Há muita diferença entre "planejar e realizar um encontro social". Possivelmente você já deve ter ido a um encontro social e ficou decepcionado, pois verificou que ali não havia nada planejado. Muitas coisas são importantes para que um encontro social tenha êxito, nada, porém, pode substituir planos cuidadosos. A diferença entre o êxito e o fracasso se expressa em duas palavras:
Planejamento e trabalho.
As atividades sociais dos jovens são partes importantes do programa da igreja. Portanto, devem ser cuidadosamente planejadas com antecedência como qualquer programa da igreja.
I. PONTOS A CONSIDERAR QUANTO AO PLANEJAMENTO:
01. Local: Pátio da Igreja, Salão, Escola, Sítio, etc;
02. Tempo: Natal, Ano Novo, Hora de Começar e de Terminar;
03. Programa: Tema, Natureza e Propósito;
04. Propaganda: Convites, Anúncios, etc;
05. Ornamentação: De acordo com o tema;
06. Comissão de Recepção:
07. "Comes e Bebes": *Quando servir? *Que Servir? *Como servir?
08. Brincadeiras: Assim como as outras partes da reunião, também as brincadeiras devem estar relacionadas com o tema central:
09. Material: A comissão, ao planejar deverá providenciar o material necessário para o programa social. Este material precisa estar à mão do líder, a fim de que a reunião não se atrase ou perca continuidade.
10. Encerramento: Terminar na hora determinada e de um modo definido;
11. Limpeza; Guardar a ornamentação, arrumar as cadeiras, deixando o local limpo;
12. Finança: Quanto custará a reunião?
13. Dividir as responsabilidades.
II PONTOS A CONSIDERAR QUANTO À NATUREZA DAS BRINCADEIRAS:
01. Introdutórias: "Todo" programa se iniciará com as chamadas brincadeiras "quebra-gelo", cuja finalidade é criar um ambiente de cordialidade, unir e familiarizar o grupo.
02. Ativas:
a) Ativas com bola
b) Com todos os presentes
c) Por equipes
03. Passivas
a) Com lápis e papel
b) Com canções
c) Com temas dramáticos ou cômicos.
04. Brincadeiras de habilidades
a) Aptidão Física
b) Mentais - raciocínio
c) Matemáticas
e) Mágicas e Truques
05. Rítmicas: Geralmente é realizado ao compasso de uma música:
a) Em círculos concêntricos ou simples
b) Aos pares
c) "De novas conquistas"
III PONTOS A CONSIDERAR QUANTO AO TEMA:
O encontro social deve ter uma motivação ou tema central. Cada parte do programa convites, ornamentação, recepção, brincadeiras, encerramento, refrescos, etc. - dentro do possível, deve estar relacionada com o tema central.
01. TEMAS COM DATAS COMEMORATIVAS:
Ex. Natal: "Natal do Reino Encantado"
"Luzes Cintilantes do Natal"
02. ESTAÇÕES DO ANO:
Ex. Primavera: "Encontro das Flores" "No Jardim do Amor" "A Primavera e o Arco-Íris
Inverno: "Festa das chuvas"
03. OCASÕES ESPECIAIS:
Aniversários: "Botões de Rosas"
Despedida: "Uma Viagem Até..
Formatura: "Viagem ao Reino do magistério"
04. NAÇÕES E ESTADOS:
Ex. "A Volta ao mundo em 80 Minutos" "Viagem à Itália" "O que a Bahia Tem"
05. NATUREZA:
Ex: "Brincando na chuva" "Social do Feijão" "Uma Noite no jardim Zoológico" "Encontro da Frutas"
06. NOITE ARTÍSTICA:
Prêmio Oscar do Ano
IV. PONTOS A CONSIDERAR QUANTO À REALIZAÇÃO DO PROGRAMA:
01. Organização: Prepara tudo com antecedência e faça duas ou mais cópias do programa.
02. Ordem e Energia:
O Sucesso de um programa recreativo se deve, em sua maior parte a quem dirige por isso:
demonstre energia, estimulando a todos os presentes a participarem. Que haja ordem e disciplina.
Entretanto, isto não se consegue com gritos e gestos violentos.
03. Clareza e Concisão:
Ao ensinar uma brincadeira, o líder deve ser claro e conciso. Nada como um falatório sem fim para esfriar o entusiasmo do grupo.
04. NÃO DEIXE TEMPOS VAZIOS:
05. EVITE:
. Brincadeiras que tendem a levar uma ou mais pessoas a serem, humilhadas, ou a passarem vexame na frente do grupo:
. Imitações literais de programas de televisão;
. Homens usando roupas femininas;
. Brincadeiras carnavalescas;
. Humorismo de duplo sentido
. Brincadeiras apalpadelas entre moças e rapazes.
