JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Dinâmica : Painel do relacionamento

Objetivo

O Painel de Relacionamento, em verdade, apenas propõe um conhecimento mais amplo dos membros de um grupo; dessa maneira, constitui-se em uma técnica excelente para “quebrar o gelo” dos participantes de uma atividade, levá-los a descobrirem-se mais amplamente e assim respeitarem-se com afetividade. Muito importante na abertura de qualquer tipo de seminário, treinamento, quando nem todos os participantes se conhecem.



Material

Cartolinas e canetas d várias cores para os grupos



Tempo

Esta técnica requer de 30 a 40 minutos



Etapas do Painel de Relacionamento

Todos devem estar em círculo, assentados ou em pé.

Após explicitar os objetivos gerais da dinâmica, solicitar que todos os membros do grupo se observem atentamente durante um minuto sem conversar. Cada um deve escolher entre os presentes uma pessoa que conhece relativamente pouco dentro do grupo. Explicar que nem sempre uma longa convivência implica em conhecimento, pois é possível conhecermos bem pouco alguém que há anos trabalha ou estuda em nosso grupo.



Solicitar que cada um forme dupla com esta pessoa. Ao partir para formar uma dupla é possível que o participante seja interceptado por alguém que o escolheu. Isso ocorrendo deve abandonar a procura que idealizou anteriormente e considerar-se já em dupla. Todos os integrantes devem assim estar organizados em dupla, sendo possível a formação de apenas um trio no caso de ser ímpar o total de participantes do processo.



As duplas formadas deverão, se possível, isolar-se um pouco das demais. Durante seis minutos cada um fala sobre si mesmo, respondendo da forma mais abrangente possível as afirmações da folha anexa. Durante três minutos, um dos participantes se apresenta e nos três minutos seguintes é a vez de seu companheiro.



Após essa apresentação, o facilitador reúne cada duas duplas, formando quartetos. Os quartetos podem ser constituídos pelo facilitador ou formar-se espontaneamente. Formandos os quartetos, o participante de uma dupla apresenta o seu companheiro à outra dupla, sem direito a eventuais correções, cabendo depois ao companheiro apresenta-lo. Isso feito, a outra dupla procede da mesma forma, apresentando-se também.



Concluídas as apresentações, o quarteto pode discutir cada um dos integrantes, valendo-se, se julgar necessário, de outras questões propostas na folha anexa, conforme orientações do facilitador. O objetivo essencial dessa etapa é que cada membro do quarteto conheça em profundidade os outros três componentes do grupo.



Após um tempo de dez a quinze minutos para a etapa anterior , todo o grupo se reúne. Espontaneamente ou orientados pelo facilitador, os quartetos irão se integrar formando grupões de oito participantes. A atividade dos grupões é também o conhecimento, cabendo assim a todos serem apresentados. Concluídas as apresentações, novas questões devem ser respondidas permitindo dessa maneira um alargamento na visão de cada um dos membros.



Concluída a tarefa de interconhecimento, cada grupão (oito pessoas) receberá uma cartolina com canetas de diferentes cores e disporá de quinze minutos para criar uma figura que ilustre os membros desse grupo.



A atividade final do Painel será a apresentação, em plenário, de todos os grupos de oito, através da explicação individualizada da participação de cada um na ilustração feita. Essa apresentação deverá ser seguida de questões formuladas pelo plenário em que todos perguntarão a todos, objetivando um conhecimento individualizado entre todos. Nesse conhecimento não importa apenas o «quem é quem» mas como age, pensa, gosta e vive cada um dos membros dos diferentes grupões.



Questões para a Apresentação do Painel de Relacionamento:



1. Fico contente toda vez que. . .

2. Nada me aborrece mais que. . .

3. Se não fosse eu mesmo, gostaria de ser. . .

4. Uma lembrança que guardo com saudade é. . .

5. Uma das coisas que mais me magoa é. . .

6. Quem realmente me conhece bem sabe que eu. . .

7. Para mim o amor é. . .

8. Uma coisa que me faz me sentir bem em um grupo é. . .

9. Sinto que sou bastante aceito quando. . .

10. Raramente sou compreendido quando. . .

11. Se pudesse recomeçar minha vida eu. . .

12. O que mais gosto em mim mesmo é. . .

13. Eu poderia ser. . .

14. Se fosse um náufrago agarrado a um tronco, pensaria. . .

15. Se soubesse que não mais que cinco anos de vida me restassem, eu. . .

16. Sempre sinto insegurança quando. . .

17. O que não gosto em mim mesmo é. . .

18. Uma pessoa que marcou-me bastante foi. . .

19. Salvação para mim significa. . .

20. Minha vida seria uma loucura se. . .

21. A maior força de um grupo está. . .

22. Jesus para mim é....

23. Nem sempre a solidão. . .

24. Entre família, amigos, dinheiro e igreja, eu. . .

25. Entre prestígio, segurança e competência, eu. . .

26. Quando ocorre um conflito no grupo prefiro. . .

27. Amigo para mim é. . .

28. Meu personagem bíblico preferido é...

PR. OSSIONIO FERRAZ DE OLVEIRA

Colaborador: Pr. Ossionio Ferraz de Oliveira