JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : O Drama das Cruzes



Drama das Cruzes - Pr. Jorge Mário de Oliveira



Narrador: Pedro terminara seus cursos, e após tantos anos de estudos, livros, professores, tarefas. Lá estava radiante pronto para trabalhar. Ele que tanto almejava por este dia, nem mesmo acreditava, a partir de hoje as coisa coisas vão mudar, pensava ele. Pedro só queria ter muita influência, conhecer pessoas ricas e poderosas, influentes nas decisões importantes, queria ter poder, ser reconhecido e honrado .



Ele sabia exatamente o que queria e mesmo as causas mais nobres não o fizeram desistir. Pois só assim seu nome seria honrado e reconhecido por muitas pessoas .



Consciência: Cuidado Pedro, a vida é cheia de dificuldades e perigos. Ao tomar suas decisões daqui para frente não esqueça o que você aprendeu aqui. Que o real sentido da vida é servir e não ser servido .



Ser poderoso tem um preço e deverás carregar a cruz de tua decisão.



______



Pedro: Cruz, cruz, isto é conversa de pastor. Além disso, o que tem demais desejar o poder, não a ele que todos almejam?



___________



Consciência: Você é livre para escolher teu caminho, mas não esqueça: De tua decisão dependerá sua felicidade.





Narrador: Pedro anda e detem-se ante a cruz dos fenícios.



_______________



Cruz dos fenícios: Olá rapaz. Esta é a cruz dos fenícios a cruz do comércio, do dinheiro. Veja quanta riqueza; talvez seja esta cruz que você deseja levar em sua vida. Muitos já a carregaram e desfrutaram tudo o que o dinheiro pode dar, honra, segurança, prazer. E hoje em dia, conta-se aos milhares os que vivem sob o peso esmagador desta cruz. Esta é talvez a cruz mas carregada de todas. Tome-a nos ombros e você terá tudo o que seu coração quiser.



_____



Pedro: Talvez pudesse até leva-la mas não é exatamente isto que eu quero. Eu quero poder e influência, a riqueza é apenas conseqüência destas coisas. Devo ir em frente e encontrar a cruz do poder.





Narrador: Apesar de tudo o que a cruz dos fenicios podia oferecer ele não aceitara, continua sua busca e detém-se enfrente a cruz dos babilônios)



Pedro: Que cruz é esta?



Cruz dos babilônios: Esta é a cruz dos babilônios, a cruz do prazer. Por terem feitio decisões em favor da vida fácil, muitos a tem carregado e desfrutado todos os prazeres que o mundo pode oferecer.



Especialmente os jovens como você, aceitam facilmente carregar esta cruz, eu quando tinha sua idade escolhi esta cruz , e apesar de todos os conselhos, de pais e amigos eu não me arrependo.



Carregue esta cruz e você também terá liberdade de fazer o que quiser, com quem quiser.



Chega de tanto se prender, tome-a e você será totalmente livre.



______



Pedro: Não é esta cruz que eu procuro. Busco o que todo homem almeja: A honra e o poder. Agora preciso continuar. Adeus.



(Anda e detém-se ante a cruz dos romanos)



________________



Cruz dos romanos: Aproxime-se esta é a cruz dos romanos , a cruz do poder. Com ela muitos homens conseguiram o que mais desejavam, o poder. Júlio César a carregou e mudou a história, influenciando o mundo no seu tempo, a história, influenciando o mundo no seu tempo, foi honrado e aclamado por todos e até hoje o seu busto se acha esculpido na pedra, para memória das gerações.



Ele e muitos outros tomaram a mesma decisão que você tomou Pedro, e vou lhe dizer que, apesar desta cruz ser pesada ela é compensadora também. Não tenhas receio de carrega-la, valerá a pena ser poderoso neste mundo, quem não admira uma pessoa poderosa? Vamos Pedro, tome-a nos ombros carregue-a e terás muito poder.



______



Pedro: Neste mundo carregar esta cruz, lutando para resistir-me ao peso, vislumbrando sempre o que o poder pode dar-me. Rejeito as coisas fracas e humildes deste mundo e levando-a farei disto o motivo maior da minha vida.





(Toma a cruz nos ombros e caminha. Ao passar pela Cruz de Cristo)



Cruz de Cristo: Pedro, onde vais carregando esta cruz?



Pedro: Vou em busca do poder e da honra! Que cruz é esta?



Cruz de Cristo: Esta é a Cruz de Cristo, a cruz da entrega e da renúncia. É o símbolo do amor de Deus por nós. Foi para morrer sobre ela que um poderoso ser renunciou seu trono e veio a este mundo.



