Um dos grandes erros cometidos por líderes de jovens é imaginar que realizando o Culto JA semanalmente já estão cumprindo satisfatoriamente seu papel. A proposta do Ministério Jovem Adventista é criar um espaço para o jovem dentro das atividades da igreja, e ao mesmo tempo criar um espaço para Deus e a igreja nas atividades diárias da vida do jovem. O Culto JA é o ponto culminante, é o centro de convergência, é o momento da adoração, mas sozinho não cumpre o papel esperado do Ministério Jovem. É preciso pensar de forma mais abarcante.
Outro erro muito comum entre líderes de jovens é fazer o trabalho sozinho.
"Ninguém colabora, há muitas panelinhas, há poucos jovens na igreja..." estas são as desculpas mais comuns para o trabalho estressante dos líderes solitários. Dentro da proposta de envolver os jovens, mais do que programas é preciso criar neles o desejo de participar. O programa deve ser um canal para isso, e não um simples cumprimento do módulo semanal da programação da igreja.
Os jovens esperam que seus líderes, ao invés de pensar apenas no Culto JA, busquem, se necessário, opções de outros programas ou atividades que os envolvam.
Visando atender o jovem como um todo, criar envolvimento e oferecer bons programas, não há outra alternativa a não ser organizar uma sociedade JA. E isso não é difícil! Acompanhe a cada um dos passos a seguir, e você vai ver que é possível organiza-la em sua igreja, não importando a realidade. Veja só:
1º A comissão de nomeações da igreja elege a diretoria, formada por:
a.. Diretor(a)
b.. Diretor(es/as) Associado(os/as):
c.. Secretário(a)
d.. Conselheiro(a)
2º Esta diretoria escolhida reúne-se com o Pastor e um grupo de jovens e escolhem:
a.. Diretor(a) Missionário
b.. Diretor(a) Social
c.. Diretor(a) Musical
d.. Diretor(a) Espiritual
e.. Outras funções que o grupo achar necessárias
3º Forma-se a comissão executiva do Ministério Jovem, que contém os dois grupos eleitos, mais os envolvidos nos seguintes cargos:
a.. Pastor distrital
b.. Primeiro Ancião
c.. Diretor(a) Missionário
d.. Diretor(a) dos Desbravadores
4º A comissão executiva do Ministério Jovem se reúne para organizar as atividades da sociedade, dentro dos quatro módulos de ação JA. As primeiras reuniões devem ser utilizadas para definir as atribuições de cada participante e organizar o planejamento anual. A comissão continuará fazendo reuniões mensais de planejamento e avaliação.
5º A sociedade adquire a bandeira JA, e a usa como sua identidade, buscando conhecer seus símbolos e nossos ideais.
6º A direção, em um programa especial, apresenta o planejamento à igreja (depois o expõe no mural) e organiza uma campanha de cadastramento de todos os jovens, visando conhecer melhor o grupo com o qual vai atuar, bem como manter contato e acompanhamento constantes. São cadastrados todos os envolvidos nas atividades dos jovens. Adultos ou juvenis, desde que atuantes, podem ser cadastrados.
7º Cadastrar a sociedade no departamento JA de sua Associação/Missão e enviar trimestralmente o relatório de atividades.
8º Enviar um ou mais representantes para a convenção de lideres JÁ realizada por sua Associação/Missão.
Resumindo, para que você não perca nenhum do passos. Sociedade JA é aquela que envolve o jovem, e possui:
a. Diretoria e Comissão Executiva;
b. Planejamento anual;
c. Bandeira JA;
d. Cadastramento dos membros;
e. Líder participante da convenção/curso de liderança;
f. Relatório Trimestral da Sociedade.
Por trás desta organização, existem propósitos a serem alcançados. Você deve envolver os jovens como um todo, mas sem esquecer que a sociedade JA busca:
A. Manter diante dos jovens o desafio da Missão, Alvo, Lema, Voto e
Propósito JA;
B. Aprofundar a vida devocional de cada jovem;
C. Realizar as atividades características dos jovens, como parte integrante do pensamento e da vida da sociedade;
D. Manter os jovens da igreja em contato com o movimento JA mundial;
E. Dar uma oportunidade a cada membro para que adquira experiência na arte de falar em público e nas atividades que requeiram cooperação mútua ao orar, estudar, planejar e trabalhar, sempre juntos;
F. Manter diante dos jovens os ideais e princípios da vida cristã, ajudando-os a encontrar uma solução feliz para seus problemas;
G. Estudar métodos mais efetivos para levar a cabo diferentes atividades de envolvimento e serviço cristão;
H. Proporcionar um tempo para que os membros da sociedade possam ter oportunidade de falar sobre "o que eles tem feito por Cristo, e o resultado que tem alcançado", visando o fortalecimento e inspiração mútuos, bem como o desejo de viver os ideais JA;
|