O BÊ-A-BÁ DO JA - 7 MÓDULOS DO CULTO JA
a história de Bili & Tom
BILI & TOM foram escolhidos para serem os novos diretores de jovens para 2009.
Assim que foram eleitos pela igreja, na primeira reunião que fizeram, o desespero tomou conta dos seus corações, porque apesar de serem jovens dedicados, não sabiam como realizar os 52 cultos jovens do ano. Organizar 1 ou 2 programas até não era muito difícil, mas como poderiam fazer funcionar a reunião JA durante todo ano sem ficarem estressados ou mesmo malucos?
Foi então que receberam o convite para participarem do curso de liderança JA da Associação. Eles foram com o objetivo não apenas de serem treinados, conseguirem idéias e materiais, mas principalmente queriam aprender como fazer o culto JA ser dinâmico, atraente e envolvente a cada sábado.
1. A primeira coisa que aprenderam foi que a duração do culto jovem devia ser, na média, de 1h ou 1h15min sempre deixando um "gostinho de quero mais", por isso mesmo, alguns programas poderiam terminar com 50 minutos de duração.
2. Depois descobriram que para chamarem público e manterem o culto JA atraente era necessário estudar um bom título que despertasse curiosidade. Poderia ser uma pergunta desafiadora, uma exclamação de espanto, uma frase de algum personagem da história que seria desenvolvida.
3. Também descobriram o mais importante: que para que o culto jovem funcionasse durante todo o ano, era necessário formar equipes e delegar responsabilidades, e então souberam de um fato totalmente comprovado e, às vezes, ignorado: que nenhum diretor JA consegue fazer sozinho todos os cultos jovens do ano e terminar com pessoas assistindo.
Eles foram tentados na busca por audiência, a transformar o culto JA em show musical. Se a cada sábado trouxessem um cantor diferente para fazer o recital, com certeza o público seria grande, mas o propósito do culto jovem não seria alcançado, além de se tornar impagável. Mesmo que em um sábado ou outro eles pudessem ter música especial vinda de fora, a preocupação de como organizar os cultos jovens de 52 sábados do ano continuava.
Então no objetivo de valorizar a comunhão, a confraternização, o testemunho, o espírito de louvor e dar uma direção aos jovens, eles aprenderam que a maneira mais fácil e prática de preparar o culto JÁ era dividir responsabilidades.
BILI ficou responsável pelos momentos da:
Bíblia,
Incentivo,
Louvor e
Informação.
Enquanto TOM ficou com os momentos de:
Testemunho,
Oração e
Mensagem.
Cada uma dessas 7 partes poderia ter um tempo variado de 5 a 7min, sendo que a mensagem ficaria em torno de 15 a 20 min. (podendo, em ocasiões especiais, chegar a 30 min.).
Eles receberam uma lista de sugestões do que poderiam fazer em cada uma das 7 partes do culto jovem, com espaço para usarem a criatividade ou seu conhecimento. Aprenderam também que nem todo culto jovem precisa seguir a ordem do BILITOM, que pode ser feito emdiversas seqüências: BOLITIM, LIBITOM, TOBILIM, MIBOLIT, e confirmaram que nem todo programa precisa ter as 7 partes separadas. Pode-se fazer a junção de duas partes em uma só atividade, por exemplo: Bíblia com testemunho, incentivo com informação, louvor com oração, etc. Oimportante é manter o propósito do culto jovem e somente desenvolver atividades que se encaixem em um dos 7 módulos. Dessa forma, eles não ficariam à porta da igreja implorando às pessoas para fazerem uma parte ou variação no culto jovem, mas as convidariam já com uma atividade definida, justamente a que se adequaria àquela pessoa.
Um segredo que aprenderam e que não deveria ser falado à igreja de forma alguma, era de anunciar as partes com títulos como: "Agora é o momento da Bíblia", "Esse é o momento do testemunho que o irmão Pafúncio vai fazer". Ninguém da igreja deveria saber dos blocos a nãoser BILI & TOM, diretores JA. Algumas das atividades de cada bloco poderiam ter uma seqüência de 2 ou 4 sábados, mas a maioria delas deveria ser feita alternadamente durante o ano. Assim os cultos JA seriam todos diferentes, completos e com uma porção de criatividade em cima deste "esqueleto".
Os programas seriam atrativos e com a participação de muitas pessoas.
BILI & TOM voltaram para sua igreja entusiasmados para realizarem os cultos jovens sabendo que grandes desafios estavam à sua frente, mas que 2009 seria o grande ano para eles brilharem por Jesus.
Você quer saber as dicas preciosas que eles receberam para fazerem em cada um dos 7 módulos?
Estão abaixo apenas uma sugestão. São idéias que já foram testadas e deram certo, mas que você e sua equipe JA podem desenvolver muito melhor, acrescentando outras atividades, para que a presença do BILI & TOM no seu Culto JA seja cada vez mais marcante e abençoada.
Bíblia
· Texto escolhido na linguagem de hoje - Bíblia Jovem Amigo.
· Concurso Bíblico.
· Versões diferentes (explicar).
· Bíblia mais antiga/nova.
· Textos difíceis.
· 3 pessoas falam o verso favorito e por quê.
· Curiosidades Bíblicas.
· Distribuir versos de um capítulo à entrada para serem lidos em seqüência.
· História de como a Bíblia transforma vidas.
· Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer.
Incentivo
· Ano Bíblico.
· Meditação Matinal.
· Lição da Escola Sabatina.
· Livros do clube de leitura dos jovens e juvenis.
· Culto do lar e culto do pôr-do-sol.
· Inspiração Juvenil.
· Presença e pontualidade nos cultos.
· Livros do Espírito de Profecia.
· Revista Conexão JA e Revista Adventista
· Fidelidade a Deus nos princípios e mandamentos
Louvor
· Cântico congregacional.
· Música especial.
· Ensinar cântico novo.
· Dados sobre música (rock, popular, etc.).
· Louvor na Bíblia (Salmos, danças, instrumentos, palmas).
· Talento musical.
· Noções elementares sobre a música.
· Projeto serenata (a ex-adventistas).
· Concurso musical.
· Conhecendo instrumentos musicais.
Informação
· Tema do próximo programa.
· Data piquenique , excursão, congresso, campal, etc.
· Próxima reunião social.
· Resultados das atividades dos jovens.
· Jornal JA, Notijovem.
· Dados adventistas mundiais.
· Atualidades úteis.
· Profissão, escolha a sua.
· A voz do profissional.
· Conhecendo nossas igrejas e instituições.
Testemunhos
· História da minha conversão.
· Uma experiência missionária (da igreja ou de alguém).
· Uma história missionária.
· Uma bênção da semana.
· Alguém que venceu um mau hábito.
· Desafio ao testemunho para próxima semana (10 folhetos).
· Plano missionário.
· Semana dos jovens amigos.
· Cada um convidando + 1.
· Por que sou adventista?
Oração
· Pedido de oração especial.
· Orações respondidas na Bíblia.
· Como orar.
· Tipos de oração.
· Alguém que teve uma oração respondida (recente).
· Orações na Bíblia.
· Corrente de Oração JA
· Desafio "É Hora de Orar" c/ adesivo p/ relógio Oração seqüencial (3 pessoas orando em seqüência: uma pedindo, outra agradecendo e outra rogando pela salvação de todos os presentes).
· Agradecer pelo perdão.
Mensagem
· Ação Jovem.
· Painel.
· Entrevista especial.
· Sermonete.
· Dinâmica de grupo.
· Temas jovens.
· Temperamentos.
· Batismo.
· Conhecendo nossos pioneiros.
· Um recado de E.W.
|