LEMBRE-SE: "Não vos conformeis com as coisas deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente." Rom. 12:2
1. Algumas brincadeiras tem motivos religiosos. Use-as no momento certo!
2. Misture sempre as brincadeiras que envolvam todo grupo com as que envolvam apenas uma parte dele. As gerais agitam, as parciais são engraçadas e descansam a maioria.
3. Nunca force ninguém a participar. Convide o grupo ( alguns precisam de um bom convite) e deixe que o ritmo das brincadeiras entusiasme.
4. O envolvimento e interesse pela brincadeira dependente do pique do animador, por isso, seja claro ao explicar, otimista ao envolver e animado ao dirigir.
5. Quando possível divida as várias brincadeiras que serão realizadas entre animadores diferentes. Isso mantém a empolgação do programa.
6. Não estenda demais a duração de uma brincadeira. Algumas devem ser mais longas e outras mais breves. Fique com o "desconfiômetro" ligado para a reação dos participantes.
7. Estabeleça um tempo definido para a duração dos momentos de recreação. Não permita que os participantes cansem de brincar.
OS 7 MANDAMENTOS PARA TORNAR AS BRINCADEIRAS UM SUCESSO
1. Algumas brincadeiras tem motivos religiosos. Use-as no momento certo!
2. Misture sempre as brincadeiras que envolvam todo grupo com as que envolvam apenas uma parte dele. As gerais agitam, as parciais são engraçadas e descansam a maioria.
3. Nunca force ninguém a participar. Convide o grupo ( alguns precisam de um bom convite) e deixe que o ritmo das brincadeiras entusiasme.
4. O envolvimento e interesse pela brincadeira dependente do pique do animador, por isso, seja claro ao explicar, otimista ao envolver e animado ao dirigir.
5. Quando possível divida as várias brincadeiras que serão realizadas entre animadores diferentes. Isso mantém a empolgação do programa.
6. Não estenda demais a duração de uma brincadeira. Algumas devem ser mais longas e outras mais breves. Fique com o "desconfiômetro" ligado para a reação dos participantes.
7. Estabeleça um tempo definido para a duração dos momentos de recreação. Não permita que os participantes cansem de brincar.
PRA PENSAR E PRATICAR
Recreação saudável constitui um aspecto vital do desenvolvimento dos jovens, e muitos benefícios podem ser obtidos ao se prover recreação adequada e instrutiva para eles.
O principal objetivo de recreação não deveria ser simplesmente ocupar o tempo, e sim, prover alguma troca significativa e saudável de atividade, a qual seja capaz de conduzir a companheirismo, envolvimento salutar e estímulo intelectual.
Definição de Recreação
"A recreação, na verdade acepção do termo recriação, tende a fortalecer e construir. Afastandonos de nosso cuidados e ocupações usuais, proporciona descanso ao espírito e ao corpo, e assim, nos habilita a voltar com novo vigor ao sério trabalho da vida"( Mensagens ao Jovens)
A recreação é necessária
"O recreio é necessário aos que se acham ocupados em labor físico, e mais ainda, essencial àqueles cujo trabalho é especialmente mental. Não é essencial à nossa salvação, nem para a glória de Deus, manter o espírito em contínuo e excessivo labor, mesmo sobre temas religiosos."( Mensagens aos Jovens, p. 392)
É privilégio e dever dos cristãos procurar refrigerar o espírito e revigorar o corpo mediante inocente recreação, com o intuito de empregar as energias físicas e mentais para glória de Deus."(Mensagens aos Jovens p. 364)
Deveríamos prover prazeres inocentes: "Não se podem os moços tão quietos e graves como as pessoas de idade, a criança tão séria como o pai. Conquanto as diversões pecaminosas sejam condenadas, como devem ser, provejam os pais, os mestres ou pessoas delas encarregadas, no lugar das mesmas, prazeres inocentes, que não mancham nem corrompem a moral. Não cinjas os jovens a rígidas exigências e restrições que os induzam a sentir-se oprimidos, e a infringi-las, precipitando-se em caminhos de loucura e destruição."(Conselhos aos professores, Pais e Estudantes, pág. 355)
TESTES DE GENUINA RECREAÇÃO
"Julgai todas as cousas, retendo o que é bom"(I Tes.5:21). Será você capaz de suplicar a benção de Deus sobre a recreação que irá praticar? (Veja Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 337; Mensagens aos Jovens , p. 386)
· Ela aproxima você de Deus ou lhe rouba o desejo de orar? ( Mensagens aos Jovens p. 407 e 408)
· Promove integridade e autocontrole? (Mensagens aos Jovens p. 412, 425, 416)
· Facilita a resistência à tentação? (Parábolas de Jesus p. 49 e 50)
· Que influência terá sobre a saúde física e mental? (Mensagens aos Jovens p. 379)
· Prepara melhor para os deveres diários? Tem a tendência de refinar, purificar, nos tornar virtuosos ou contribui para o orgulho no vestuário, com vulgaridade? (Mensagens aos Jovens p.382; Patriarcas e Profetas, p. 460 e 461; Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 366-368)
· Vale a pena gastar o tempo que requer? (Mensagens aos Jovens p. 373 e 379)
· Desenvolve a cortesia, a generosidade e mais respeito pelos outros ou fere o auto-respeito das pessoas? Estimula a bondade ou conduz ao uso de força e brutalidade? (Educação, 210)
RECREAÇÃO OU DIVERSÃO?
