COMO ORGANIZAR UM CULTO JA SIMPLES E EFICIENTE
O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o programa onde os jovens se desenvolvem e tem momentos de adoração. Por disso, é preciso buscar maneiras de fortace-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Para alguns ele e apenas um show que só deve ser feito quando existirem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.). Outros o encaram como um compromisso desgastante demais, que não pode ser feito todo o Sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.
Agora, pense comigo: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? É justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da
igreja? O que você e eu diríamos se o Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? Ai é que vem a questão: porque muitas vezes achamos que com o Culto JA é diferente? É preciso criar consciência de que o culto JA é um programa do módulo semanal da igreja como os demais. Um bom líder de jovens organiza seu planejamento de modo a não passar nenhum em branco.
Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo que seja fácil prepara-lo. A fórmula BOLETIM pode lhe ajudar para isso. Cada letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o culto JA.
Variando a ordem e a forma de apresentação de cada parte, o programa se torna mais dinâmico. O importante é não perder tempo pensando em como construir o programa. BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio Culto JA. Conheça cada uma das partes:
· Bíblia (7 min):
· Oração (5 min):
· Louvor (7 min)
· Envolvimento (10 min)
· Testemunho (7 min)
· Incentivo/informações(5 min)
· Mensagem (15 min)
Tempo Total do programa – 56 min.
Algumas sugestões para ampliar as alternativas das partes básicas do Culto JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:
Bíblia (7 min):
· Texto escolhido na linguagem de hoje;
· Versões diferentes (explicar);
· Bíblia mais antiga/nova;
· Textos difíceis;
· Pessoas falam o verso favorito e por quê;
· Curiosidades Bíblicas;
· História de como a Bíblia transforma vidas;
· Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;
· Leitura Bíblica:
· Um leitor;
· Dois leitores;
· Jogral;
· Quatro leitores alternadamente;
· Leitura responsiva por rapazes e moças;
· Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;
· Leitura por família;
· Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as imagens a ilustram;
· Usar um fundo musical caracterizado.
Oração (5 min):
· Oração dois a dois;
· Como orar;
· Oração silenciosa;
· Tipos de oração;
· Pedidos especiais;
· Oração na Bíblia;
· Orações respondidas;
· Oração em cadeia;
· Corrente de oração;
· Pessoa escolhida orando;
· Alguém que teve uma oração respondida;
· Oração responsiva;
· Oração em grupo ou família;
· Oração membro + visita;
· Oração cantada;
· Pedidos de oração em uma frase;
· Amigo secreto de oração;
· Orações por problemas específicos;
· Momentos de promessas sobre a oração;
· Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais, jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.
· Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra por ações de graças e a terceira pela intercessão;
· Oração infantil.
Louvor (7 min)
· Cântico congregacional;
· Música especial;
· Música com um instrumento raro;
· Monólogo – letra lida enquanto a música é tocada;
· Hino ilustrado – enquanto é cantado imagens o ilustram;
· Dados sobre música;
· Cântico novo;
· Louvor na Bíblia;
· Talento musical;
· Projeto serenata;
· Concurso musical;
· Noções elementares sobre música;
· Conhecendo instrumentos musicais;
· Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;
· Aprender músicas e cânticos novos;
· Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;
· Dividir o auditório em duas partes;
· Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes apresentadas;
· Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;
· Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com hinos;
· Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);
· Participação de crianças;
· Música instrumental;
· Solos;
· Duetos;
· Trios;
· Quartetos;
· Conjuntos;
· Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais, etc.);
· Selecionar as músicas para evitar os exageros.
Envolvimento (10 min)
· Atividades de grupo;
· Conheça seu irmão;
· Saudação aos visitantes;
· Concursos:
· Por idades;
· Por equipes;
· Curiosidades da Bíblia;
· Devoção Matinal;
· Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no final;
· Se fizer um concurso com duração além de um programa, não ultrapasse dois meses para não perder a motivação;
· Gincana:
· Entre idades;
· Equipes livres;
· Entre GAJAs;
· Divisão por sorteio:
· Atividades sugestivas:
· Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;
· Cegos com Bíblia em Braile;
· Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;
· Trazer ex-Adventistas;
· Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;
· Casal para cantar um dueto;
· Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;
· Bíblias antigas;
· Visitas a hospitais;
· Alimentos e objetos para as Dorcas;
· Etc.
· Evite:
· Imitar a televisão;
· Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);
· Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou espirituais.
Testemunho (7 min)
· Por que sou Adventista;
· Uma benção da semana;
· História de minha conversão;
· História missionária;
· Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;
· Jesus no dia a dia – como Jesus influencia o dia a dia;
· Testemunho em vídeo.
Incentivo/informações(5 min)
· Ano Bíblico;
· Meditação matinal;
· Lição da Escola Sabatina;
· Curso de leitura JA / Juvenis;
· Presença nos programas;
· Programas que vem aí;
· Jornal JA;
· Resultados de atividades;
· Informações:
· Interrupções planejadas;
· Recursos audiovisuais;
· Perguntas e respostas;
· Apresentar como se fosse notícia;
· Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;
· Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;
· Gravar em cassete a mensagem;
· Desenho num quadro negro;
· Cartaz.
Mensagem (15 min)
· Meditação;
· Ação Jovem;
· Dinâmica de grupo;
· Painel;
· Um recado de Ellen White;
· Pregador Juvenil;
· Encenação;
· Um orador;
· Alguns oradores;
· Perguntas e respostas;
· Vídeo;
· Slides;
· Entrevista;
· Mesa redonda;
· Reportagem;
· Lições objetivas;
· Debate:
· Palestrante especializado;
· Discussão entre os jovens com apresentação das definições;
· Discussão pública;
· Perguntas a um grupo preparado para responde-las;
· Temas interessantes:
· Recreação;
· Cinema/ TV/ Filmes;
· Casamento;
· Profissões;
· Amizades;
· Moda;
· Jogo;
· Sexo;
· Namoro;
· Drogas;
· Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;
· Masturbação;
· Música;
· Pecado;
· Tentação;
· Etc.
É importante variar esporadicamente também o local:
· Ar livre;
· Beira de um rio;
· Bosque;
· Beira de um lago;
· Sítio;
· Em outras Igrejas;
· Praça pública;
· Asilo;
· Na casa de um jovem;
· Em uma Creche.
|