Uma histórinha muito legal para ser contada no " Cantinho da Criança" no JA, ou culto da manhã.
Eis a estória de um ursinho invejoso e insatisfeito, que encerra uma preciosa lição de moral.
Vivia numa floresta, um ursinho muito triste. Ele era invejoso e não se conformava com a sorte. Desejava muito ser igual aos passarinhos.
Não achava graça em nada !...Não gostava de brincar...vivia calado e triste...
Um belo dia, ele veio conversar com os passarinhos, e disse: Por que eu não posso ser igual a vocês ? Os passarinhos riram a bom gosto, e responderam:
pode sim, falta só você ter penas e saber cantar como nós.
Ah ! é isso ? pois eu vou a um galinheiro, cubro o meu corpo de penas e quero ver se fico ou não, igual a eles - pensou o pobre ursinho.
E assim fez. Sem que ninguém visse, agarrou uma galinha e depenou a coitada...
Aqui está ele, com o corpinho todo espetado de pena e gemendo de dor. Mas, ele queria, a todo custo, ser um passarinho...seus irmãozinhos, por sua vez, brincavam felizes com sua mâezinha.
Bem, agora vou aprender a cantar - disse ele. O professor de canto era o macaco e, com muito entusiasmo, começaram o ensaio. O ursinho mal conseguia fazer um ruído...
Depois disto, ei-lo novamente a falar com os passarinhos: Olhem, já tenho penas e já sei cantar ! O que falta agora para eu ser mesmo um passarinho ?
Eles responderam: só voar...
Lá vai o tolo do ursinho, com o corpo todo machucado, tentar subir numa árvore para aprender a voar. Os passarinhos divertiram-se a valer...
Aqui está ele, em cima da árvore ! E agora, o que faço ?
Solte o corpo no ar, e voe como nós. Você vai ver como é gostoso !... disseram eles.
E o ursinho, com todas as forças, soltou-se no ar, levando o mais feio tombo que se podia ver. Coitadinho do invejoso ! Estava largado no chão ! E os passarinhos, zombando à vontade...
O ursinho, com todas as forças soltou-se no ar, levando o mais feio tombo que se podia ver. Coitadinho do invejoso ! Estava largado no chão ! E os passarinhos, zombando à vontade.
Então aparece um ursinho amigo. Com todo o carinho, tira as penas do seu corpinho, e passa remédio, aliviando suas dores.
O ursinho chorava tanto, que atraiu a atenção de toda bicharada da floresta. Todos gritavam a um só tempo: Olhem o que aconteceu para o ursinho que queria ser um passarinho !
Fracassado e morrendo de vergonha, o ursinho não sabia o que fazer. Sentia-se mais infeliz do que nunca...
Então o ursinho amigo, com muita bondade, arrastou seu irmãozinho para longe dali, e deu-lhe um sábio conselho: venha comigo, e seja feliz como Deus o criou: nós, os ursinhos, podemos ser tão feliz como os passarinhos.
Basta que a felicidade esteja em nosso coração.
Os dois ursinhos continuaram conversando e quase sem perceber, o ursinho triste começou a brincar alegremente como nunca fizera antes...
Assim ele compreendeu a verdade e disse: nunca mais serei invejoso. De hoje em diante, vou brincar, nadar, correr pelos campos e ser feliz como Deus me criou !
Colaboração: Lislaine Oliveira Barbosa / Central-Cosmópolis
|