"Existe diferença entre recreação e divertimento. Recreação, quando fiel a seu nomes - recriação - , tende a fortalecer e erguer. A diversão, por outro lado, é procurada como fonte de prazer e, muitas vezes, é levada ao excesso; absorve as energias que seriam necessárias ao trabalho útil e assim apresenta um obstáculo ao verdadeiro sucesso na vida." ( Educação, p. 207)
"Entre a associação dos seguidores de Cristo em busca de recreação cristã e as reuniões mundanas que buscam prazer e divertimento, deve existir assinalado contraste. Em lugar de oração e da menção do nomes de Jesus e das coisas sagradas, ouvir-se-ão dos lábios dos mundanos o riso néscio a s frívola conversação. A idéia é fruir um período de grande divertimento geral. Suas diversões começam em estultícia e terminam em vaidade. As nossas reuniões devem ser tal que, ao voltarmos para casa, Possamos ter uma consciência livre de ofensa para com Deus e o homem." (Mensagens aos Jovens p.385 e 386)
"Toda diversão em que vos puderdes empenhar pedindo dobre ela, com fé, a benção de Deus, não será perigosa. Mas todo divertimento que vos torna inaptos para oração particular. ou para tornar parte nas reuniões de oração, não é seguro, mas perigoso. "(Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p 337)
DIVERSOES QUE SÃO DESACONSELHADAS AOS CRISTÃOS
· Jogos nos quais acaba sendo envolvido dinheiro. (Mensagem aos Jovens, p. 392)
· Jogos de Carta e outros Jogos de azar. ( Mensagens aos Jovens, p. 379, 380 a 392).
· Freqüência ao teatro e ópera. ( Patriarcas e Profetas, p. 459-460).
· Danças (Mensagens aos Jovens p. 390 e 392
· Eventos esportivos e competições comercializadas. ( Mensagens aos Jovens, p. 392 e 390)
· Televisão e vídeo com apresentações teatrais ou produções que não estejam de acordo com os padrões cristãos. ( Patriarcas e Profetas, p. 459 e 460)
Lembre-se que a batalha atual é exercida em relação à mente e quem conseguir controlá-la, também controlará a pessoa. Somos transformados pela contemplação. Muitas vezes isso ocorre de modo inconsciente e imperceptível, até que a pessoa possa aceitar aquilo que uma vez rejeita. A televisão modificou a forma de pensar do mundo ocidental, especialmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem sido de forma especialmente afetada por ela. Temos que "cingir os lombos de entendimento", conforma Paulo admoestou. (Extraído do Manual do Ministério Jovem, Divisão Sul Americana da IASD, Módulo Companheirismo, p 33-35)
BRINCADEIRAS PRA QUEBRAR O GELO
1- AFINIDADES
Escreva em pedaços de papel e coloque em duas caixas as sugestões abaixo. Os papéis com a primeira parte coloque numa caixa e os outros com a segunda parte noutra caixa.
1. Partes de títulos de hinos ou coros. Exemplo: tenho gozo, Gozo - Em meu coração.
2. Nestes objetos que são usados em pares, como: garfo- colher; raquete - bola;.
3. Nomes de Estados para os rapazes e capitais para as moças.
4. Personagens célebres. Num papel deve ser escrito o nome do personagem e no outro o motivo por que é famoso. Ex. Thomás Edson- Inventor da Lâmpada.
5. Versículos bíblicos cortados pela metade .
6. Personagens bíblicos que são mencionados juntos. Ex. Davi-Jônatas.
Peça aos rapazes que tirem um papel da primeira caixa, e às moças da segunda. Após, cada um procurará formar seu par correspondente ao papel que retirou.
2- HOMENS DA BÍBLIA E SUAS ESPOSAS
Há diversas maneiras de proceder neste jogo. Talvez a mais acertada seja a seguinte: Os nomes dos personagens bíblicos, como também os de suas esposas, serão escritos separadamente em tiras de papel. Estas serão distribuídas entre os presentes e cada um procurará o nome que corresponda ao que lhe foi entregue.
