabelecida a primeira oferta do 13º sábado e também a primeira carta do informativo das missões.

Apresentador: Maravilhoso. Ir. Flora conta um pouquinho a nós a respeito dos livros que escreveu em benefício ao crescimento da escola sabatina.

Flora Plamer: A partir de um momento, em 1913 foram batizados 1.500 pessoas através do departamento da escola sabatina. O primeiro livro que escrevi foi: Escola Sabatina Ganhadora de Almas e o outro Professores Ganhadores de Almas que repercutiu muito bem. Que foi um material elaborado cuja didática desenvolvesse um interesse maior ao estudar a Palavra de Deus. E nesse período de 35 anos eu desenvolvi este projeto divulgando a escola sabatina ao redor do mundo.

Apresentador: Agradecemos a irmã pelos 35 anos de dedicação e lembrando que são 120 anos de escola sabatina no Brasil. Louvado seja. E agora em tempo real nós temos conosco o pastor líder mundial para a Escola Sabatina e ministério pessoal Duane Mckey, eleito agora em 2015. Conte para nós como está a Escola Sabatina agora em nosso anos pastor.

Duane Mckey: 162 anos depois que Thiago começou a primeira escola sabatina. Podemos dizer que somos a maior escola do mundo. Somos 21 milhões de alunos, distribuídos em mais de 107.000 escolas dos 209 países onde estamos presente. A lição que você vai estudar hoje em classe ela é escrita em mais de 370 idiomas e ela é responsável em manter no mundo inteiro a unidade doutrinária de nossa igreja. Pois a mesma lição que você estudou esta semana será recapitulada em todas as igrejas ao redor do mundo, o mesmo assunto é abordado. E eu quero fazer um apelo: eu sei que tem pessoas aqui que ainda não frequentam a escola sabatina da igreja, desta igreja. Mas quero te convidar a participar desta escola. Porque é muito importante, pois aqui aprendemos a ser discípulos de Jesus, aqui aprendemos a ter a fé na palavra de Deus fortalecida, fortalecemos também o testemunho pessoal e é testemunhando que cumprimos a missão que nossa igreja tem.

Apresentadora: Louvado seja Deus. Parece que temos uma surpresa. É isso pastor?

Duane Mckey: Sim. Temos sim. Peço agora que meu amigo lá do som coloque o vídeo.

Apresentadora: Quero dizer que você participa da maior escola sabatina do mundo. Sinta-se feliz por isso. Pois você participa do que mais representa hoje crescimento da Igreja Adventista do 7º dia. Sinta-se feliz e agradeça a Deus porque você tem o privilegio de nesta escola se aproximar das verdades maiores que um dia nos levarão para a grande escola sabatina aonde o nosso próprio Deus será o instrutor e teremos toda a eternidade para aprendermos todas as maravilhas que temos no universo.





Momento do Compromisso: (Neste momento cada membro da Escola Sabatina deverá receber um cartão compromisso, que está no início deste manual).

Como é bom saber que fazemos parte de uma família mundial. Milhares de pessoas ao redor do globo estudam o mesmo assunto a cada semana. E esta é uma das formas de também estudarmos a palavra de Deus.

Sabe aquele dia que você acorda e não tem vontade de estudar a lição? Ou até mesmo, absorto pelas atividades do dia, vai adiando esse encontro com Deus até chegar no momento de dormir e percebe que não separou um momento para estudar e meditar nas coisas do Céu?

Neste momento gostaria de desafiar a você e também a mim, a juntos fazermos um compromisso perante Deus, para fazer do estudo da Lição da Escola Sabatina um hábito em nossa vida. Que esta seja uma ferramenta para nos aproximar a cada dia do nosso Pai.

(Combinar com com o diretor do grupo para que juntos, na frente da congregação, assinemos este compromisso; motivando e sendo um espelho para os membros. Combinar com o responsável pelo som para neste momento colocar uma música solene de fundo, a fim de que os compromissos sejam assinados e enquanto o diretor também faz a oração).

Colaborador: Lorraine Barbosa Santos