Porquê você está carregando esta cruz?





Pedro: Decidi ter muito poder, mas para tê-lo preciso carregar esta cruz.



Cruz de Cristo: O poder que o mundo oferece é falso e passageiro, jamais poderás alcançar a verdadeira felicidade buscando honra e poder neste mundo. O mundo passa, bem como a sua concupiscência, vivendo para defender tal pavilhão, tua derrota será amarga e cruel no final.



Reconsidere tua decisão, e se queres verdadeiro poder, torna-te humilde e em humildade busca a Deus de todo o coração e ele te dará grande recompensa.



Lança fora esta cruz aí. Toma esta que por longos anos tenho carregado, aceite a Cristo em tua vida, dedica o melhor de tuas forças em contar aos outros a sublime mensagem desta rude cruz.



O que esta cruz aí poderá de dar ? 70 anos de lutas, sofrimentos e a morte no final ?



Aceitando a cruz de Cristo, porém receberás poder para suportá-la, e apesar dos sofrimentos ela será motivo de regozijo e felicidade em tua vida e se fores fiel até a morte receberás a coroa da vida, vida eterna com Deus





Pedro: Ouvi falar tanto desta cruz. Conheço muito bem sua história, mas. como é difícil aceitá-la tendo tantos planos para o futuro! por tantos anos tenho acariciado o desejo de ser alguém, ter poder, bastante poder que não me é possível jogar tudo prá cima logo agora.



Além do mais o que iriam dizer os meus amigos? Acho que nunca seria alguém carregando esta cruz aí. Não a posso aceitar, talvez mais tarde quando for mais velho, ainda sou moço. Tenho certeza que encontrarás alguém para continuar levando esta cruz.





(afasta-se - Música)



Simone: Quanta riqueza, quanta ciência, o mundo é uma fonte de conhecimento e poder.



Agora que terminei esta pequena etapa de crescimento rumo aos anais da história de grandes sábios, anseio galgar as maiores alturas, ambiciono as muitas letras, as ciências físicas e biológicas, a astronomia.



Quero aproveitar toda oportunidade para aprender, pesquisar, quem sabe não serei eu a descobrir a verdadeira origem do homem, ajudando assim a completar a grandiosa obra de Darwin, Huxlei e tantos outros.



Desejo conhecer medidas, forças, leis, saber qual a dimensão dos astros, penetrar profundamente nos mistérios da natureza, enfim quero seguir as pegadas de tantos que antes de mim vieram e mudaram a humanidade.



(cala-se com os olhos brilhantes, gesticulando como se tivesse um grande plano a executar)



Consciência: Simone, o que você ambiciona é bom, mas tome cuidado, não esqueças o que aprendeste na igreja, que a origem de todo conhecimento e saber é o próprio Deus e que devemos viver para honrar nosso Deus.





Simone: Ora, Criador, que provas tenho de Deus, Não será Deus uma mera essência a permear a natureza? Ou não será o mundo o resultado de uma grande explosão cósmica ?



Espero, talvez, no futuro responder a grandes perguntas como esta e outras muitas.



Consciência: Bem você é um ser livre para escolher o caminho a seguir, mas não esqueça que ao tomares esta decisão, também terás que carregar a sua cruz.



Simone: Se esta cruz me ajudar a aumentar a minha ciência, de bom grado a levarei.





Narrador: Agora Simone, estava decida a usar de toda sua inteligência para fazer a melhor escolha, começa a andar e detêm-se ante a cruz dos fenícios)



Cruz dos fenícios: Olá jovem, esta é a cruz dos fenícios, a cruz do comércio, do lucro, das bolsas de valores, está nas costas de milhares de homens inteligentes, que decidem a vida de milhares de homens trabalhadores.



Vamos coloque-a nos ombros e não te arrependerás.



Simone: Não, Não é você quem eu procuro, procuro a cruz da ciência, além do mais um homem sábio nunca dá importância ao lucro. Saber e mais saber este é o alvo. Até logo.





Narrador: dirige-se à cruz dos babilônios.



Simone: É você a cruz que posta aos ombros elevar-me-à até as alturas do conhecimento e ampliará meus horizontes culturais ?



Cruz dos babilônios: Mais ou menos. Esta é a cruz dos babilônios e oferece prazer e delícias à todos os que a carregam.



Na história humana muitos já a tomaram nos ombros, reis, rainhas, governantes, sábios, religiosos, jovens e velhos, e vivem intensamente. Não quer você também carregá-la ?



