O Líder deve aproveitar toda oportunidade ao seu alcance par aprender as técnicas de acampamento e participar dele sempre que possível.
O Acampamento JA não é meramente um período deferia, de estada ao ar livre, ou uma excursão. Há, naturalmente,recreação revigorante tanto para o corpo como
para a mente, mas, ao promover estes acampamentos, temos um propósito mais abrangente - não meramente a recreação, mas o cuidado do corpo, mente e alma. O programa, é planejado e executado de modo a prover vantagens para a saúde física, a agilidade mental e a influência espiritual,com incentivos que apelam.
O Acampamento JA deve aumentar o conhecimento formal que todo o jovem deve ter do grande Criador, e a sua própria atmosfera deve incentivar o anseio de cada coração em prosseguir conhecendo-O melhor e experimentando um senso de unidade com Aquele que fez todas as coisas e viu que tudo era muito bom.
Deus fala pelo Seu Espírito por meio do canto dos pássaros, do suave sopro da brisa e da tranqüila beleza de um pôr-do-sol. Distante dos ruídos das cidades, Deus pode ser ouvido. O programa de acampamento deve proporcionar oportunidade
aos acampantes de encontrar tranqüilidade e conhecer a Deus.
EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
O Período de acampamento é uma ótima oportunidade para se ressaltar as prioridades da vida. É uma ocasião perfeita para reconhecer e demonstrar que o primeiro lugar pertence a Deus. A Reunião para o Culto e os grupos de oração ocupam uma parte muito importante. Especialmente importante é a prática da verdadeira guarda do sábado. Vozes juvenis elevando-se em louvores logo ao pôr-do-sol na sexta -feira, será uma permanente lembrança e um ideal para os próximos anos. A Escola Sabatina, o sermão sob o céu azul, e o estudo da Natureza como Jesus a viu e estudou, Jamais serão esquecidos. Um Acampamento JA de verão deve ser diferente de qualquer outro nesse seu propósito básico que é ensinar a juventude a se familiarizar com Deus por meio de Suas obras criadas e ajudá-la a compreender o verdadeiro culto.
ACAMPAMENTOS DE JOVENS
No final da adolescência, quando está escolhendo sua vocação ,um companheiro de vida, e enfrenta os momentos mais cruciantes com respeito a sua fé e sua igreja, o jovem deve ter a oportunidade de relacionamentos em suas recreações, nos momentos de adoração e debates de interesse mútuo.
Os acampamentos para jovens precisam ser liderados por indivíduos que apresentem um desafio à juventude e he deixem impressão indelével na vida. A rotina é mais suave e as cerimônias menos formais que nos acampamentos de juvenis.
Além da ênfase espiritual, deve-se instruir e liderar os jovens de maneira definida. Deve-se organizar classes de líderes; devem haver grupos de debate sobre a liderança eficaz a fim de que as Sociedades JA funcionem com êxito.
Habilidades e atividades na Natureza podem ser atrativamente oferecidas neste grupo. Domínio-próprio deve ser o objetivo em toda disciplina e outros aspectos do acampamento JA.
ACAMPAMETOS DE JUVENIS
Os acampamentos de juvenis promovem excelentes resultados na vida de milhares de meninos e meninas, pois desfrutam de prazeres físicos lícitos que os levarão à busca de novos e mais elevados ideais, além de poder para enfrentar seus
problemas. São, também, beneficiados pela íntima camaradagem que se estabelece entre eles e os líderes do campo local, influência essa que se faz notar no trabalho do ano todo e, sem dúvida alguma, sobre toda a vida.
O acampamento deve acrescentar elementos à vida social dos que dele participam.
Meninos e meninas presentes nesses acampamentos, começam a sentir sua própria individualidade e formam amizades que perdurarão e influenciarão a vida inteira.
A Associação entre todos deve ser pura e animada, isenta de devaneios ou confidências duvidosas. É importante aprenderem que a base mais segura para uma sólida amizade está na associação que fazem uns com os outros no trabalho e na recreação pura.
O juvenil precisa adquirir experiência, confiança em si mesmo e habilidade para viver um mínimo de dificuldade numa floresta primitiva longe dos recursos modernos. Este toque de vida pioneira e de atividades criativas oferecidas pelos
acampamentos JA, promovem saudáveis perspectivas que serão valiosa posse nos dias futuros.
