Como começar e continuar bem sua sociedade JA
Ao ser escolhido para ser o líder dos jovens da sua igreja, provavelmente você ficou feliz e ao mesmo tempo preocupado. Feliz por ter recebido a oportunidade de auxiliar a igreja numa área tão envolvente, compensadora e que trás tantas alegrias. E preocupado, pois as necessidades dos jovens são muitas, as expectativas da igreja em relação à sua atuação são grandes e as cobranças... Ah! Essas são incontáveis.
Apenas para lhe assustar um pouco, quero relembrar algumas “coisinhas“ que você terá que fazer durante o ano:
Culto JA semanal, atividades sociais, atividades comunitárias, projetos evangelísticos, passeios, grupos de estudo da Bíblia, semana de oração JA, vigílias, coinonias, acampamentos, etc. etc. etc.
... E AGORA, O QUE SERÁ DE VOCÊ? COMO CHEGAR AO FIM DO ANO... VIVO?
Em primeiro lugar, não se desespere. Vou tentar lhe ajudar um pouquinho. Para ter condições de realizar um trabalho com os jovens que realmente tenha resultados satisfatórios e permanentes, você precisará obedecer ao que eu tenho chamado de “Os Dez Mandamentos do Líder JA”.
OS DEZ MANDAMENTOS DO LÍDER JA
1º MANDAMENTO à ORE EM BUSCA DE SABEDORIA E CAPACITAÇÃO.
Não caia no engano de pensar que se pode fazer um bom trabalho para Deus sem estar em comunhão com Ele. Todos os recursos pessoais e materiais que você venha a possuir servirão de apoio, mas só a direção de Deus é que possibilitará resultados eternos em sua liderança. Portanto, ore. Se está preocupado, ore. Se está otimista, ore. Se vai começar um projeto, ore. Se as pessoas estiverem lhe apoiando, ore. Se você estiver se sentindo sozinho no barco, ore. Se tudo estiver bem, ore. Se tudo estiver mal, ore.
Esta é a primeira lei que precisa ser seguida.
2º MANDAMENTO à BUSQUE CONSELHO E ORIENTAÇÃO DE QUEM PODE LHE AJUDAR.
a) O seu pastor.
b) O líder de jovens de sua Associação.
c) Alguns adultos de sua igreja que se identificam com os jovens.
d) Os jovens de sua igreja.
3º MANDAMENTO à FORME A SUA EQUIPE.
A composição da equipe vai depender muito das características de sua igreja. Mas tente mesclar o máximo: jovens, adultos, pais, profissionais, homens, mulheres.
A diversidade das pessoas resultará em diversidade de idéias e, assim, mais pessoas na igreja serão beneficiadas.
4º MANDAMENTO à JUNTE TODO O MATERIAL QUE PUDER.
Você e toda sua equipe devem fazer uma verdadeira garimpagem de materiais na área jovem. Busquem em casa, com os amigos, com o pastor, na Associação, com o líder regional, na internet... Quanto mais fontes de idéias vocês tiverem, melhor.
5º MANDAMENTO à DEFINA O QUE FAZER.
Antes de dar o ponta-pé inicial em suas atividades com os jovens, você precisa planejar tudo o que acontecerá em sua área durante o ano:
Semanas de Oração, vigílias, projetos de evangelismo com os jovens, atividades comunitárias, atividades esportivas, passeios, acampamentos, semana da amizade, jantar dos namorados; etc.
6º MANDAMENTO à DEFINA QUANDO FAZER.
A elaboração de um cronograma anual tem muitas vantagens:
a) Você terá possibilidades de organizar melhor os eventos.
b) Você sempre terá condições de fazer a divulgação necessária.
c) Você sempre poderá evitar os conflitos de datas com outros programas da igreja.
d) O seu trabalho terá mais credibilidade perante a igreja. Todos verão que as coisas estão bem organizadas em seu departamento.
Lembre de consultar o calendário da igreja para não haver conflitos de datas com outros departamentos. Consulte também um calendário de datas comemorativas. Muitas boas idéias poderão surgir. (Calendário comemorativo anexo).
7º MANDAMENTO à DEFINA COMO SERÁ FEITO.
Se você planeja, por exemplo, fazer uma distribuição de alimentos numa rua ou comunidade carente, não basta apenas saber o que será feito. É preciso saber como:
ü Que tipo de alimento será entregue?
ü Como será o transporte do grupo?
ü Como será a distribuição: de casa em casa ou num lugar público?
ü Que autoridades locais precisam ser avisadas?
Este princípio se aplica a todos os seus projetos para os jovens.
8º MANDAMENTO à DEFINA QUEM FARÁ.
É importantíssimo que para cada evento, cada projeto, cada programa do Departamento JA, haja um membro da equipe responsável.
Assim, muito mais poderá ser feito, com muito mais organização e com muito menos esforço e desgaste.
Há basicamente duas maneiras de você organizar isso:
a) Faça o planejamento anual e o cronograma e depois distribua a responsabilidade pelos projetos entre a sua equipe de acordo com a preferência ou habilidades de cada um.
b) Divida os projetos por áreas e então defina quem ficará responsável por cada área:
Culto JA, atividades missionárias, atividades sociais,atividades comemorativas, atividades externas (passeios, acampamentos, etc.), divulgação, etc, etc.
9º MANDAMENTO à COMUNIQUE, DIVULGUE, FALE, COMENTE, ESPALHE...
Aproveite cada oportunidade para divulgar seus projetos e atividades. Não basta que as pessoas saibam dos programas, elas precisam ser lembradas e motivadas. Lembre-se, a propaganda é a alma do negócio.
Use pôsteres, cartas, cartazes, telefone, jornal da igreja, etc.
10º MANDAMENTO à ... ... ...
Você quer saber qual é o Décimo Mandamento do Líder JA? Eu também quero. Converse com sua equipe sobre esta aula e estabeleçam juntos o que mais vocês precisam fazer para ser realmente uma bênção para os jovens da igreja.
|