JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Garimpe sua bíblia

Autor: Antonio Marcos Ribeiro; membro da Igreja de Marcionílio Souza, no distrito de Itaberaba da Missão Bahia Central.



Objetivos do Programa: Motivar o estudo e pesquisa das páginas sagradas, incentivando os participantes a cavarem mais os preciosos ensinos da palavra de Deus.



Introdução



Existem três classes de pessoas estudantes da BÍBLIA que a enxergam de maneiras diferentes:

- Olho nu,

- óculos

- Microscópio

No programa de hoje vamos conhecer cada uma dessas maneiras.



OS QUE LÊEM A OLHO NU



São as pessoas que não possuem nenhum comprometimento com a palavra de Deus. Eles a lêem de vez em quando, nunca têm tempo e só conseguem chegar na superfície da casca, nunca experimentando o sabor da fruta de incríveis descobertas. Só conseguem compreender o que vêem na sua frente. São do tipo que não se esforçam para aprender detalhes que só um estudante diligente consegue.



Esses enxergam a Palavra a olho nu. Dificilmente se lembram de nomes de personagens, lugares e fatos. Alguns acham que Hebreus fica no Velho Testamento e que Levita É uma roupa pra ser usada no verão. Passam vexame nos concursos bíblicos.



ELES USAM ÓCULOS



São do tipo que se enquadram no grupo dos que possuem um conhecimento bíblico dentro da média. Estudam sua BÍBLIA sempre e conhecem alguma coisa do livro que carregam. Eles enxergam com ajuda de Óculos.



Têm acumulado várias informações importantes.



Dificilmente passam algum vexame quando solicitados para tirar alguma dúvida. Nos concursos bíblicos se saem razoavelmente bem.



Para serem bons estudantes basta trocar o instrumento que utilizam: em vez de Óculos deveriam usar o microscópio.



O MICROSCÓPIO



Os que utilizam o microscópio são chamados Cientistas da BÍBLIA. Possuem um forte esquema de estudos e conseguem ver coisas que passam desapercebidas a quase todos. Estão seriamente comprometidos e o seu prazer É sempre descobrir algo novo. Têm um banco de dados na memória que surpreende muita gente.



Sempre são solicitados para dizer onde fica aquele versículo ou aquele fato bíblico. Na verdade são enciclopédias ambulantes.



… desse tipo de pessoa da qual Paulo fala:



"Sabendo manejar bem a palavra da verdade" (II Tm. 2:15). Na casa desse pessoal existe um verdadeiro arsenal técnico: dicionário bíblico, concordância, versões, comentários, etc.



Para ser um Cientista da BÍBLIA não É preciso ser teólogo basta garimpar sua BÍBLIA.



GARIMPE SUA BÍBLIA!



Jesus certa vez disse:



"Examinais as Escrituras porque julgais ter nela a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim" (João 5:39).



Ele estava se referindo aos fariseus que eram profundos conhecedores da Palavra, mas não a estudavam com o objetivo de receberem nutrição divina.



Pesquisavam apenas para encontrar fundamentos para suas teses e tradições. Eles não estavam interessados em descobrir o real sentido da missão do Messias e suas obras.



A palavra "examinar" vem do hebraico "darash" que significa esquadrinhar - que pode ser aplicado na palavra garimpar. … como uma pessoa que cava fundo e garimpa atÉ encontrar uma pepita preciosa.



Somente aqueles que diligentemente se dedicam ao estudo da Palavra poderão encontrar verdades e lições preciosas que só a comunhão significativa pode oferecer.



Jesus era poderoso nas Escrituras porque Ele tomava aulas particulares com Deus. Esse mesmo Deus está disposto a te oferecer aulas grátis, bastando vocÊ separar tempo e se dedicar ao garimpo das Escrituras.



Aqueles que se comprometem ao estudo dedicado da Bíblia são contados como os crentes de Beréia que examinavam a Palavra para ver se as coisas eram de fato assim. Ellen White nos fala:



"Estudavam a Bíblia, não por curiosidade, mas para que pudessem aprender o que havia sido escrito a respeito do Messias prometido.



Diariamente examinavam os relatos inspirados, e ao compararem texto com texto, anjos celestiais se colocava ao lado deles, iluminando-lhes a mente e impressionando-lhes o coração" (Atos dos Apóstolos. Pág, 231).



Mãos à obra e comece a garimpar sua BÍBLIA, não esquecendo de marcar o horário para suas aulas particulares com Deus.





DINÂMICAS INTERESSANTES



1. Tele-Bíblia:



Escreva em vários papéis nomes de personagens bíblicos e um número de telefone junto. Entregue para alguns colaboradores e peça para se ocultarem e ficarem com um microfone.



Em outros papéis escreva apenas o número relacionado ao personagem e chame alguns participantes. Com um telefone ou celular (vale de brinquedo) os participantes irão ligar para os personagens e conversarão com eles, na tentativa de acertarem com quem estão falando.



2.Caça-livro:



Em uma folha de papel (cartolina, papel madeira, etc.) escreva todos os nomes dos livros bíblicos. Escreva fora da ordem (vertical, horizontal, ao contrário, etc.). Feito o cartaz, chame alguns participantes. E começando com um participante por vez, peça que ele indique no cartaz três livros em oito segundos. Você dever· ter em mãos os nomes dos livros que devem ser procurados. Vence quem encontrar no tempo os livros no cartaz.


Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2004