Princípios da Excelência no Ministério Jovem
1. Princípio Um: Crescimento Espiritual. Não há líder eficiente no ministério jovem que não tenha um profundo relacionamento pessoal com Deus. Os líderes poderosos de jovens estão comprometidos com o crescimento espiritual pessoal através da oração regular, do estudo da Bíblia e do companheirismo.
2. Princípio Dois: Aprendizagem das Habilidades de Liderança. Para estarem atualizados, os líderes de jovens excelentes tendem a demonstrar constante crescimento e melhoria em suas habilidades de liderança. Eles assinam, pelo menos, um periódico, lêem os materiais do ministério jovem e freqüentam eventos de treinamento na liderança. São também orientados por líderes experientes de jovens.
3.Princípio Três: Relacionamentos de Fortalecimento. Os líderes de jovens bem-sucedidos focalizam as experiências das pessoas em vez de confiarem apenas nos programas. Eles identificam todos os jovens ativos e inativos e entram em contato com eles fora do ambiente dos eventos do sábado. Eles também buscam o devido pessoal para compor seu staff (um líder para sete jovens).
4.Princípio Quatro: Capacitação dos Jovens para a Liderança. Os líderes de jovens excelentes vêm nos jovens os líderes da igreja de hoje. Não esperam até um amanhã indefinido para dar aos adolescentes e aos jovens o domínio de seu grupo de jovens e na igreja. Eles os orientam, provêem-lhes os recursos e então lhes permitem liderar entre seus iguais.
5.Princípio Cinco: Plano. Os bons líderes de jovens fazem planejamento. Jesus fez isso. Traçou de forma clara à sua equipe para onde estava indo e como chegariam lá na Sua companhia. Jesus não reivindicou conhecer todos os detalhes, mas, certamente, apontou ao quadro maior e agiu de forma a alcançar os alvos, a cada dia. De igual forma, os líderes eficientes de jovens planejam seu ministério com os “jovens de hoje” no que diz respeito aos cultos, orçamento, calendário de atividades, processo regular de avaliação e alvos espirituais e temáticos que planejam cobrir.
6.Princípio Seis: Comunicação. Os líderes eficientes de jovens criam conscientização e buscam apoiar o grupo de jovens ao manterem contato constante com eles. Asseguram-se de que outros líderes, pais e a comunidade da igreja também estejam bem informados a respeito dos eventos e das realizações do ministério dos jovens.
7.Princípio Sete: Mobilização para o Serviço. Engajar os jovens nos ministérios da igreja, na ação missionária na comunidade e no evangelismo mundial é um dever dos líderes eficientes de jovens. Os líderes atentos buscam, constantemente, prover ambiente no qual os jovens possam passar por experiências transformadoras e que tornem o evangelho vivo. Toda vez que os jovens transmitem o que Deus lhes deu, recebem ainda mais em sua própria vida.
Comprovadamente, esses sete princípios são uma direção e apoio poderosos ao bem-sucedido ministério de jovens. Centenas de líderes de jovens e de jovens adultos, e o crescimento do exército do ministério jovem nas trincheiras estão confirmando a eficiência em seu desempenho! Este é o motivo porque o Departamento dos Ministérios de Jovens e Jovens Adultos enfatiza sua importância. Aqueles que ainda estão trabalhando para desenvolverem ministérios poderosos de jovens podem agora adotar um currículo sólido para a liderança!
Imaginem se cada líder de jovens na Divisão aplicasse os “Sete Princípios para a Excelência no Ministério Jovem” em seus grupos de jovens e de jovens adultos. Se de fato os líderes delegassem autoridade significativa aos jovens que verdadeiramente necessitam permissão para liderar, quanto mais nossa igreja cresceria? Se déssemos aos jovens adventistas uma visão, se os equipássemos com capacidades, se lhes déssemos afirmação e se lhes provêssemos os recursos e trabalhássemos com eles no desenvolvimento de planos de ação a fim de que pudessem viver sua fé, quão prontamente nossa tarefa na terra seria concluída?
|