Simone: Não sei .. O que procuro é ciência, procuro uma cruz que no passado homens sábios carregaram, uma cruz que me iguale aos grandes cientistas, escritores, poetas e inventores. Uma cruz que irei carregar e me fará desvendar os grandes mistérios da natureza. Tenho que continuar.





Narrador: Depara-se com a cruz de Cristo.



Simone: Que cruz estranha, não creio que uma cruz tão grosseira seja a cruz da ciência e do saber.



Que cruz é esta ?



Cruz de Cristo: Esta é a cruz de Cristo, a cruz da entrega, apesar de parecer grosseira como dizes, encerra o mais profundo mistério, incapaz de ser desvendado completamente. É o símbolo do resgate efetuado por Deus em favor da raça humana.



Eu a tenho carregado desde os tenros anos de minha juventude.



Logo que pude compreender ajudei ao homem que a carregou, tomando-a nos meus ombros percorri todo o caminho de minha existência, os anos se passaram mas no afã de realizar o melhor pelo mestre Jesus, compreendi que minha escolha foi a melhor.



Esta cruz representa um grande sacrifício realizado por ti também e em resposta ao profundo amor demonstrado por ti, eu lhe peço, toma-a nos teus ombros, deixe-a esmaga-la e enobrece-la.



Tomar a cruz de Cristo é a maior de todas as ciências, desvendar o mistério da redenção, é o maior estudo que podes fazer, o melhor em favor de tua inteligência.



Entrega-te a Cristo, e isto será apenas o começo de um caminho de sabedoria e conhecimento. Ouça o que dizem as escrituras ecles. 2:16 e 12:13



"Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo nos dias futuros total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!"





"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os teus mandamento; porque este é o dever de todo homem."



Simone: Ora meu nobre senhor, o que falas é nobre mas carece de fundamentos. A Ciência de hoje considera tão somente a Bíblia como um livro de contos sem autoridade, como poderia eu almejando o que sonho, lançar fora meus mais caros desejos e objetivos para, seguindo a este Jesus, me tornar obscura e ridicularizada.



Trocaria eu as muitas oportunidades que me oferece o mundo para sair carregando e a todos falando da história desta rude cruz ? De forma alguma. Adeus meu bom velho, algo muito maior me espera.



Narrador: Anda e detém-se ante a cruz dos gregos, a cruz dos grandes filosofos.



Simone: Que cruz interessante, seu formato é inspirador, suas linhas são quase perfeitas. Que cruz é esta ?



Cruz dos gregos: Esta é a cruz dos gregos, a cruz do saber, muitos no decorrer da história carregaram-na, homens de saber como Aristóteles, Platão, Newton e tantos outros.



Com ela em sua vida você esquecerá as tolas teorias e te tornarás uma sábia conhecida.



Anima-te sob o pavilhão da ciência, carrega a sua cruz e terás um tesouro de conhecimentos e muitas honras, além da alegria de ser consultado por todos. Teu galardão será supremo nesta terra e depois quando morreres, ainda teu nome figurará em livros e tuas palavras consultadas.



Simone: Que maravilha! Fico maravilhado diante de tantas perspectivas. Tudo isto me fascina. Devo levá-la, não importa o seu peso ou o sacrifício que deverei fazer.



Rejeito qualquer idéia ou teoria que não possa ser provada levando-a aceito a ciência como guia de meu viver.





(Afasta-se levando a cruz enquanto ouve-se um fundo musical)



Camila: Até que enfim completei meus 18 anos ! Sou dona do meu próprio nariz. Agora a vida toma outro sentido, mas. eu tenho que deixar estas preocupações de lado, tenho que curtir a vida. Chega de ouvir papai e mamãe dizendo o que tenho que fazer, afinal eu sou bem grandinha e sei o que quero, pois eu vou aproveitar a vida, me divertir pra valer, quero curtir a vida lá fora.



Consciência: Cuidado Jovem o mundo é cheio de perigos e você precisa te responsabilidades.



Camila: Essa vozinha chata de novo. Será que nunca vou parar de ouvir esta tal de consciência ?



Chega de responsabilidades, todo esse tempo estou ouvindo falar de dever, honestidade, trabalho. Eu preciso me divertir também, horas !



Consciência: Você ouviu muitas vezes aquele verso bíblico que diz: "O Diabo nosso adversário anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar".



Só está seguro quem está ao lado de Deus.



