JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Sem preconceito

Autora: Helen Lopes, IASD Torres, Recife/PE





Objetivos do Programa: Refletir e discutir sobre a maneira como tratamos as pessoas ao nosso redor.



Leitura BÍBLICA: Prov. 22:1 e 4 João 4 (Mulher Samaritana)



Material necessário



Três caixas de presente.



Primeira Caixa: Bem feita. De preferência uma caixa de presente já pronta. Coloque dentro dela uma revista que não apresente informação interessante, educativa e nem construtiva.



Segunda Caixa: Embrulhada com diversos Papéis coloridos, que chamem a atenção. Coloque dentro da caixa livros pequenos com histórias curtas de personagens da igreja e um CD de cantores evangélicos regionais.



Terceira Caixa: Bem simples, de forma que não chame atenção, embrulhada com papel discreto. Coloque dentro da caixa uma BÍBLIA, CD, livros de Ellen White, lição da Escola Sabatina.



Coloque as três caixas em um lugar onde todas possam vê-las. As pessoas não devem ver o Conteúdo das caixas, apenas o embrulho exterior.



Desenvolvimento



1o Passo: Divida a igreja em três grupos e peça para cada grupo escolher uma caixa de presente.



Após a escolha dê um tempo para que cada grupo abra seu presente e façam uma relação comparando o tipo de embalagem com o conteúdo.



(Atenção: O presente aberto não deve ser visto pelos outros grupos).



2o Passo: Cada grupo deve ter um representante, que deve mostrar o presente e o que tem dentro da caixa e resumir a conclusão do grupo.



3o Passo: Após a apresentação dos grupos vamos comparar as três caixas com 3 tipos de pessoas que foram convidadas para nossa Igreja.



… bom deixar claro para o auditório que as comparações a seguir são exceções e não regra geral.



Primeira Pessoa = primeira caixa



Chamamos de EXTERIOR BRILHANTE. Comparamos essa caixa com alguns tipos de pessoas que sÓ se preocupam com a sua aparÊncia exterior e seu interior não condiz com a beleza apresentada.



Como tratamos



Normalmente, como essas pessoas chamam muito a atenção, a tendência É que as tratemos da melhor forma, oferecendo-lhes os melhores lugares, indicando-lhes todos os compartimentos da igreja e apresentando-as aos amigos.



Segunda Pessoa = segunda caixa



Chamamos de o EXTERIOR DESAJUSTADO. Comparamos essa caixa com as pessoas que às vezes não combinam muito bem o modo de ser, não porque queiram, mas pela influência do meio em que vivem, sem muita instrução.



Como tratamos



Como ela tem o EXTERIOR DESAJUSTADO a tendência É ser ridicularizada. Ao chegar à igreja chama atenção pelo seu modo de ser ou de vestir-se. Com isso são poucos os que se aproximam para cumprimentar, muito menos para indicar os melhores lugares.



Terceira Pessoa = terceira caixa



Chamamos de o EXTERIOR SIMPLES. Comparamos essa caixa com aquele tipo de pessoa que chega e ninguém percebe.



Como tratamos



Como ela tem o EXTERIOR SIMPLES a tendência É nem ser notada. Quando essa pessoa passa pela recepção o tratamento É bem discreto e quase não É cumprimentada. Podem até pensar em deixar os cumprimentos para um amigo da Igreja que seja simples como ela.



Conclusão



Tratar bem as pessoas, independente de sua classe social, É uma questão de cristianismo. Cristo deseja que sejamos amáveis e sociais. Vejamos o que a BÍBLIA nos diz:



"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" Mat. 22:39.



Cada um tem seus defeitos e suas falhas, mas aprendemos a nos amar assim mesmo. … isso que Cristo espera que façamos com o nosso próximo.



Ao analisarmos cada tipo de pessoa, podemos nos lembrar da maneira como Cristo tratava as pessoas. Suas atitudes estavam marcadas em três situações: primeiro, ele aceitava as pessoas, segundo, ele apreciava as pessoas e terceiro, ele amava as pessoas. Sua visão era perceber como seria cada pessoa com Ele e não a vida em uma degradação moral pelo pecado.



Precisamos olhar sem preconceito para os amigos que se aproximam de nós.



Precisamos refletir o caráter de Cristo e procurar ser mais semelhantes a Ele.






Colaborador: Ação Jovem 3º trim. 2004