Para tornar seu Culto J.A. interessante e objetivo, lembre-se:
* Faça de Cristo o centro de toda reunião
* Os programas devem variar sempre
* Longas pausas dentro do programa “matam” a reunião
* Apesar do propósito e tônica espiritual serem os principais fatores determinantes, não devemos ignorar a necessidade de tornar as reuniões tão atraentes, interessantes e animadas quanto possível.
b) Cada programa deveria ser diferente dos outros, embora algumas características sejam comuns a todos. Todo programa deveria conter:
* Hora da Bíblia
* Hora da Oração
* Hora do Incentivo
* Hora do Louvor
* Hora da Comunicação
* Hora do Testemunho
* Hora da Mensagem
c) Terminar a reunião quando estiver no seu ponto alto. Não permita que o público se retire com um atitude de frustração. O fim do programa deve ser o seu clímax.
Requisitos Básicos para um J.A. De Sucesso
1 - DEFINIR UM TEMA:
Deve sempre haver um motivo para se realizar uma reunião ou a mesma não deve acontecer.
De maneira muito freqüente o programa J.A. funciona como um corrossel, com todos girando numa roda viva de atividades; quando o programa termina, percebemos que não chegamos a lugar algum, a despeito de toda a agitação.
2 -PLANEJAR:
Boas reuniões não acontecem por acaso. As boas reuniões são planejadas e requerem tempo e esforço.
3 - PUBLICIDADE:
Se nosso encontro ou Culto J.A. merece ser assistido, é importante anunciar a todos sobre ele. Às vezes não entendemos porque os jovens não vêm às reuniões - talvez não lhes tenhamos anunciado.
Constantemente ouvimos o anúncio: “Culto J.A., hoje à tarde, como de costume.” Se não temos nada mais animado a falar sobre o assunto, melhor não dizer nada. Melhor publicidade significa melhor assistência.
4 - ESFORÇO:
Nenhum time de futebol ou voleibol ganhará um campeonato sem despender esforço. O sucesso vem somente através do árduo trabalho.
Nos esportes, o treinador não faz todo o trabalho. Cada membro do time trabalha, e trabalha duro, ou não ficará muito tempo no time. O sucesso de sua reunião J.A. virá somente se nós estivermos dispostos a pagar o preço: trabalhar duro.
5 -ENSAIO:
a) Agora que os primeiros quatro foram tomados, estabeleça um horário e local para ensaio - pelo menos uma semana antes da reunião. Explique a cada um a sua parte, supervisione a propaganda, e poupe suor e lágrimas dos imprevistos de última hora dos encontros J.A. de sexta à noite ou sábado à tarde. Telefone e avise os envolvidos na programação imediatamente, e passe-lhes as informações necessárias.
b) A experiência tem comprovado que as reuniões bem ensaiadas são as melhores. Uma hora gasta em ensaiar uma reunião antes de sua apresentação, fará maravilhas em burilar os programas e revelar as imperfeições. Além disso, o ensaio leva cada um a se sentir à vontade, permitindo ao organizador a oportunidade de fazer sugestões para melhorar.
|