Camila: Claro, eu sei disto, mas quero me divertir só um pouquinho sou nova ainda, além do mais não tem tanto perigo assim.



Consciência: Está bem Camila você é livre para decidir qual caminho seguir, mas lembre-se que ao tomar sua decisão deveras carregar a cruz desta decisão





Narrador: Fernanda não estava disposta a perder seu precioso tempo com aquela incomoda voz, segue em frente detendo-se ante a cruz dos fenícios)



Camila: Será esta cruz que a Dona Consciência me falou ? que cruz é esta ?



Cruz dos fenícios: Esta é a cruz dos fenícios, a cruz do comércio do dinheiro das grandes realizações e do poder total. Sempre quem a carregou esteve rodeado de luxo e riquezas. Ela é a cruz dos homens ambiciosos, a cruz daqueles que buscam a riqueza acima de tudo.



O povo fenício a carregou muito, eram comerciantes, homens de negócios e muito ricos, e hoje todo o mundo gira em torno desta cruz.



Vamos tome-a nos ombros suporte o seu peso e você não se arrependerá.



Camila: Sei lá, é bonita mas parece muito pesada, além do mais ter que "guentar" esse mundo de vender e comprar, investir nisso ou naquilo, deve ser a coisa mais chata do mundo.



Procuro algo melhor, algo que me dê riqueza e prazer sem fazer tanta força, assim procuro o prazer, a liberdade de ser eu mesma.



Já vou indo. foi um prazer tchau.



Narrador: Realmente Fernanda simplesmente buscando aproiveitar o máximo de sua juventude e por isso não pode aceitar aquela pesada cruz, e agora dirigindo-se a cruz dos babilônios.



Camila: Que cruz engraçada, bem colorida, parece divertida.



Cruz dos babilônios: Você gostou? Todos os jovens gostam dessa cruz, de todas é a mais leve, é a que mais prazer traz, é a cruz dos babilônios. A cruz do prazer. Para carrega-la é bem fácil, basta você querer se divertir e gozar a vida pra valer, sem se importar com leis ou regras e sempre você vai Ter ao teu redor muitos amigos e muitos rapazes também. Você sempre será procurada por todos especialmente nos sábados à noite e nos dias de festas. Se você quiser não irá se arrepender. Basta esquecer tudo o que aprendeu na igreja, usar novas roupas, fazer novos amigos e mudar um pouquinho seus hábitos e então você irá encontrar o que buscas.



Camila: Jóia ! gostei mesmo, era isto que eu estava buscando. Eu aceito carregar esta cruz.



(Toma a cruz e caminha passando pela cruz de Cristo)



Cruz de Cristo: Olá garota, ajude-me



Camila: Olá ! Credo que cruz estranha é esta ?



Cruz de Cristo: Esta é a cruz de Cristo, a Cruz da entrega e da renuncia.



Apesar de parecer estranha ela representa muito e esta no coração de milhares de pessoas no mundo todo.



Camila: Claro que sei, meus pais a carregam. O que o senhor quer ?



Cruz de Cristo: quero que você reconsidere a decisão que tomou de buscar os prazeres deste mundo. Você é jovem e deve zelar pelo que recebeu de Deus, sua saúde, seu tempo, sua vida. Se você insistir em seguir este caminho, levando a cruz do prazer, você perderá tudo isso e também a vida eterna.



O mundo não pode oferecer nada a não ser ruína e destruição. Pense o que será de você levando uma vida sem regras e sem princípios, muitos já tomaram esta decisão e os males que sofreram e causaram só serão conhecidos na eternidade.



Volta atrás, lança longe de ti esta degradante cruz e toma nos ombros a Cruz de Cristo, vivendo por Ele e por Sua causa. Valoriza tua vida gastando-a e perdendo-a nesta santa luta pelo reino de Deus.



E mais tarde quando Ele vier, você desfrutará o prazer supremo de viver eternamente em uma terra restaurada e perfeita em companhia daquele que nos salvou.



Camila: O que você diz é muito bonito. Já pensei algumas vezes em Cristo, mas eu não sinto estas coisas que você falou.



Cruz de Cristo: Nem tudo depende de sentir ou não sentir., muitas vezes temos que decidir com o coração.



Camila: É talvez seja verdade, mas eu vou teria muito que fazer, muito que deixar. meu rock, meu surf, a turma e depois agente precisa fazer tudo certo se não nem adianta começar. É isso mesmo, depois eu sou muito nova pra viver na igreja, tenho que conhecer o mundão, ganhar dinheiro e me divertir. Não posso carregar esta cruz aí, é muito pesada, exige muito esforço, muito mesmo. Tchau !





