Objetivo:
Mostra o verdadeiro sentido do noivado e o preparo para o casamento.
Qual o significado do noivado?
O significado do noivado não mudou muito com o tempo, significa a maturidade de um relacionamento e que os dois estão prontos para formar uma nova família.
- Antigamente era o pai do rapaz quem fazia o pedido à família da moça. Na falta do pai, a mãe do rapaz podia fazê-lo ou até mesmo um amigo muito chegado à família.
- Posteriormente era o próprio rapaz quem pedia a mão da moça ao pai dela.
- Hoje em dia não existem regras. Alguns rapazes ainda seguem a tradição de pedir a mão da moça ao pai dela e alguns casais optam por ficar noivos entre eles e depois apenas comunicam o acontecimento à família.
Algumas Observações
- Hoje em dia, muitas pessoas se casam sem passar pelo noivado, por uma opção do casal de ir direto do namoro ao casamento.
- É bom lembrar que este é um período muito importante, durante o qual vocês poderão conhecer melhor os hábitos e o temperamento um do outro; compartilhar os sonhos; planejar o futuro; além de ser uma fase de preparação para um compromisso maior que é o casamento.
- Não existe um tempo ideal para ficar noivo. Alguns casais namoram pouco tempo e ficam noivos por muito tempo, outros namoram muito tempo, ficam noivos e já se casam logo em seguida. Cabe a vocês decidirem quanto tempo será necessário para organizar as coisas com calma, já que os preparativos para o casamento geralmente começam a ser feitos depois do noivado.
- Se estiver ao seu alcance, o noivo poderá presentear sua futura esposa com um anel de brilhantes, que simboliza o amor eterno. Este anel deverá ser entregue à ela na ocasião do noivado, durante a festa ou só entre os dois em uma comemoração íntima e especial.
Quando houver alianças:
- Na ocasião do noivado haverá a troca de alianças. Essas alianças são as mesmas que serão usadas pelos dois após o casamento. Durante todo o período do noivado, o noivo e a noiva usam a aliança no dedo anular da mão direita. A dela tem as iniciais ou o nome do noivo gravado e a dele tem as iniciais ou o nome da noiva gravado.
- Um dia ou dois antes do casamento, a noiva entrega sua aliança para o noivo que irá levá-la, juntamente com a dele, para polir e gravar a data do casamento.
- No dia do casamento, o noivo leva as duas alianças com ele (já polidas e com a data do casamento gravada) e estas serão trocadas durante a cerimônia. Após a cerimônia o noivo e a noiva passarão a usar as alianças no dedo anular da mão esquerda.
Noivado e a Vontade de Deus
"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". (Mt 6.9,10)
O noivado é a etapa da vida de solteiro, e primeira da vida a dois. O noivado, no entanto, não confere liberdades; ainda são solteiros numa época de acertos mais profundos: o casalzinho sente que Deus o guia, e entende, presume e assume que o casamento vai acontecer. Marca, então, seus encontros pela qualidade. Noivado é coisa séria: são 2/3 do caminho entre o namoro e o casamento. Há, até, quem afirme que o ideal é namoro longo, mas noivado curto.
Um Compromisso Social
O noivado é um compromisso social. Quem assume o noivado compromete-se com muitas pessoas, e não somente com o futuro cônjuge.
O noivado é um compromisso moral. Ele envolve responsabilidade, por isso não é coisa de criança, e deve ser medido pela consciência de que Deus vê todos os atos.
O noivado é um compromisso material. Então, não existe isso de dizer "nós nos amamos, e com ele eu moro até debaixo do viaduto..."
O noivado é um compromisso espiritual. Se não há um ideal marcado pelas coisas da espiritualidade, vai ficar muito difícil, porque casamento não é apenas uma linha horizontal, é vertical também. E aí se observa que quando se traça a linha horizontal do relacionamento do casal e a vertical da relação com Deus, forma-se uma cruz. O casamento do cristão precisa também ser colocado na cruz de Jesus Cristo.
É Vontade de Deus...
É vontade de Deus que se acredite no amor. Talvez até aprender a acreditar que o amor é uma liberdade, é uma alegria, é uma adesão, é uma esperança, é uma exigência, é um sacrifício. Amar é se fazer ausência de si mesmo, e presença do outro; amar é uma paz.
É vontade de Deus que o futuro casamento seja vivido como opção de fé. Não se brinca com o que é sério. E os sentimentos da moça? E os do rapaz? E os das famílias e dos amigos? Não! Dizem que em Belo Horizonte um rapaz apostou com os amigos que iria se casar com uma determinada jovem. Ele namorou, noivou, casou, e anulou o casamento dizendo que fora uma aposta com os amigos. Não! É como colocou Jean Mouroux: Ä noção de pessoa está no centro de todos os problemas humanos". Por isso, é olhar o outro (a noiva, o noivo) como pessoa, e mais, como pessoa a quem respeitar, e ainda mais: como pessoa em quem Jesus Cristo habita!
Quando Cristo é o Senhor, os planos para o futuro consórcio se encaixam. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil o seu noivado ter pureza moral e saúde espiritual.
Complemento:
1-Faça um concurso sobre pessoas que se casaram na bíblia.
Exemplo:
Quem foi a noiva de Isaque?
Quem foi a noiva de Jaco?
2-As músicas devem ser de acordo com o tema.
3-Faça entrvista com alguns rapazes e moças, pergunte a eles:
a)O que eles esperam do seu futuro companheiro
b)O que eles gostaria que seu companheiro fossem
c)Como eles serão para seu companheiro
4-No final do culto jovem faça uma representação: Uma cerimonia de casamento de um casal jovem e o pastor também seja um jovem.
Aproveite e ornamente a igreja bem bonita com tapete vermelho, bastante flores bancas e não enqueça da música de casamento na entrada do casal. Faça um casamento modelo.
|