O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o programa onde os jovens se desenvolvem e tem momentos de adoração. Por disso, é preciso buscar maneiras de fortace-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Para alguns ele é apenas um show que só deve ser feito quando existirem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.). Outros o encaram como um compromisso desgastante demais, que não pode ser feito todo o sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar. Agora, pense comigo: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? É justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da igreja? O que você e eu diríamos se o Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da quarta à noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? Ai é que vem a questão: porque muitas vezes achamos que com o Culto JA é diferente? É preciso criar consciência de que o culto JA é um programa do módulo semanal da igreja como os demais. Um bom líder de jovens organiza seu planejamento de modo a não passar nenhum em branco.
Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo que seja fácil prepara-lo. A fórmula BOLETIM pode lhe ajudar para isso. Cada letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o culto JA. Variando a ordem e a forma de apresentação de cada parte, o programa se torna mais dinâmico. O importante é não perder tempo pensando em como construir o programa. BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio Culto JA.
Conheça cada uma das partes:
. Bíblia (7 min):
. Oração (5 min):
. Louvor (7 min)
. Envolvimento (10 min)
. Testemunho (7 min)
. Incentivo/informações(5 min)
. Mensagem (15 min)
Tempo Total do programa - 56 min.
Algumas sugestões para ampliar as alternativas das partes básicas do Culto JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:
Bíblia (7 min):
. Texto escolhido na linguagem de hoje;
. Versões diferentes (explicar);
. Bíblia mais antiga/nova;
. Textos difíceis;
. Pessoas falam o verso favorito e por quê;
. Curiosidades Bíblicas;
. História de como a Bíblia transforma vidas;
. Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;
. Leitura Bíblica:
. Um leitor;
. Dois leitores;
. Jogral;
. Quatro leitores alternadamente;
. Leitura responsiva por rapazes e moças;
. Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;
. Leitura por família;
. Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as imagens a ilustram;
. Usar um fundo musical caracterizado.
Oração (5 min):
. Oração dois a dois;
. Como orar;
. Oração silenciosa;
. Tipos de oração;
. Pedidos especiais;
. Oração na Bíblia;
. Orações respondidas;
. Oração em cadeia;
. Corrente de oração;
. Pessoa escolhida orando;
. Alguém que teve uma oração respondida;
. Oração responsiva;
. Oração em grupo ou família;
. Oração membro + visita;
. Oração cantada;
. Pedidos de oração em uma frase;
. Amigo secreto de oração;
. Orações por problemas específicos;
. Momentos de promessas sobre a oração;
. Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais, jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.;
. Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra por ações de graças e a terceira pela intercessão;
. Oração infantil.
Louvor (7 min)
. Cântico congregacional;
. Música especial;
. Música com um instrumento raro;
. Monólogo - letra lida enquanto a música é tocada;
. Hino ilustrado - enquanto é cantado imagens o ilustram;
. Dados sobre música;
. Cântico novo;
. Louvor na Bíblia;
. Talento musical;
. Projeto serenata;
. Concurso musical;
. Noções elementares sobre música;
. Conhecendo instrumentos musicais;
. Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;
. Aprender músicas e cânticos novos;
. Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;
. Dividir o auditório em duas partes;
. Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes apresentadas;
. Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;
. Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com hinos;
. Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);
. Participação de crianças;
. Música instrumental;
. Solos, Duetos, Trios, Quartetos, Conjuntos;
. Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais, etc.);
. Selecionar as músicas para evitar os exageros.
Envolvimento (10 min)
. Atividades de grupo;
. Conheça seu irmão;
. Saudação aos visitantes;
. Concursos:
. Por idades;
. Por equipes;
. Curiosidades da Bíblia;
. Devoção Matinal;
. Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no final;
. Se fizer um concurso com duração além de um programa, não ultrapasse dois meses para não perder a motivação;
. Gincana:
. Entre idades;
. Equipes livres;
. Entre GAJAS;
. Divisão por sorteio:
. Atividades sugestivas:
. Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;
. Cegos com Bíblia em Braile;
. Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;
. Trazer ex- Adventistas;
. Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;
. Casal para cantar um dueto;
. Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;
. Bíblias antigas;
. Visitas a hospitais;
. Alimentos e objetos para as Dorcas;
Evite:
. Imitar a televisão;
. Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);
. Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou espirituais.
Testemunho (7 min)
. Por que sou Adventista;
. Uma benção da semana;
. História de minha conversão;
. História missionária;
. Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;
. Jesus no dia a dia - como Jesus influencia o dia a dia;
. Testemunho em vídeo.
Incentivo/informações(5 min)
. Ano Bíblico;
. Meditação matinal;
. Lição da Escola Sabatina;
. Curso de leitura JA / Juvenis;
. Presença nos programas;
. Programas que vem aí;
. Jornal JA;
. Resultados de atividades;
. Informações:
. Interrupções planejadas;
. Recursos audiovisuais;
. Perguntas e respostas;
. Apresentar como se fosse notícia;
. Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;
. Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;
. Gravar em cassete a mensagem;
. Desenho num quadro negro;
. Cartaz.
Mensagem (15 min)
. Meditação;
. Ação Jovem;
. Dinâmica de grupo;
. Painel;
. Um recado de Ellen White;
. Pregador Juvenil;
. Encenação;
. Um orador;
. Alguns oradores;
. Perguntas e respostas;
. Vídeo;
. Slides;
. Entrevista;
. Mesa redonda;
. Reportagem;
. Lições objetivas;
. Debate:
. Palestrante especializado;
. Discussão entre os jovens com apresentação das definições;
. Discussão pública;
. Perguntas a um grupo preparado para responde-las;
. Temas interessantes:
. Recreação;
. Cinema/ TV/ Filmes;
. Casamento;
. Profissões;
. Amizades;
. Moda;
. Jogo;
. Sexo;
. Namoro;
. Drogas;
. Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;
. Masturbação;
. Música;
. Pecado;
. Tentação;
É importante variar esporadicamente também o local:
. Ar livre;
. Beira de um rio;
. Bosque;
. Beira de um lago;
. Sítio;
. Em outras Igrejas;
. Praça pública;
. Asilo;
. Na casa de um jovem;
. Em uma Creche.
PARA MATAR O CULTO JA
Se você quiser matar o Culto JA, também existe uma fórmula. Dê uma lida só para ficar longe dela:
a. Começar tarde;
b. Prepara-lo de última hora;
c. Preparar o material de apoio (som, vídeo, ornamentação, etc.) no último momento;
d. Falar tão suavemente que ninguém escute;
e. Misturar o religioso com o secular;
f. Torna-lo longo demais;
g. Deixa-lo cansativo;
h. Não usa-lo para oferecer alimento espiritual. |