(Afasta-se carregando a cruz - Mensagem Musical)



(Entra Silmar com um amigo)



Silmar: Estou indo para New York esta noite.



Amigo: É, fiquei sabendo que você vai trabalhar em um banco internacional.



Silmar: É verdade, foi uma sorte muito grande mas eu consegui, agora é só caprichar e chegar lá em cima.



Amigo: Valeu, te desejo todo sucesso do mundo.



(Despedem-se)



Silmar: Acho que vou sentir saudades daqui, mas por outro lado. é muito bom poder cuidar da própria vida, quando chegar nos Estados Unidos quero trabalhar para Ter o meu próprio apartamento, meu carro, amigos diferentes. enfim mudar um pouco a vida.



Enquanto estive aqui não ganhei nem um tostão, só gastei. Até fico sem graça quando vejo meus amigos lá de fora, todos com carro, muito dinheiro para gastar. Fico imaginando o dia que terei muito dinheiro, muitos bens.



Hoje em dia quem não tem muito dinheiro não é reconhecido e nem respeitado, além disso com bastante dinheiro, poderei Ter todas as coisas que sempre quis.



Consciência: Cuidado rapaz, lembre-se o que disse o Mestre Jesus, "Buscai pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas". Nossos bens são nos dados para honrar a Deus.



Silmar: Já ouvi muitas vezes este verso, mas eu também acho que se ficar-mos de braços cruzados não vai cair dinheiro do Céu. Tenho que ir a Luta em busca de Riquezas.



Consciência: Ninguém pode servir a dois senhores, por que ou há de aborrecer a um, e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.



Silmar: Eu não sei se esta história de dois senhores é verdadeira, porque poderá ser tão difícil ser rico e continuar a reconhecer a Deus em minha vida ?



Não acho que as coisas são bem assim. Posso Ter muito dinheiro e continuar sendo o mesmo.



Consciência: Os caminhos desta vida são cheios de perigos, você deverá escolher a qual senhor servir e ao fazer esta decisão deverás aceitar também a cruz que ela lhe imporá.



Silmar: Não vejo as coisas bem assim mas. deixa pra lá, muito trabalho me espera, devo ir em frente.



(Caminha até a cruz dos fenícios).



Cruz dos fenícios: Olá rapaz, prazer em vê-lo, sei que você procura as riquezas deste mundo, por isso deixe-me mostra-lo a cruz do fenícios, a cruz das riquezas, do comércio, e do lucro.



Todos os homens que aceitaram levá-la, apesar de seu peso, conseguiram tudo o que queriam. E você também poderá levá-la, basta decidir viver sua vida toda, todos os minutos, horas, pensando como ganhar mais e deixar que seu amor pelas riquezas sempre aumente cada vez mais.



Isso é muito fácil. É verdade que algumas coisas que você aprendeu na faculdade terá que esquecer, mas isso é bem pouco em vista do que você terá.



Vamos tome-a nos ombros! O mundo é dos espertos !



Silmar: Não sei bem certo, se é realmente isso que quero. Às vezes me vem a mente alguns versos bíblicos que aprendi e me pesa a consciência.



Cruz dos fenícios: Ora, esse negócio de consciência, não deve existir pra quem almeja as riquezas, como é que você poderá ganhar dinheiro se sua consciência o acusa ?



Esqueça isto. Leve esta cruz é o que você queria não é?



Silmar: Acho que você está certo, a barreira que separa o certo do errado é muito pequena e acho que a maioria das pessoas está no errado sem que sua consciência o acuse. Preciso ir em frente se quero o que sempre desejei.



Eu aceito levá-la, tornando a riqueza a principal razão do meu viver.



Narrador: Emerson toma a cruz e caminha, passando pela cruz de Cristo:



Cruz de Cristo: Rapaz, espere um momento. Onde você vai levando esta cruz ?



Silmar: Tenho que carrega-la apesar do peso, pois vou em busca das riquezas.



Cruz de Cristo: Espere um momento. Pense um pouco na tua decisão. Esta é a cruz de Cristo, a cruz da entrega, é a cruz daqueles que rejeitam o mundo vivendo inteiramente para o seu salvador.



Silmar: Conheço bem esta Cruz. Por muitos anos tenho ouvido falar nela. A cruz da humildade. Mas acho difícil levar estas duas cruzes. Tenho que escolher apenas uma.



