O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o momento onde os jovens se desenvolvem, se abrem para toda a igreja, se envolvem e tem momentos de adoração. Diante disso, é preciso buscar maneiras de desenvolvê-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e aí está o motivo do descrédito do programa em muitas igrejas. Alguns tratam o Culto JA como um show que só deve ser feito quando existem estrelas para participar (um grupo, um orador, etc.). Outros o encaram como um compromisso desgastante demais que não pode ser realizado todos os sábados porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, e, sendo assim, é melhor ir devagar.
Mas é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixá-la sem programa quando eles não existem? Será justo deixar de fazer o Culto JA por considerá-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da igreja? O que você e eu diríamos se o Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? E por quê muitas vezes achamos que com o Culto JA é diferente?
Ao organizar seu planejamento para o Culto JA, de forma que ele seja bem bolado, existem três passos fundamentais. Eles darão menos trabalho e mais originalidade.
ORAÇÃO
Antes da seleção final do conteúdo do culto jovem, ore por orientação divina para estabelecer:
O propósito do programa;
Sua forma e conteúdo;
Os participantes.
PROPÓSITO
ò Qual a necessidade ou problema mais urgente que os jovens da igreja estão enfrentando naquele momento ?
ò Quando conseguiremos suprir esta necessidade ?
Quando a equipe JA definir as respostas para cada uma destas duas perguntas, terá alcançando o propósito principal do programa que está preparando. Monte todas as partes do programa colocando estas respostas como base.
PROGRAMA
É importante lembrar que é o programa que constrói ou destrói o culto jovem. Para que ele seja bem construído:
Faça de Cristo o centro de todo o programa;
Escreva toda a seqüência da programação e entregue cópias para a equipe JA e demais participantes;
Longas pausas dentro do programa "matam" a reunião;
Apesar da prioridade espiritual, os programas também devem ser animados, atraentes e interessantes.
Ao planejar o programa que será realizado semanalmente, leve em consideração a aplicação desses requisitos. Eles darão o êxito desejado.
|