JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Sociedade J.A : Qualificações Para Ser Líder

Conselhos que valem a pena rever.



Ellen White escreveu muitas cartas e testemunhos para os líderes, dando orientações sobre como obter mais êxito em suas atividades na igreja. Preste atenção em algumas dessas mensagens:





Eficiência

“Indiferença e ineficiência não são piedade. Quando sentirmos que estamos trabalhando para Deus, teremos um mais elevado senso do que nunca, da santidade do serviço espiritual. Este sentimento porá vida, vigilância e perseverante energia no desempenho de cada dever.” – O Colportor-Evangelista, pág. 77.

“O tempo demanda maior eficiência e mais profunda consagração. Oh! estou tão preocupada com esse assunto que clamo a Deus: ‘Suscita e envia mensageiros possuídos do sentimento de responsabilidade, mensageiros em cujo coração tenha sido crucificada a idolatria do próprio eu, que jaz no fundamento de todo pecado.’” – Serviço Cristão, pág. 223.



Linguagem apropriada

“A cultura e uso convenientes do dom da palavra relacionam-se com todos os ramos da obra cristã; ... Devemos acostumar-nos a falar em tom agradável, usando linguagem pura e correta, com palavras amáveis e corteses.” – Parábolas de Jesus, pág. 336.

“Todo pregador e todo instrutor deve lembrar que está dando ao povo uma mensagem que encerra interesses eternos. A verdade anunciada julgá-lo-á no dia do grande ajuste final. E para alguns a maneira de alguém apresentar a mensagem determinará sua aceitação ou rejeição. Seja pois falada a verdade de modo que apele ao entendimento e impressione o coração. Seja ela pronunciada compassada, distinta e solenemente, mas com toda a sinceridade que sua importância requer.” – Ibidem.

“Ao buscardes atrair outros para o círculo de Seu amor, que a pureza de vossa linguagem, o desinteresse de vosso serviço e o contentamento de vossa conduta sejam um testemunho ao poder de Sua graça.” – A Ciência do Bom Viver, pág. 156.



Cultura mental

“Cultura mental é o que, como povo, precisamos, e temos de ter para satisfazer as exigências do tempo.” – Mente, Caráter e Personalidade, vol. I, pág. 100.

“Algumas carecem de disciplinar a mente, pelo exercício. Devem forçá-la a pensar. Enquanto confiam em outros para em seu lugar refletir, solver seus problemas, e recusando-se a forçar a mente a pensar, continuará sua incapacidade de lembrar, de olhar diante de si e discriminar. Toda pessoa deve fazer esforços para educar a mente.” – Mente, Caráter e Personalidade, vol. I, pág. 289.

“Do justo emprego do tempo depende nosso êxito... o tempo gasto em viagens de bonde ou trem; ou em espera na estação; os minutos de espera pelas refeições, de espera pelos que são impontuais – se se tivesse um livro à mão, e estes retalhos de tempo fossem empregados estudando, lendo ou meditando, que não poderia ser conseguido!” – Parábolas de Jesus, págs. 343 e 344.



Dignidade e cortesia cristãs

“A falta de verdadeira dignidade e refinamento cristãos nas fileiras dos observadores do sábado, depõe contra nós como um povo, tornando sem sabor a verdade que professamos. A obra de educar o espírito e as maneiras pode ser levada à perfeição. Se os que professam a verdade não aproveitam agora seus privilégios e oportunidades para crescer até à plena estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus, não farão honra à causa da verdade, nem honra a Cristo.” – Serviço Cristão, pág. 226.

“Há a maior necessidade de que os homens e as mulheres que têm conhecimento da vontade de Deus aprendam a se tornar obreiros bem-sucedidos em Sua causa. Devem ser pessoas polidas, de entendimento, não com o verniz exterior e o afetado sorriso dos mundanos, mas com aquele refinamento e genuína cortesia que agradam ao Céu, e que todo cristão possuirá se for participante da natureza divina.” – Mensagens aos Jovens, pág. 422.