Cruz de Cristo: Pensa melhor. Esta cruz que levas aos ombros poderá ser a tua ruína. Deus não aceita um coração dividido.



Volta atrás em tua decisão, toma esta cruz, a cruz de Cristo, e continues o que comecei a muito tempo atrás.



Você é jovem, poderás fazer muito pelo mestre Jesus leve esta cruz por onde fores, nas empresas, nas reuniões de negócios, em teu escritório, em tua sala de aulas, em teu lar, com teus amigos e estarás verdadeiramente escolhendo a maior riqueza de todas.



Esqueça o ouro que o mundo pode dar , porque os ladrões roubam e traça corrói, busca o ouro que esta reservado no céu e que será eternamente teu.



A riqueza deste mundo não poderá trazer-te liberdade.



A Bíblia te aconselha no evangelho de S. Mateus (19:20,21)



"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;



Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.



Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração".





Não renegueis a Cruz de Cristo neste momento importante da tua vida. Reconhece-o como teu Senhor e decide viver somente para servi-lo.



Silmar: Tenho pensado um pouco sobre isto tudo. Mas acredito que já fui longe em minha decisão e não posso voltar atrás, não nasci pra esta vida de pobreza e abnegação.



Me fascina o brilho do ouro e não quero troca-lo por um punhado de promessas e esperanças.



Devo seguir meu destino, em busca das riquezas por isso não posso carregar esta pobre cruz. Teria que abandonar muita coisa que me são caros, para simplesmente carregá-la.



Adeus meu amigo, devo seguir meu caminho.



(Afasta-se levando a cruz dos fenícios.)





Narrador: Após o ultimo jovem o porta voz da Cruz de Cristo encontra-se sozinho, cabisbaixo e muito triste.





(Houve-se uma música)



Cruz de Cristo: Tenho que continuar levando estacruz.. Todos os jovens a rejeitaram, nenhum deles a considerou digna de ser carregada.



Todos tem planos, objetivos, mas parece que a Cruz de Cristo está fora destes planos.



Continuarei levando esta cruz que escolhi. Não a levarei para ser visto pelos homens, pois é o símbolo da vergonha de meus pecados e transgressões. Terei que leva-la humildemente, por ser ela o único meio de salvação..





(Solo: Além do Rio)



Devo partir, não poderei me demorar mais, muitos precisam conhecer a singela história desta cruz.



Meu dever é seguir.



(Experimenta andar)



Oh! Está tão pesada ! me esmagará. Ninguém para me ajudar e tantos para criticar.





(Dá alguns passos e cai de joelhos, enquanto se ouve o fundo musical)



Consciência: Não te disse eu que havereis de sofrer dificuldades ? passamos por muitas tribulações e com sofrimento entrarás no reino da alegria ?



Sim, ele ainda te chama para lutar, para lutar e não descansa este é o caminho por onde andou o Mestre. Sem duvida não te julgues melhor do que ele. Se o mestre sofreu, seus discípulos hão de sofrer também. Não podes ficar com ele ainda que por uma hora ?



O tempo é curto e o amor de Cristo vale o sofrimento. Esta é a tua hora, pede-lhe forças e segue levando esta cruz.



Cruz de Cristo: Estou muito cansado mas devo seguir..



Preciso continuar levando esta cruz por amor de Cristo .



(Pequena pausa)





Cruz de Cristo: Meus amigos, levemos a Cruz de Cristo e sigamos ao mestre.



Ele nos ordena e nós devemos segui-lo, Ele nos chama e nós devemos responder:



"Senhor meu Deus, eis-me aqui."Ao chamar-nos a suportar a cruz, nos oferece ao mesmo tempo uma gloriosa recompensa, porque na Cruz esta a salvação para a alma, nem esperança de felicidade e vida eterna, senão na Cruz de Cristo.



Tomai a vossa cruz e segui ao mestre, e receberá depois da cruz a coroa.





********************************



A Cruz de Cristo deve ser em tamanho grande e rústica;



A Cruz dos Gregos deve Ter +- um metro de altura e ser de ripas de 8 cm, encapada com papel prateado;



A Cruz dos Romanos Ter +- um metro de altura e ser de ripas de 8 cm, encapada com papel laminado vermelho;



A Cruz dos Fenicios deve Ter +- um metro de altura e ser de ripas de 8 cm, encapada com papel dourado;



A Cruz dos Babilonios deve Ter +- um metro de altura e ser de ripas de 8 cm, encapada com papel laminado de várias cores.




Colaborador: Pr. Jorge Mário de Oliveira