Os acampamentos de juvenis devem aumentar o conhecimento da vida ao ar livre. Os juvenis devem ser ensinados a ver, compreender e amar o que vêem. Cada dia deve representar acréscimo à sua informação. Excursões,jogos, horas de conselho e momentos junto ao fogo, devem ser cuidadosamente planejados, de modo que nenhum momento precioso seja perdido. O acampamento JA é uma das escolas mais
completas de que dispomos, e não há ai classes nem livros de texto. Os instrutores precisam, não somente conhecer a vida ao ar livre por si mesmos, mas saber como repartir esta informação com meninos e meninas da maneira mais
informal possível, de modo que o ensino e a aprendizagem se torne um processo prazeroso.
De forma semelhante às emergências da vida, no acampamento existe a oportunidade de mostrar altruísmo e verdadeira esportividade. O trabalho no acampamento demanda atividade em equipe, reconhecimento dos direitos dos outros e fiel
execução dos deveres. Deve-se levar os juvenis a realizarem com alegria os trabalhos por eles considerados desagradáveis. Interesses egoístas precisam ser postos de lado para o bem do grupo. E quem sabe quanto essas lições de lealdade e trabalho em equipe ajudarão a capacitar nossos jovens para desempenhar sua parte na maior tarefa já entregue aos homens, como esta de proclamar o evangelho a todo o mundo?
RETIROS ESPIRITUAIS
Existem épocas do ano que são bem apropriadas para retiros espirituais, e como todas as atividades da igreja, também esta deverá ser bem planejada.
PANEJANDO UM RETIRO ESPIRITUAL (Passo a Passo)
* Reunir a comissão diretiva da Sociedade de Jovens. Depois de analisar e estabelecer a data, apresentar o plano à comissão da Igreja para que seja oficialmente aprovado.
* Planejar os detalhes. Fazer uma agenda de tudo que está relacionado com o retiro e junto com o pastor da igreja, resolver os seguintes itens:
§ Data
§ Lugar
§ Orador
§ Cardápio
§ Preço das refeições, hospedagem e transporte.
§ Programação
§ Transporte
§ Lema, alvo e objetivos.
* Nomear responsáveis de algumas subcomissões:
§ Cozinha
§ Transporte
§ Finanças
§ Horário
§ Preceptor e Preceptora
§ Medico (a) e ou/ enfermeiro (a)
§ Propaganda
§ Decoração
§ Música
§ Programa Escrito
De acordo com as necessidades da igreja poderão ser acrescentadas ou suprimidas algumas das subcomissões.
Ao escolher o orador, é bom mostrar-lhe o lema e os objetivos do retiro,de modo que os temas que forem apresentados apontem para o tema.
Também seria bom entregar a cada assistente um programa com os horários e temas a serem apresentados, bem como o hino oficial escolhido e alguns outros corinhos. Esta é uma boa oportunidade de ensinar novos corinhos.
O Programa não deve permitir espaços em branco, pois matam o espírito de conjunto a unidade e diminuem a espiritualidade. Isso não significa que se deveria ter reuniões o tempo todo, mas sim que cada atividade esteja planejada e nela todo o grupo participe.
Além dos temas que serão apresentados pelo orador escolhido, é bom preparar material sobre outros assuntos que são muito importantes para os jovens,tais como: noivado, casamento, amizade, sexo, filosofias modernas, o jovem adventista e a política, devida observância do sábado, etc.
Deve ser incentivada a participação de todos os jovens,quer seja perguntado ou respondendo. O diálogo informal destas reuniões ajuda cada jovem a expressar suas preocupações e convicções.
Há pessoas que pensam que a recreação crista está incluída nas atividades espirituais e por isso as omitem da programação de um retiro espiritual. Se cremos que a "verdadeira educação é o desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas,mentais e espirituais", SABEREMOS DAR O SEU DEVIDO LUGAR,TENDO EM CONTA QUE O MOTIVO DO RETIRO É A APROXIMAÇÃO DOS JOVENS ENTRE SI E COM DEUS.
Programe com a comissão JA e o pastor da igreja cada atividade, não deixe nada para a improvisação, e você verá que os resultados serão positivos e de real benefício, espiritual, mental e físico para todos os que participarem.
|