“Devem estar na obra homens que estejam dispostos a ser ensinados quanto à melhor maneira de se aproximarem de indivíduos e famílias. Seu vestuário deve ser correto, mas não ostentoso, e suas maneiras, tais que não desagradem ao povo. Existe entre nós, como um povo, grande necessidade da verdadeira polidez. Ela deve ser cultivada por todos os que lançam mão da obra missionária.” – O Colportor-Evangelista, pág. 65.



Autenticidade

“Não deve haver pretensão na vida dos que têm mensagens tão sagradas e solenes como as que fomos chamados a proclamar. O mundo está observando os adventistas do sétimo dia porque sabe alguma coisa da sua profissão de fé e da elevada norma que adotam; e quando vê os que não vivem à altura de sua profissão, aponta-os com escárnio.” – Serviço Cristão, pág. 227.

“Os homens podem ter excelentes dons, boas aptidões, qualidades esplêndidas; um defeito, porém, um pecado secreto nutrido, demonstrar-se-á para o caráter o que a prancha carcomida pelo verme é para o navio – completo desastre e ruína!” – Ibidem.

“O verdadeiro caráter não se molda exteriormente; irradia do interior. Se desejamos dirigir outros na vereda da justiça, os princípios da eqüidade devem ser entronizados na própria alma. Nossa profissão de fé pode proclamar a teoria da religião, mas é a piedade que revela a palavra da verdade. A vida coerente, a santa conversação, a inabalável integridade, o espírito ativo e beneficente, o piedoso exemplo – eis os condutos pelos quais a luz é comunicada ao mundo.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 307.



Determinação

“Alguns dos que se entregam ao serviço missionário são fracos, sem energia, sem entusiasmo e facilmente desanimados. Falta-lhes estímulo. Não possuem aqueles traços positivos de caráter que dão a força para realizar alguma coisa – o espírito e energia que iluminam o entusiasmo. Aqueles que desejam o sucesso devem ser corajosos e otimistas. Devem cultivar não só as virtudes passivas mas as ativas.” – Obreiros Evangélicos, pág. 290.

“Os que estão no serviço de Deus precisam mostrar ânimo e determinação na obra de salvar almas. Lembrem-se de que há os que hão de perecer, a menos que nós, como instrumentos divinos, trabalhemos com determinação que não falhe nem esmoreça.” – O Colportor-Evangelista, pág. 118.



Zelo

“Existe vasto campo para as Martas, com seu zelo no culto ativo. Sentem-se elas primeiro, porém, com Maria aos pés de Jesus. Sejam a diligência, prontidão e energia santificadas pela graça de Cristo; então a vida será uma invencível força para o bem.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 525.

“Precisamos quebrar a monotonia de nossa atividade religiosa. Estamos fazendo um trabalho no mundo, mas não demonstramos suficiente atividade e zelo. Se fôssemos mais zelosos, convencer-se-iam os homens da verdade da nossa mensagem. A timidez e monotonia do serviço que a Deus prestamos repele muitas almas da classe mais elevada, que quer ver zelo mais profundo, sincero e santificado.” – Serviço Cristão, pág. 230.



Paciência

"Para ser cooperador de Jesus, necessitais de toda a paciência com aqueles por quem trabalhais, não desdenhando a simplicidade da obra, mas olhando aos benditos resutados. Quando aqueles em benefício de quem trabalhais não correspondem exatamente à vossa expectativa, dizeis muitas vezes no coração: Deixe-os ir; não são dignos da salvação. Que seria se Cristo houvesse assim tratado os pobres desamparados? Ele morreu para salvar os miseráveis pecadores, e se trabalhais com o mesmo espírito e pela mesma maneira indicada no exemplo dAquele a quem seguis, deixando com Deus os resultados, não podereis absolutamente avaliar nesta vida a soma de benefícios que realizastes." - Serviço Cristão, pág. 230.

“Trabalhai desinteressada, amável e pacientemente, por todos com os quais entreis em contato. Não mostreis impaciência. Não profirais sequer uma palavra inamistosa. Deixai que o amor de Cristo esteja em vossos corações, a lei da bondade em vossos lábios.” – Beneficência Social, pág. 76.



Autor: E.G.White




Colaborador: JA-Online