Quando todos tiverem encontrado os respectivos nomes, leiam-se os nomes de cada personagem com sua esposas verificando a exatidão pela lista original. A seguir a lista sugestiva:
Esposo (para rapazes) Esposa (para moça)
Adão Eva
José Azenate (filha de Potífera)
Isaque Rebeca
Moisés Zípora (filha de Jetro)
José Maria
Elcana Ana
Sansão Dalila
Félix Drusila
Boaz Rute
Ananias Milca
Lapidote Débora
Acabe Jezabel
Äquila Priscila
Elimeleque Noemi
Davi Mical
Nabal Abigail
Herodes Herodias
Zacarias Izabel
Assuero Vasti
Urias Bate-Seba
Abraão Sara
Jacó Raquel
3- NOMES E SOBRENOMES
A atividade é própria para o primeiro encontro do grupo. Reuna os participantes em círculo e inicie dando o seu nomes, seguindo de um adjetsivo que comece com a letra do nomes e de alguma forma descreva a sua pessoa (p. Ex: Fernando feliz, Cristina criativa, Bernando bonito, etc) . A pessoa ao lado repete o seu " nomes e sobrenome" e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tendo que lembrar o "nome e sobrenome" daqueles que antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.
BRINCADEIRAS PASRA ENVOLVER UMA PARTE DO GRUPO
4- MELHOR OBSERVADOR
Escolhe-se um indivíduo ou divide-se o grupo para adivinhar qual modificação feita no outro, devendo para tanto se ausentar do local enquanto a modificação é feita. Antes da saída, deve haver um período de observação, em seguida, a separação, durante a qual haverá modificação e, na volta, um minuto para descobrir a modificação com, pelo menos, duas chances. A modificação pode ser na posição dos indivíduos, nas roupas, nos sapatos, na fisionomia, e objetos, etc.
5- CAIXINHA DE FÓSFOROS
Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforos e acendê-lo.
O Primeiro que conseguir será o vencedor.
6- ESTOURO DE BALÕES
Escolhe-se uns oito a dez voluntários e todos recebem um balão de ar atado ao tornozelo. Cada um deverá cuidar do e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do outro com os pés.
Será vitorioso aquele que conseguir estourar o balão dos adversários e permanecer com o seu inteiro.
Variação: A brincadeira também pode ser realizada com todo o grupo de participantes.
7- DESAFIO AOS TAGARELAS
Você dá o assunto: sua opinião dos filhos, do marido, da cidade, de se fazer piquenique, de pintar a igreja de amarelo, de ir à igreja às 7 horas a manhã , etc. A pessoa escolhida para falar deve começar dizendo todas as coisas boas, as vantagens e por que gosta, etc.
Então o líder toca uma campainha e sem interromper a sentença, a mesma pessoa passa a falar tudo de mal que pode dizer sobre o mesmo assunto. Às vezes toca no meio da sentença. Dá as desvantagens por que não gosta, etc.
A campainha toca novamente e a sentença começada tem que mudar para um elogio, ao invés de dizer tudo de negativo para positivo, ao novo toque vice-versa. Depois outra pessoa, experimenta falar. Dá certo e é super divertido ouvir. Pode haver uma bronca para resolver qual o candidato vencedor.
Talvez seja possível usar este método para apresentar um assunto mais sério que precisa ser ventilado. Da brincadeira inicial, que apresentaria as vantagens e desvantagens, poderia passar-se à consideração desapaixonada e à votação ( sobre cor de pintura, compra de terreno, etc.)
BRINCADEIRAS PARA ENVOLVER TODO O GRUPO
8- CAIXINHAS DE SURPRESAS
Deve ser preparada uma caixa com tarefas, as mais engraçadas possíveis. Em seguida, coloca-se os participantes do grupo sentados no círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que para subitamente. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, em que a música pára, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa que estiver eScrita. Exemplos de tarefas: Imitar um cavalo ou outro animal, fazer uma declaração de amor, falar sobre algum assunto esquisito, dar uma risada forçada, etc. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.
9- PENSAR NO ABC
Os Participantes formam um círculo. A brincadeira inicia nomeando, um a um, seguindo o círculo, em ordem alfabética, o nome de um país. Assim, por exemplo:
Argentina, Brasil, Chile, etc. Sai quem não souber continuar.
10- QUEM ENTREGA PRIMEIRO
Forma-se 02 Grupos um à direita e outro à esquerda do animador. Ele se coloca de costas para o grupo e pede objetos como: sapato preto, aliança, óculos, paletó, etc. Vence a equipe que primeiro alcançar ao animador o objeto perdido.
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